Piauiense é a primeira enfermeira trans a possuir o nome social na carteira profissional

Daniele Ribeiro de Araújo, de 29 anos, nasceu em Guadalupe, a 345 km de Teresina, no Piauí. Formada em enfermagem e com pós-graduação em obstetrícia, ela decidiu lutar pelo direito de ter seu nome social reconhecido profissionalmente. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), ela foi a primeira enfermeira trans a conquistar esse direito no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas sua luta não é de hoje. Daniele é a segunda filha de quatro irmãos e de mãe solteira, e sofreu muito preconceito na sua cidade ao assumir ser transexual. Mas isso não a abalou. Ela mudou-se para Teresina, vendeu roupas para pagar a faculdade e se formou em enfermagem.

Em junho de 2006, Daniele entrou com o pedido no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) do Piauí, para registar o nome social na carteira profissional. Daniele esperou sete meses para ouvir um ‘não’.

No final de 2016, ela tentou de novo e seis meses depois, em junho de 2017, ela descobriu que era a primeira enfermeira transexual a conseguir o registro no país.

Foto: Divulgação/Coren-PI

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A conquista foi importante não somente pelo reconhecimento, mas também porque Daniele acredita que isso a ajudará a ganhar mais credibilidade para continuar lutando pelos seus direitos.

E tem mais notícias boas: Daniele acaba de passar no processo seletivo para ser professora presencial do Mediotec em Guadalupe, programa do governo federal. Ela vai lecionar no curso técnico de agente comunitário de saúde, pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Parabéns, Daniele!

Via

Foto de capa: Arquivo Pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,502,658SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos institui as Colheitas da Solidariedade

Produtos da horta orgânica do espaço educativo e cultural da Light no interior do estado do Rio de Janeiro serão doados para instituições locais

Elefanta de 70 anos que passou a vida presa como atração turística é finalmente livre

Gajraj, uma elefanta de 70 anos de idade é a primeira paciente do recém-inaugurado hospital de elefantes da ONG Wildlife SOS - o primeiro hospital...

Barbeiros emocionam ao raspar o cabelo para apoiar cliente que começará quimioterapia

Quando tudo parece desmoronar, são nos gestos de amor e de amizade que devemos nos amparar, como mostra esta história que vem emocionando tanta...

Islândia homenageia goleiro da Nigéria diagnosticado com leucemia

A seleção da Islândia postou no Twitter uma foto dos jogadores segurando uma camisa da seleção da Nigéria com o número 1 e o nome de Carl Ikeme.

Cachorra dá à luz oito filhotes em terminal de aeroporto dos EUA

A labradora Ellie entrou em trabalho de parto no Aeroporto Internacional de Tampa, na Flórida (EUA).

Instagram