Piauiense é a primeira enfermeira trans a possuir o nome social na carteira profissional

Daniele Ribeiro de Araújo, de 29 anos, nasceu em Guadalupe, a 345 km de Teresina, no Piauí. Formada em enfermagem e com pós-graduação em obstetrícia, ela decidiu lutar pelo direito de ter seu nome social reconhecido profissionalmente. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), ela foi a primeira enfermeira trans a conquistar esse direito no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas sua luta não é de hoje. Daniele é a segunda filha de quatro irmãos e de mãe solteira, e sofreu muito preconceito na sua cidade ao assumir ser transexual. Mas isso não a abalou. Ela mudou-se para Teresina, vendeu roupas para pagar a faculdade e se formou em enfermagem.

Em junho de 2006, Daniele entrou com o pedido no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) do Piauí, para registar o nome social na carteira profissional. Daniele esperou sete meses para ouvir um ‘não’.

No final de 2016, ela tentou de novo e seis meses depois, em junho de 2017, ela descobriu que era a primeira enfermeira transexual a conseguir o registro no país.

Foto: Divulgação/Coren-PI

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A conquista foi importante não somente pelo reconhecimento, mas também porque Daniele acredita que isso a ajudará a ganhar mais credibilidade para continuar lutando pelos seus direitos.

E tem mais notícias boas: Daniele acaba de passar no processo seletivo para ser professora presencial do Mediotec em Guadalupe, programa do governo federal. Ela vai lecionar no curso técnico de agente comunitário de saúde, pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Parabéns, Daniele!

Via

Foto de capa: Arquivo Pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,773,760SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Voluntários garantem a pacientes com doença terminal um último desejo antes de falecer

Voluntários da Fundação Ambulance Wish, uma instituição filantrópica sediada na Holanda, viajam o mundo concedendo os últimos desejos de milhares de pacientes com idade...

Ele acabou de descobrir que tem HIV e fez um canal para compartilhar sua vivência com o vírus

Depois que soube que era soropositivo, o ator Gabriel Comicholi teve a ideia de criar um canal no YouTube para contar, com bom humor e objetividade, como é viver com o vírus da Aids.

Empregada doméstica encontra R$ 1.050 no lixo e devolve para o dono. “Sou grata por poder ajudar”

Uma empregada doméstica encontrou meio que sem querer uma bolada de R$ 1.050 dentro de uma lixeira pública em Dois Irmãos, no leste gaúcho. Ela...

Casal de voluntários se casa em asilo no Paraná onde se conheceram e ajudam velhinhos

Parece clichê, mas é a mais pura verdade: é incrível como o amor se multiplica conforme o espalhamos por aí. Se você anda desacreditado...

Cantor Ed Sheeran surpreende casal em seu casamento e canta ao vivo primeira dança

Finalmente, o dia do seu casamento está chegando. Você já não cabe em você esperando pelo melhor dia da sua vida, mas a vida...

Instagram