Pimp My Carroça realiza mutirão de reforma e pintura de carroças de catadores de SP
Com o objetivo de chamar atenção para o importante trabalho feito por catadoras e catadores de materiais recicláveis, o movimento Pimp My Carroça realizou a 22ª edição do Pimp My Carroça em Circuito.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com uma programação especial voltada a esses verdadeiros agentes ambientais, o evento foi gratuito e aconteceu no dia 30/11, das 9h às 18h, na rua Gustav Willi Borghof, 450, no bairro da Barra Funda, em São Paulo.
Catadores e catadoras de São Paulo tiveram suas carroças reformadas e pintadas por artistas e grafiteiros convidados pelo projeto e receberam itens de segurança, como capa de chuva, luvas emborrachadas, roupas refletivas, dentre outros.
Durante a reforma, os catadores participaram de atendimentos saúde, bem-estar e beleza, além de prática de yoga e consulta veterinária para seus cachorros, tudo oferecido por instituições parceiras e voluntariado. Até os animais de estimação receberam atendimento veterinário.
Leia Mais
O evento foi aberto ao público em geral e contou com apresentações de artistas como BNegão, Denise Alves, Lê Coelho e performances do Slam Resistência, além de food trucks com diferentes tipos de comida para os participantes e uma importante roda de conversa com os catadores e catadoras para debater um pouco mais sobre a profissão e seu dia a dia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Segundo Carol Pires, coordenadora do projeto, a ideia central é promover um mutirão de melhorias e pintura das carroças utilizadas por catadoras e catadores. Estruturando uma oficina para a realização de serviços de funilaria e convidando artistas visuais que, por meio do graffiti, criam pinturas nas carroças para chamar a atenção das pessoas. “Queremos destacar a importância do trabalho realizado por esses catadores e catadoras. São eles que contribuem com o meio ambiente, promovem uma cidade mais limpa e aterros menos saturados”, explica ela.
Leia também: Estudantes de veterinária atendem gratuitamente cavalos de carroceiros em BH
Realizado com base nos modelos de mutirão e voluntariado, o Pimp My Carroça em Circuito acontece desde 2012 e já atendeu 684 catadores e catadoras, com a participação de 1.551 voluntários e 677 artistas. Ao todo, foram realizadas 21 edições em cidades como São Paulo, Salvador, Recife, Manaus, Cuiabá, Brasília, Bogotá, Medellín, Quito, dentre outras.
Para Fabiana da Silva, catadora e morada da Favela do Moinho, em São Paulo, o evento é uma oportunidade de ampliar a visibilidade dessa classe que, por vezes, é esquecida. “Conseguimos ver como está nossa saúde, porque nós catadores esquecemos muito da nossa saúde. Além disso é uma maneira de ajudar a arrumar nossas carroças, com o pouco valor que ganhamos por nosso serviço, não é fácil melhorar nosso objeto de trabalho”, revela Fabiana.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Decidimos fazer parte deste movimento porque acreditamos no poder transformador que ele tem na vida das pessoas. Enxergarmos a possibilidade de em conjunto com a galera do Pimp ampliar o conhecimento sobre o projeto. Queremos juntos e cada vez mais disseminar a mensagem da importância desses catadores e catadoras para o meio ambiente”, afirma Richard Lee, Head de Sustentabilidade da Cervejaria Ambev.
O projeto é uma iniciativa do Pimp My Carroça, movimento que visa criar visibilidade social e remuneração mais justa para catadores e catadoras de materiais recicláveis, e conta com o patrocínio da Cervejaria Ambev, firmado via Lei de incentivo à Cultura – PRONAC.
Sobre o Pimp My Carroça – o Movimento
É um movimento que atua desde 2012 para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade – e aumentar sua renda – por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Desde o seu início, mais de 1.900 catadores/as foram atendidos, mobilizando cerca de 1.200 grafiteiro(as) e aproximadamente de 2.400 voluntário(as) – além de 23 cooperativas de catadores que receberam mutirões de pintura. As ações do projeto foram replicadas em cerca de 50 cidades de 15 países diferentes, como Colômbia, Argentina, EUA e Marrocos.
Em 2017 o Pimp My Carroça lançou o premiado app Cataki. O aplicativo é gratuito e aproxima o gerador de resíduo ao catador que vai dar a destinação correta a esse material. O objetivo da plataforma é utilizar a tecnologia para aumentar a renda dos catadores e ampliar os índices de reciclagem no Brasil.
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
- Envie sua história aqui.
Fotos: Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.