Início SUSTENTABILIDADE Ambiente Embrapa lança primeiro livro sobre controle não químico de plantas daninhas

Embrapa lança primeiro livro sobre controle não químico de plantas daninhas

A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, lançou neste mês o livro “Controle de plantas daninhas: métodos físico, mecânico, cultural, biológico e alelopatia”, e que está disponível para download gratuito no site da empresa.

De acordo com o pesquisador Maurílio Fernandes de Oliveira, um dos editores técnicos por trás da iniciativa, o livro é a primeira obra nacional a abordar o controle de plantas daninhas por métodos não químicos, “atendendo produtores das áreas de orgânicos, agroecológicos e a própria academia em si”.

Leia tambémPesquisadores brasileiros desenvolvem espuma que retira agrotóxico de alimentos

Trinta especialistas se juntaram para escrever o livro, entre pesquisadores e representantes de instituições de ensino. São 10 capítulos focados em métodos de controle de plantas daninhas como roçada, eletrocussão, uso de plantas de cobertura, herbicidas naturais, controle biológico, solarização do solo, flamejamento, entre outros. Há uma descrição completa de técnicas testadas e disponíveis para uso e por técnicas em desenvolvimento, fundamentadas em princípios biológicos, mecânicos, de cobertura morta e de alelopatia.

Embrapa lança primeiro livro sobre controle não químico de plantas daninhas

O chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, afirma que o objetivo do livro foi “produzir literatura nacional abordando os métodos de controle de plantas daninhas para uso em agricultura orgânica e agroecologia”.

Para ele, a obra contribui para a área como uma alternativa aos métodos químicos, que são amplamente estudados e pesquisados. “Detectamos que o controle não químico de plantas daninhas demanda esforço da comunidade científica tanto na produção de tecnologias de controle quanto em resultados do uso dessas tecnologias”, conclui.

Para baixar gratuitamente a publicação em PDF, clique aqui.

Leia tambémVinícola usa patos no lugar de agrotóxicos para tornar a produção mais saudável

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Embrapa
Fotos: Reprodução / Embrapa

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

982,402FãsCurtir
1,678,213SeguidoresSeguir
8,224SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Pesquisadores do Paraná criam membrana capaz de desenvolver pele e ossos

O futuro da medicina está cada vez mais próximo do presente. No Paraná, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina criaram uma membrana que é...

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Aluno usa dinheiro que ganhou de aniversário para pagar ida de amigo a excursão

Um gesto de amizade envolvendo dois estudantes da escola Francisco Murilo Pinto em Bragança Paulista (SP) tem comovido milhares de pessoas na internet.

Instagram