Startup indiana transforma poluição do ar em tinta sustentável para canetas

Déli, na Índia, é uma das cidades mais poluídas do mundo, com níveis de poluição do ar altíssimo. Foi lá que Anriduh Sharma cresceu e pôde perceber que a fuligem que saía do escapamento dos carros e manchava suas roupas era parecida com o carbono preto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Daí surgiu a ideia de reciclar as partículas que poluem o ar e transformá-las em tinta para canetas, através de um dispositivo que filtra a fuligem, chamado Kaalink. O dispositivo retém até 95% das partículas que saem dos escapamentos dos carros, incluindo micropartículas nocivas à saúde humana.

poluição do ar vira tinta

Transformando poluição do ar em tinta

O processo funciona assim: os motoristas instalam o Kaalink no escapamento de seus carros enquanto se deslocam, para armazenar os gases poluentes. Quando ele está prestes a encher, o motorista recebe um alerta. Depois, o recipiente é submetido a um processo de purificação e tratamento.

poluição do ar vira tinta

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O produto final é uma tinta sustentável para caneta, batizada de Air-Link. Os primeiros estudos já retiraram do ar mais de 1,6 trilhão de gases poluentes. Atualmente, são necessários 45 minutos de emissões veiculares captadas para preencher uma caneta.

Com o sucesso dos testes realizados no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Sharma co-fundou a startup Graviky e lançou uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a Air-Link e poder lançá-la no mercado. A campanha no Kickstarter está sendo um sucesso e ainda é possível fazer uma doação.

poluição do ar

A Cerveja Tiger, uma marca da Heineken Ásia, acreditou no projeto e, em colaboração com a startup de Sharma, produziu um vídeo demonstrativo da Air-Link na mão de alguns artistas. Confira:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

poluição do ar

poluição do ar vira tinta

poluição do ar vira tinta sustentável

poluição do ar vira tinta sustentável

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,230,881SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mesmo com tão pouca idade, essa linda menina já fala quatro idiomas

Estamos apaixonados por essa menina! Com essa pouca idade (infelizmente não conseguimos identificar quantos anos ela tem), ela conta até 10, não em um...

Casal se reencontra 46 anos depois de romper noivado e se casa

Uma história com roteiro de novela. O amor do casal Cione e Carlos Arthur resistiu a rumos de vida diferentes e se reencontrou 46...

Fotógrafo faz miniensaio gratuito para doadores de sangue em Belém (PA)

A iniciativa tem dado tão certo que mais de 800 pessoas aguardam para fazer as fotos, e boa parte delas já realizou a doação de sangue.

Pai cria app para ajudar filho autista e outras pessoas com autismo a se comunicarem

O Wagner Yamuto, 43 anos, é CEO do Matraquinha, aplicativo de comunicação alternativa para ajudar crianças e adolescentes com autismo. O projeto foi idealizado...

Marceneiro de 86 anos criou um jogo para ensinar tabuada às crianças de forma divertida

Nunca é tarde para iniciar algo novo em sua vida, lembrem do Roberto Marinho, que criou a Rede Globo quando tinha 61 anos e...

Instagram