Início SOCIEDADE Pessoa com Deficiência Piauiense é a primeira enfermeira trans a possuir o nome social na...

Piauiense é a primeira enfermeira trans a possuir o nome social na carteira profissional

Daniele Ribeiro de Araújo, de 29 anos, nasceu em Guadalupe, a 345 km de Teresina, no Piauí. Formada em enfermagem e com pós-graduação em obstetrícia, ela decidiu lutar pelo direito de ter seu nome social reconhecido profissionalmente. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), ela foi a primeira enfermeira trans a conquistar esse direito no Brasil.

Mas sua luta não é de hoje. Daniele é a segunda filha de quatro irmãos e de mãe solteira, e sofreu muito preconceito na sua cidade ao assumir ser transexual. Mas isso não a abalou. Ela mudou-se para Teresina, vendeu roupas para pagar a faculdade e se formou em enfermagem.

Em junho de 2006, Daniele entrou com o pedido no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) do Piauí, para registar o nome social na carteira profissional. Daniele esperou sete meses para ouvir um ‘não’.

No final de 2016, ela tentou de novo e seis meses depois, em junho de 2017, ela descobriu que era a primeira enfermeira transexual a conseguir o registro no país.

Piauiense é a primeira enfermeira trans a possuir o nome social na carteira profissional 1
Foto: Divulgação/Coren-PI

A conquista foi importante não somente pelo reconhecimento, mas também porque Daniele acredita que isso a ajudará a ganhar mais credibilidade para continuar lutando pelos seus direitos.

E tem mais notícias boas: Daniele acaba de passar no processo seletivo para ser professora presencial do Mediotec em Guadalupe, programa do governo federal. Ela vai lecionar no curso técnico de agente comunitário de saúde, pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Parabéns, Daniele!

Via

Foto de capa: Arquivo Pessoal

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

980,034FãsCurtir
1,667,836SeguidoresSeguir
8,168SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Médico faz desenhos em curativos de crianças após cirurgias

O cirurgião pediátrico Robert Parry sempre tira um momento após uma cirurgia para garantir que uma cicatriz não seja a única lembrança duradoura do...

Passarinho deficiente ganha sapatinhos ortopédicos para caminhar sem dor

Um passarinho com deficiência foi resgatado pela equipe da ONG norte-americana California Wildlife Center (CWC) enquanto perambulava com bastante dificuldade pelas ruas. O pequeno nasceu...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Quênia instala primeira usina solar que transforma água do oceano em potável

Atualmente, estima-se que 2,2 bilhões de pessoas (28% da população mundial) não possuem o devido acesso à água potável, o componente mais básico e...

Jovem mexicano cria torres que purificam o ar com a mesma eficiência de 360 árvores!

Um jovem mexicano desenvolveu uma torre autossustentável com microalgas capaz de filtrar o ar. A torre realiza o trabalho de 360 árvores. Carlos Monroy Sampieri,...

Instagram