“Pet Terapia” ajuda universitários a minimizar estresse e ansiedade

Clique e ouça:

Carinhosos, fiéis e amorosos: companheiros de quatro patas vêm sendo usados também para reduzir níveis de estresse e ansiedade entre alunos universitários, afinal, relacionado a diversos fatores, como o ingresso à fase adulta ou assumir novas responsabilidades, o estresse pode ser um obstáculo para o aprendizado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Encontrar o equilíbrio entre estudo, família, amigos e trabalho externo é, muitas vezes, um processo desafiador para os acadêmicos, por isso, como universidade, temos a responsabilidade de buscar alternativas para essa questões”, afirma Ana Lucia Lacerda Michelotto, psicopedagoga da Pontifícia Universidade do Paraná (PUCPR).

[Esdras começou a cuidar de animais abandonados aos 14 anos. Hoje, ele mantém um abrigo, mas o espaço é alugado. O jovem protetor precisa comprar um terreno para construir um abrigo próprio. Esdras vai poder acolher mais animais vítimas de maus-tratos com a qualidade de vida que eles merecem! Saiba como ajudá-lo aqui.]

A implementação do “Programa de Cães Terapeutas” já tem apresentado resultados: além de reduzir estresse, frequência cardíaca, pressão arterial e colesterol, contato com os animais também é um forte aliado no combate à depressão e ao isolamento social, favorecendo, assim, a aproximação entre a comunidade estudantil.

Pet Terapia universitários minimizar estresse ansiedade

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A presença de um cão em um ambiente educacional melhora a concentração, atenção, motivação e relaxamento, refletindo na diminuição dos níveis de estresse que inibem a aprendizagem e o desempenho efetivo. Além disso, a presença do cão cria uma atmosfera social agradável, componente essencial para um bom funcionamento executivo e de relacionamento dentro do ambiente acadêmico,” explica Ana Lucia.

Leia também: Garoto autista começa a conversar após fazer terapia com cães

Todas as atividades com o cão terapeuta resultam de uma parceria com o “Projeto Amigo Bicho” e acontecem de modo voluntário. As duplas de cães e acompanhantes são previamente selecionadas e treinadas para visitas em instituições. Na PUCPR, os voluntários são acompanhados por estagiários dos cursos de Psicologia e Medicina Veterinária.

Cotidiano

As ações serão realizadas durante todo semestre letivo. Durante um dia da semana, os cães estarão à disposição para interação com os estudantes. Na primeira semana de aula e durante semanas de provas, as atividades serão divididas em duas equipes e separadas por Escola.

Pet Terapia universitários minimizar estresse ansiedade

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Estudantes dos cursos de Medicina Veterinária, Psicologia e de outros cursos que tenham interesse em participar como voluntários serão preparados para avaliação, treinamento e acompanhamento das equipes.

Leia também: Senado aprova regulamentação da terapia com cavalos como método de reabilitação

A preocupação com a saúde psíquica dos estudantes da PUCPR faz parte do escopo do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP), que promove ações para a educação inclusiva além de oferecer suporte de aprendizagem.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos: Divulgação/PUCPR

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,092,486FãsCurtir
2,667,217SeguidoresSeguir
22,312SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menino resgatado desnutrido da Nigéria e adotado em 2016, hoje tem vida cheia de amor

Muita gente se comoveu com a história do Hope, um garotinho que foi abandonado pelos pais, na Nigéria, pois pensavam que ele era bruxo....

Jovem de SC faz live de jogos para ajudar a família e recebe doação anônima de R$ 900 mil ao vivo

Leonardo Kuhn faz lives há 1 ano na plataforma Twitch, jogando na internet com a finalidade de arrecadar dinheiro para o tratamento do irmão...

Pequena índia esbanja fofura ao mostrar com orgulho a cultura do seu povo (MS)

Joelaine da Silva Cotócio, de 3 anos, é dona de uma simpatia maior que ela. A pequena índia mostra pra todo mundo, como tem...

Menino de 11 anos doa 22 mil fraldas para mães solteiras usando dinheiro da sua barraca de limonada

Cartier Carey, de 11 anos, recentemente deu um super exemplo pra todos nós. Ele usou todo o dinheiro da sua barraquinha de limonada para...

Professor vai todos os dias até lan house para dar suas aulas online para seus alunos

A gente tem visto como os professores têm passado alguns perrengues nessa pandemia para não deixar os alunos sem estudo. Recentemente, uma imagem de...

Instagram

“Pet Terapia” ajuda universitários a minimizar estresse e ansiedade 2