Embrapa lança primeiro livro sobre controle não químico de plantas daninhas

A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, lançou neste mês o livro “Controle de plantas daninhas: métodos físico, mecânico, cultural, biológico e alelopatia”, e que está disponível para download gratuito no site da empresa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com o pesquisador Maurílio Fernandes de Oliveira, um dos editores técnicos por trás da iniciativa, o livro é a primeira obra nacional a abordar o controle de plantas daninhas por métodos não químicos, “atendendo produtores das áreas de orgânicos, agroecológicos e a própria academia em si”.

Leia tambémPesquisadores brasileiros desenvolvem espuma que retira agrotóxico de alimentos

Trinta especialistas se juntaram para escrever o livro, entre pesquisadores e representantes de instituições de ensino. São 10 capítulos focados em métodos de controle de plantas daninhas como roçada, eletrocussão, uso de plantas de cobertura, herbicidas naturais, controle biológico, solarização do solo, flamejamento, entre outros. Há uma descrição completa de técnicas testadas e disponíveis para uso e por técnicas em desenvolvimento, fundamentadas em princípios biológicos, mecânicos, de cobertura morta e de alelopatia.

Embrapa lança primeiro livro sobre controle não químico de plantas daninhas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, afirma que o objetivo do livro foi “produzir literatura nacional abordando os métodos de controle de plantas daninhas para uso em agricultura orgânica e agroecologia”.

Para ele, a obra contribui para a área como uma alternativa aos métodos químicos, que são amplamente estudados e pesquisados. “Detectamos que o controle não químico de plantas daninhas demanda esforço da comunidade científica tanto na produção de tecnologias de controle quanto em resultados do uso dessas tecnologias”, conclui.

Para baixar gratuitamente a publicação em PDF, clique aqui.

Leia tambémVinícola usa patos no lugar de agrotóxicos para tornar a produção mais saudável

Compartilhe o post com seus amigos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Embrapa
Fotos: Reprodução / Embrapa

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,636,434SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Após vídeo enaltecendo a profissão, gari é notado por grande autor de novelas

Vocês lembram do Rafa, o "Gari do Bem"? Ele viralizou nas redes sociais depois de fazer um vídeo enaltecendo a profissão de gari. Rafa reforçou...

Mãe morre durante o parto, e filho mais velho faz técnica do canguru no irmão recém-nascido

A enfermeira Deia Totino publicou em seu Facebook uma imagem que deixou a todos aqui do Razões com lágrimas nos olhos, é a imagem...

Coronavírus: Ludmilla adianta 10 cachês para seus músicos em período sem shows

A cantora Ludmilla, 24 anos, anunciou na última quarta-feira (25) que irá adiantar o valor referente a 10 cachês de todos os músicos de...

Primeira escola infantil vegana e sustentável é inaugurada na Itália

O que a criança aprende interfere diretamente no adulto que ela vai se tornar, por isso a decisão de criá-los já com essa consciência de respeitar o meio ambiente e os animais é considerada fundamental.

Humanscope provoca diálogos em galeria digital de perguntas

Ação inédita no Brasil, o Humanscope reuniu em uma galeria em uma casa histórica de Curitiba (PR) 150 retratos e questionamentos que permitiram reflexões...

Instagram