A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, lançou neste mês o livro “Controle de plantas daninhas: métodos físico, mecânico, cultural, biológico e alelopatia”, e que está disponível para download gratuito no site da empresa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
De acordo com o pesquisador Maurílio Fernandes de Oliveira, um dos editores técnicos por trás da iniciativa, o livro é a primeira obra nacional a abordar o controle de plantas daninhas por métodos não químicos, “atendendo produtores das áreas de orgânicos, agroecológicos e a própria academia em si”.
Leia também: Pesquisadores brasileiros desenvolvem espuma que retira agrotóxico de alimentos
Trinta especialistas se juntaram para escrever o livro, entre pesquisadores e representantes de instituições de ensino. São 10 capítulos focados em métodos de controle de plantas daninhas como roçada, eletrocussão, uso de plantas de cobertura, herbicidas naturais, controle biológico, solarização do solo, flamejamento, entre outros. Há uma descrição completa de técnicas testadas e disponíveis para uso e por técnicas em desenvolvimento, fundamentadas em princípios biológicos, mecânicos, de cobertura morta e de alelopatia.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, afirma que o objetivo do livro foi “produzir literatura nacional abordando os métodos de controle de plantas daninhas para uso em agricultura orgânica e agroecologia”.
Para ele, a obra contribui para a área como uma alternativa aos métodos químicos, que são amplamente estudados e pesquisados. “Detectamos que o controle não químico de plantas daninhas demanda esforço da comunidade científica tanto na produção de tecnologias de controle quanto em resultados do uso dessas tecnologias”, conclui.
Para baixar gratuitamente a publicação em PDF, clique aqui.
Leia também: Vinícola usa patos no lugar de agrotóxicos para tornar a produção mais saudável
Compartilhe o post com seus amigos!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: Embrapa
Fotos: Reprodução / Embrapa
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.