Maya Angelou, uma das maiores poetas do século XX, vai estampar moeda de dólar nos EUA

Poetisa, escritora, atriz, diretora, produtora de peças de teatro, memorialista, ativista dos direitos civis. Em vida, Maya Angelou (1928-2014), foi uma mulher de inúmeras facetas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora, quase oito anos após sua morte, a Casa da Moeda dos EUA, administrada pelo Departamento do Tesouro, anunciou que a efígie de Maya estampará as moedas de 25 centavos de dólar – as mais utilizadas do país.

Assim, a poetisa se tornou a primeira mulher negra a estampar moedas de dólar nos Estados Unidos.

Maya Angelou, uma das maiores poetas do século XX, vai estampar moeda de dólar nos EUA

A moeda de 25 centavos foi cunhada com versões alternativas apenas duas vezes desde 1932: a primeira ocorreu na década de 2000, com a série de 50 moedas representativas de cada estado reconhecido da União.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A segunda ocorreu entre 2020 e 2021, com a série de “Parques Nacionais”.

Agora, é a vez das mulheres. Tudo graças a um projeto de lei aprovado no fim de 2020, proposto pela democrata Barbara Lee, da Califórnia.

Maya Angelou, uma das maiores poetas do século XX, vai estampar moeda de dólar nos EUA

Assim, a moeda de Maya Angelou é o primeiro exemplar de uma série batizada de “Prominent American Women” (“mulheres americanas proeminentes”, em tradução livre), que homenageará várias mulheres ilustres.

Dentre as escolhidas, estão Nina Otero-Warren, política e ativista latina; Sally Ride, astronauta e física; Wilma Mankiller, primeira nativa americana líder da Nação Cherokee e Anna May Wong, atriz aclamada como a primeira estrela de ascendência asiática.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Maya foi escolhida por sua enorme contribuição à arte, à literatura e à luta pelos direitos civis da comunidade afro-americana.

Maya Angelou, uma das maiores poetas do século XX, vai estampar moeda de dólar nos EUA

Ela publicou sete autobiografias, três livros de ensaios, vários livros de poesia e é creditada com uma lista de peças de teatro, filmes e programas de televisão que abrangem mais de 50 anos. Maya também recebeu dezenas de prêmios e mais de 50 títulos honorários.

Para muitos, a poetisa é mais conhecida por sua série de sete autobiografias, que se concentram em suas experiências de infância e adolescência, a começar por “I Know Why the Caged Bird Sings”, de 1969.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na juventude, ela foi amiga do ativista e líder religioso Malcolm X e militante no movimento do líder e pastor Martin Luther King. Angelou morreu em 2014, aos 86 anos.

De acordo com o Tesouro estadunidense, as moedas de 25 centavos estão sendo cunhadas em grandes volumes para uso diário nas cidades de Filadélfia e Denver, e entrarão em circulação em breve.

Fonte: The Guardian
Fotos: Departamento do Tesouro dos EUA via AFP

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,258,127SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Uma semana após a morte da noiva, viúvo encontra foto dela com o vestido do casamento

John Polo, de Chicago, nos Estados Unidos emocionou a internet com sua linda história de amor. Ele encontrou uma foto em um celular do...

Jovem que perdeu as pernas após atentado com bomba se torna nadadora paralímpica de elite dos EUA

Mais que a mera oportunidade de torcer nas disputas esportivas, as Olimpíadas e as Paralimpíadas dão espaço para o mundo conhecer as histórias de...

“Homem-aranha” limpa as janelas de um hospital de crianças

Todos sabemos que hospital não é lugar de criança, e elas não gostam muito daquele ambiente que as remete sempre à doença. Mas como mudar...

[VÍDEO] Bebê tem reação apaixonante ao ouvir som de violino pela primeira vez

Se existe uma coisa que aproxima pessoas de diferentes idades, credos e culturas é a música, e este vídeo é a prova disto! No...

Morador de rua ganha corte de cabelo e vídeo da transformação viraliza; veja o antes e depois

Um barbeiro americano, conhecido por Jay Pro, não imaginava o sucesso que faria em seu perfil no TikTok ao postar o vídeo de um...

Instagram