Pílula anticoncepcional masculina atinge 99% de eficácia em primeiros testes com camundongos

Desde a descoberta e aprovação para uso da pílula anticoncepcional feminina, em 1960, a comunidade científica tem trabalhado para desenvolver seu equivalente masculino.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A boa notícia é que estamos mais próximos do que nunca dessa novidade revolucionária. Na última quarta-feira (23), uma equipe de cientistas anunciou a produção de uma pílula anticoncepcional masculina que demonstrou ser 99% eficaz em camundongos sem provocar efeitos colaterais.

Com isso, os testes em seres humanos devem começar até o final deste ano!

Pílula anticoncepcional masculina

A descoberta foi apresentada na American Chemical Society em sua tradicional reunião de primavera, onde os cientistas exaltaram o marco do contraceptivo como método adicional de controle de natalidade para os homens.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Vários estudos mostram que os homens estão interessados em compartilhar a responsabilidade contraceptiva com suas parceiras”, afirmou o doutor Abdullah Al Noman, graduado da Universidade de Minnesota (EUA) e encarregado de apresentar a pesquisa.

Até aqui, conforme ele explicou à AFP, apenas preservativos e a vasectomia (que é reversível, porém cara e nem sempre bem-sucedida) estão entre os métodos eficazes disponíveis para os homens.

No caso das mulheres, a pílula anticoncepcional usa hormônios para alterar o ciclo menstrual, algo que historicamente a ciência tem buscado replicar por meio do hormônio da testosterona.

Ao longo dos anos, descobriu-se que essa abordagem pode gerar muitos efeitos colaterais nos homens, como ganho de peso, depressão e o risco de doenças no coração.

A pílula feminina também gera efeitos colaterais, como aumento dos riscos de coagulação do sangue. No entanto, a possibilidade de engravidar na ausência de um método contraceptivo torna o cálculo do risco diferente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

preservativo masculino e feminino

Método que não faz uso de hormônios

Ciente desses efeitos, o doutor Abdullah Al Noman, que trabalha no laboratório da professora Gunda Georg, concentrou seus esforços em uma proteína chamada “receptor de ácido retinoico (RAR) alfa”.

Essa proteína desempenha um papel importante no crescimento celular, na formação de espermatozoides e no desenvolvimento embrionário. Para bloqueá-la e torná-la estéril, Noman e Georg contaram com a ajuda de um modelo computadorizado, identificando uma estrutura molecular ideal.

“Se soubermos como é o buraco da fechadura, podemos fazer uma chave melhor, é aí que entra o modelo computadorizado”, explicou Noman.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A estrutura recebeu o nome de “YCT529”, um composto químico projetado para atuar somente com o receptor RAR-alfa (ignorando os demais), a fim de evitar ao máximo possíveis efeitos colaterais.

Pílula anticoncepcional masculina atinge 99% de eficácia em primeiros testes com camundongos 3

Caminho até a comercialização

De acordo com o Dr. Abdullah, quando a pílula masculina foi administrada oralmente a camundongos por cerca de 4 semanas, o YCT529 reduziu drasticamente a contagem de espermatozoides do animal e foi 99% eficaz na prevenção da gravidez sem efeitos adversos observáveis.

Após a interrupção do medicamento, os mesmos camundongos recuperaram a fertilidade 4 a 6 semanas depois.

Essa pesquisa revolucionária foi possível graças ao financiamento dos Institutos Nacionais de Saúde e da Iniciativa de Contracepção Masculina, que trabalha com uma empresa chamada YourChoice Therapeutics para iniciar testes em humanos no terceiro ou quarto trimestre de 2022.

“Estou otimista de que avançaremos rapidamente”, disse a professora Gunda Georg. Ela acredita que em até 5 anos o método estará disponível globalmente.

“Não há garantia de que funcionará, mas seria realmente surpreendente se não observássemos um efeito em humanos também”, acrescentou a professora.

Para a Iniciativa de Contracepção Masculina, a pílula será um reforço de peso aos métodos contraceptivos já disponíveis no mercado. “Ela oferecerá novas opções que permitem que homens e mulheres contribuam da maneira que acharem adequada para seu uso”, acrescentou a entidade.

Fonte: Gaúcha ZH
Fotos: American Chemical Society

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Aos 67 anos, aposentado surpreende lançando um blog de turismo

O aumento da terceira idade nos meios digitais é uma realidade. Porém, existe uma grande diferença entre acessos despretensiosos ao Facebook e uma rotina intensa...

Mulher encontra bilhete de loteria depois de jogá-lo no lixo e ganha R$ 500 mil: ‘Sorte de sobra’

Se tem uma coisa que a norte-americana Mary Elliot não pode reclamar, é que não tem sorte! No início deste mês, ela ganhou US$ 110...

Voluntários se unem para lavar as roupas das equipes de busca em Brumadinho

Grupo de 35 pessoas usa 14 máquinas de lavar e secar para ajudar os heróis.

Bebê faz sucesso imitando poses do tio modelo e viraliza na internet

Provavelmente o seu feed de notícias do Facebook possui muitas fotos de bebê e animais de estimação, afinal, a maioria das pessoas adora postar...

Jovem indiana cria máquina de lavar roupas para quem não tem energia elétrica e ganha prêmio

Dizem que o futuro da humanidade está nas novas gerações. Eu não tenho dúvidas quanto a isso. Cada vez mais vemos jovens e adolescentes...

Instagram

Pílula anticoncepcional masculina atinge 99% de eficácia em primeiros testes com camundongos 4