A paralisia cerebral não limitou Ryan Silva, 33 anos, de Carnaúba dos Dantas (RN), a se revelar um grande artista de pintura em tela. Apenas com a cabeça e um suporte para a ponteira, ele pinta lindos quadros, expressando as mais belas paisagens do seu Nordeste!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Mas Ryan tem um sonho para tornar sua liberdade ainda maior: ter a sua cadeira motorizada. Atualmente, a que ele usa está bem velhinha, com partes quebradas e rodas saindo.
Leia Mais
Ryan está concorrendo na categoria PCD, do Prêmio Razões Para Acreditar, premiação que destaca histórias de pessoas reais. Clique aqui e vote!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A VOAA – a vaquinha do Razões, criou uma campanha para adquirir a cadeira motorizada de Ryan, sob medida, para que ele não sinta mais dores. O modelo terá apoio para a cabeça e servirá de suporte para suas pinturas, já que hoje, ele depende de outras pessoas para deixar o quadro fixado enquanto pinta.
Cadeira está velha e quebrada
A cadeira que Ryan usa hoje tem mais de 5 anos (e chegou 8 anos atrasada via SUS), estando muito pequena pra ele, o que o machuca muito.
Com o recurso da vaquinha (que arrecadou mais de R$ 38 mil), será possível realizar seu sonho de uma vida com mais mobilidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Negligência médica no parto
Ryan nasceu com paralisia por uma negligência médica. Sua mãe, que estava sozinha na sala de parto, deu à luz e viu o filho cair no chão. Como consequência, houve falta de oxigenação no cérebro, gerando o quadro de paralisia.
Hoje, Ryan tem os movimentos do corpo limitado, necessita de ajuda para tudo e faz uso de fraldas. Possui também desvio na coluna, o que o leva a ter muitas dores.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Irmãe” ajuda no dia a dia
Hoje, quem é seus braços e suas pernas é a sua irmã Thabatta Pimenta, 29 anos, uma mulher trans forte, guerreira (e primeira vereadora trans do estado no RN!) que cuida do Ryan como se fosse seu filho, desde que há 10 anos, o irmão mais velho morreu em seus braços.
Thabatta luta pela educação inclusiva, acessibilidade e direito às pessoas com deficiência e carrega o Ryan, literalmente, nos braços para todos os lados (praia, cinema, festas) para que ele sempre se sinta parte das atividades do dia a dia.
Cadeira motorizada dará mais liberdade para Ryan pintar e se locomover
Com a cadeira sendo sob medida, Ryan não sofrerá mais dores. O modelo que compraremos com a vaquinha tem apoio para a cabeça e servirá de suporte para suas pinturas, já que hoje, ele depende de outras pessoas para deixar o quadro fixado enquanto pinta.
Ryan começou a pintar há 11 anos na escola e nunca mais parou! É com as pinturas que ele se expressa e se sente livre! Na época, ele usava o pincel na boca e há três anos conseguiu o suporte para que ele usa na cabeça para pintar.
“A paralisia afetou seus movimentos, mas ele é extremamente inteligente, se expressa, entende tudo. É ele quem nos dá forças. Quando mainha se foi ele disse que ele ia cuidar da gente”, contou Thabatta.
Família perdeu a mãe para o Covid e também o benefício
Ryan e Thabatta perderam a mãe há poucos meses, com apenas 57 anos, vítima do Covid. Com a morte dela, a família também perdeu o BPC do Ryan, já que a Thabatta se tornou a responsável pelo irmão e segundo a instituição, o salário dela de R$ 2 mil ultrapassa a renda familiar.
Mas na casa em que vive mais três pessoas, só ela trabalha. Moram além dela e do Ryan, um irmão de 26 anos, a esposa dele de 23 e o filhinho deles de apenas 3 anos. O irmão faz bicos como pedreiro e a cunhada está desempregada.
A residência onde moram é própria, porém, com tantas pessoas morando nela e praticamente somente a Thabatta trabalhando, pouco sobra para investir no sonho de Ryan, que é sua cadeira nova!
Por isso, a vaquinha foi tão importante. Estamos ajudando a família do Ryan a realizar seu sonho de ter uma cadeira motorizada!
Ryan está concorrendo na categoria PCD, do Prêmio Razões Para Acreditar. Clique aqui e vote!
Veja que lindo o quadro que ele pintou para a ex-BBB Juliette:
Fotos: VOAA
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.