Foram anos de preparações e ajustes burocráticos até a Pizzaria Social Opportunitá abrir as portas nesta segunda-feira (25). Ao todo, 12 funcionários foram contratados – dos quais 6 são ex-detentos que já cumpriram pena no sistema prisional.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fruto de um antigo sonho de dois empreendedores sociais, a pizzaria foi inaugurada em Poá, na Região Metropolitana de São Paulo e Alto Tietê. A ideia é ajudar a reinserir pessoas condenadas na Justiça no passado de volta ao mercado de trabalho.
Para isso, Leonardo Precioso criou o Instituto Recomeçar, entidade que em parceria com a rede de franquias Pizza Prime e a ONG Gerando Falcões, está gerindo o novo empreendimento.
Leia Mais
Projeto de ressocialização
Amigo e sócio de negócios de Leonardo, Gabriel Concon fundou a Pizza Prime e diz que o ramo mudou completamente a vida dele.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ao receber o convite de parceria, Gabriel conta que logo aceitou a proposta por acreditar que era capaz de ajudar muitas outras pessoas. Ao portal PEGN, ele disse que não queria apenas fazer doações para projetos sociais, mas atuar diretamente na transformação de pessoas.
“São valores que eu trouxe para a Pizza Prime e nos quais eu acredito. Eu queria usar o nosso negócio para transformar vidas”, disse o empresário.
Novos rumos
A Pizzaria Opportunitá começou suas atividades com 12 funcionários – metade deles são ex-detentos.
O processo seletivo para contratação foi como qualquer outro: levou-se em conta a experiência no ramo da pizzaria, atendimento e serviço ao cliente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O local mal abriu, mas Leonardo e Gabriel já pensam em expandir o negócio após o primeiro ano de funcionamento.
Futuramente, após capacitar os egressos do sistema prisional, a ideia é que os ex-detentos contratados consigam cartas de recomendação e novas oportunidades profissionais em outros estabelecimentos.
“Queremos valorizar a mão de obra do egresso do sistema carcerário e mostrar para as empresas como fazer isso na prática”, explicou Leonardo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 7º EP da websérie E se fosse no Brasil?
Fonte: Revista PEGN
Fotos: Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.