“Pet Terapia” ajuda universitários a minimizar estresse e ansiedade

Carinhosos, fiéis e amorosos: companheiros de quatro patas vêm sendo usados também para reduzir níveis de estresse e ansiedade entre alunos universitários, afinal, relacionado a diversos fatores, como o ingresso à fase adulta ou assumir novas responsabilidades, o estresse pode ser um obstáculo para o aprendizado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Encontrar o equilíbrio entre estudo, família, amigos e trabalho externo é, muitas vezes, um processo desafiador para os acadêmicos, por isso, como universidade, temos a responsabilidade de buscar alternativas para essa questões”, afirma Ana Lucia Lacerda Michelotto, psicopedagoga da Pontifícia Universidade do Paraná (PUCPR).

[Esdras começou a cuidar de animais abandonados aos 14 anos. Hoje, ele mantém um abrigo, mas o espaço é alugado. O jovem protetor precisa comprar um terreno para construir um abrigo próprio. Esdras vai poder acolher mais animais vítimas de maus-tratos com a qualidade de vida que eles merecem! Saiba como ajudá-lo aqui.]

A implementação do “Programa de Cães Terapeutas” já tem apresentado resultados: além de reduzir estresse, frequência cardíaca, pressão arterial e colesterol, contato com os animais também é um forte aliado no combate à depressão e ao isolamento social, favorecendo, assim, a aproximação entre a comunidade estudantil.

Pet Terapia universitários minimizar estresse ansiedade

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A presença de um cão em um ambiente educacional melhora a concentração, atenção, motivação e relaxamento, refletindo na diminuição dos níveis de estresse que inibem a aprendizagem e o desempenho efetivo. Além disso, a presença do cão cria uma atmosfera social agradável, componente essencial para um bom funcionamento executivo e de relacionamento dentro do ambiente acadêmico,” explica Ana Lucia.

Leia também: Garoto autista começa a conversar após fazer terapia com cães

Todas as atividades com o cão terapeuta resultam de uma parceria com o “Projeto Amigo Bicho” e acontecem de modo voluntário. As duplas de cães e acompanhantes são previamente selecionadas e treinadas para visitas em instituições. Na PUCPR, os voluntários são acompanhados por estagiários dos cursos de Psicologia e Medicina Veterinária.

Cotidiano

As ações serão realizadas durante todo semestre letivo. Durante um dia da semana, os cães estarão à disposição para interação com os estudantes. Na primeira semana de aula e durante semanas de provas, as atividades serão divididas em duas equipes e separadas por Escola.

Pet Terapia universitários minimizar estresse ansiedade

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Estudantes dos cursos de Medicina Veterinária, Psicologia e de outros cursos que tenham interesse em participar como voluntários serão preparados para avaliação, treinamento e acompanhamento das equipes.

Leia também: Senado aprova regulamentação da terapia com cavalos como método de reabilitação

A preocupação com a saúde psíquica dos estudantes da PUCPR faz parte do escopo do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP), que promove ações para a educação inclusiva além de oferecer suporte de aprendizagem.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos: Divulgação/PUCPR

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,274,824SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Já imaginou tricotar o sapatinho do seu bebê? Foi o que esses pais fizeram e surpreenderam as mamães

Um dos temas mais discutidos atualmente é o papel ativo da figura paterna na criação dos filhos, compartilhando momentos e responsabilidades que antes eram...

Menino cria acessório que protege as orelhas e alivia a dor física dos profissionais de saúde

Um menino canadense está contribuindo ativamente na luta contra o Covid-19 ajudando os profissionais de saúde do hospital em sua cidade. Quinn Callander descobriu que...

Pizzaria premia entregador com moto nova e câmeras de segurança flagram reação emocionante [VÍDEO]

Eles fazem um trabalho importantíssimo nessa pandemia, rodando as cidades para levar comida às casas, hospitais, estabelecimentos... Por isso, uma pizzaria de Itaquaquecetuba (SP) resolveu...

Médica faz campanha para arrecadar aquecedores e cobertas para crianças de hospital em Londrina

A doutora Marcelle Peripolli, residente na área de pediatria do Hospital Universitário Regional do Paraná, em Londrina, iniciou uma linda campanha na internet para...

Tisbe de Souza conquista bronze na natação: “Lembrei das vezes que pensei em desistir”

Subir ao pódio fez a curitibana Tisbe de Souza relembrar dos momentos de dificuldade em que pensou em desistir de competir: “Lembrei das muitas vezes em que pensei em desistir e de todo apoio que recebi".

Instagram

“Pet Terapia” ajuda universitários a minimizar estresse e ansiedade 3