Projeto de Lei aprovado no Senado dá isenção de IOF para pessoas com deficiência

O Senado Federal, por meio da Comissão de Direitos Humanos, aprovou na última quinta, 25, o projeto de lei nº 1247/2019, que isenta de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o financiamento de veículo nacional de uso próprio adquirido por pessoa com deficiência ou por seu representante legal.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De autoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), a lei prevê a isenção do IPI para pessoas com qualquer tipo de deficiência. Na legislação atual, a isenção é concedida somente para pessoas com deficiência física.

O IOF também é cobrado em operações de crédito, câmbio, seguro, relativos à títulos ou valores mobiliários.

Segundo o relatório aprovado, as exigências para a concessão da isenção do IOF serão as mesmas previstas para a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre o mesmo bem, listadas na Lei 8.989/95.

Leia também“Comecei lavando louça, agora sou auxiliar de cozinha no restaurante”: projeto abre portas para mercado de trabalho

Projeto de lei aprovado no Congresso dá isenção de IOF para financiamento de veículo à pessoas com deficiência
Projeto de lei aprovado no Congresso dá isenção de IOF para financiamento de veículo à pessoas com deficiência. Foto: Reprodução / Smartia

“Essa proposta traz isonomia e pretende estender as condições atribuídas à legislação do IPI à do IOF, permitindo que não só a pessoa com deficiência física, mas que qualquer pessoa com deficiência possa gozar da isenção do IOF”, afirmou a senadora.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Seguindo o rito de tramitação no Congresso, o projeto de lei foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos, cujo relator foi o senador Romário (Podemos-RJ). Agora, segue para análise na Comissão de Assuntos Econômicos, e por fim, será votada em plenário.

Leia tambémBares e restaurantes brasileiros começam a abrir espaço para a gastronomia sustentável

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Blog Mara Gabrilli
Foto destacada: Reprodução / Senado Federal

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

987,752FãsCurtir
1,764,126SeguidoresSeguir
8,645SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem cria escola de lona para alunos carentes em Tocantins e internautas criam vaquinha

Com alguns tecidos, plásticos e madeiras que encontra no lixão, jovem construiu a sua escolinha de reforço. Mas quando chove, ele perde tudo.

Pitbull resgatado de “rinha” não para de sorrir no novo lar

Publicamos no final do ano passado o resgate de 33 pitbulls de uma “rinha” em Itu (SP). O estado dos cães era muito triste. Hoje,...

Menino vende desenhos no portão de casa para ajudar a família e comprar telas

Kayque coloca seus desenhos à venda no portão de casa por R$1,50 para conseguir dinheiro para as telas e para ajudar a família.

Cadeirante que faz entregas em SP sonha ter cadeira motorizada e internautas criam vaquinha

Conheçam o Luciano Oliveira, 44 anos, cadeirante que ficou conhecido por trabalhar como entregador de comida por aplicativo.

Ortobom doa 500 colchões para vítimas de chuva em Raposos (MG)

A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a mais afetada pelas fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nas últimas semanas. Um exemplo é...

Instagram