Professor japonês desenvolve estudo para polinizar plantas com bolhas de sabão e drone

O uso excessivo de agrotóxicos vem comprometendo a vida de abelhas no mundo inteiro. Consequentemente a polinização de plantas sofre com isso. Só que um professor japonês pode ter achado um paliativo que vai ajudar a conter o problema. Dá uma olhada que ideia interessante ele teve!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eijiro Miyako é professor associado do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia do Japão e testou a sua ideia em um pequeno pomar de peras, entregando pequenas bolhas de são para as flores utilizando apenas um drone.

Parece fantasia, mas a bolha de sabão funcional permite uma polinização eficaz e garante que a qualidade das frutas seja a mesma da polinização convencional das mãos“, escreveu Miyako.

A ideia de Miyako está sendo avaliada pelo instituto que ele faz parte e, se for comprovada a eficiência do projeto, a ideia será espalhada por plantações do mundo inteiro.

drone-abelha fazendo polinização
O drone pode ajudar a polinizar as plantas na ausência de abelhas. | Foto: reprodução Google.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vantagens da polinização por bolhas de sabão

A ideia de Miyako ganhou visibilidade por duas grandes vantagens: simplicidade e custo.

Além disso, ela é bem mais eficaz do que outras que já foram apresentadas como paliativo para o problema de polinização atual. Todo o estudo do professor foi publicado na Revista iScience e aponta toda a simplicidade tecnológica para implantação da polinização robótica.

Miyako informa que precisará apenas de um micro drone, controlado por GPS, para todo o processo ser um sucesso. Ele garante que a dimensão e altura necessária para o lançamento do drone não compromete a estrutura das plantas.

Bolha de sabão em uma flor
As bolhas de sabão são eficientes na polinização. | Foto: reprodução Good News Network

Os grãos de pólen em bolhas de sabão são levados sobre uma altura de dois metros e lançados na planta. A taxa de sucesso é de 90%. Os 10%, segundo Miyako se referem ao clima e vento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com o professor, lugares com ventos mais fortes podem desviar as bolhas de sabão. Já o clima, quando chuvoso, pode derretê-las, comprometendo a entrega do pólen.

Agora é só torcer para a tecnologia de Miyako traga solução para o problema da polinização!

Veja também:

Internautas se solidarizam e vaquinha para vendedor de salgados humilhados bate R$ 75 mil:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

FONTE: Good News Network

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,827,226SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

P&G vai doar 30 toneladas de produtos de saúde e higiene para comunidades carentes

A P&G anunciou um pacote de doações que visa contribuir para a prevenção e o combate ao Covid-19 e proteger a vida daqueles que...

Conheça as mágicas fotos das crianças no Festival Burning Man

A cidade não tem futuro sem seus filhos e isso vale para Black Rock City também, onde acontece o Burning Man, um lugar repleto...

Conheça Carla Borges, a primeira pilota de caça das Forças Armadas Brasileiras

Expandindo, literalmente, os horizontes, Carla Borges é uma fonte de inspiração para o público feminino. A capitã foi a primeira pilota de caça das...

Alunos fazem vaquinha para montar bicicletários nas redodenzas da escola em SP

Os alunos da Escola Santi, no bairro do Paraíso, em São Paulo, queriam melhorar a mobilidade urbana e promover a cultura da bicicleta. Para isso, eles...

Campanha de coleção LGBT da Levi’s é estrelada por funcionários gays da empresa

Essa não é a primeira vez que trazemos novidades da Levi’s, ícone máximo do jeans, quando falamos do papel social e ambiental da moda...

Instagram