Startup indiana transforma poluição do ar em tinta sustentável para canetas

Déli, na Índia, é uma das cidades mais poluídas do mundo, com níveis de poluição do ar altíssimo. Foi lá que Anriduh Sharma cresceu e pôde perceber que a fuligem que saía do escapamento dos carros e manchava suas roupas era parecida com o carbono preto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Daí surgiu a ideia de reciclar as partículas que poluem o ar e transformá-las em tinta para canetas, através de um dispositivo que filtra a fuligem, chamado Kaalink. O dispositivo retém até 95% das partículas que saem dos escapamentos dos carros, incluindo micropartículas nocivas à saúde humana.

poluição do ar vira tinta

Transformando poluição do ar em tinta

O processo funciona assim: os motoristas instalam o Kaalink no escapamento de seus carros enquanto se deslocam, para armazenar os gases poluentes. Quando ele está prestes a encher, o motorista recebe um alerta. Depois, o recipiente é submetido a um processo de purificação e tratamento.

poluição do ar vira tinta

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O produto final é uma tinta sustentável para caneta, batizada de Air-Link. Os primeiros estudos já retiraram do ar mais de 1,6 trilhão de gases poluentes. Atualmente, são necessários 45 minutos de emissões veiculares captadas para preencher uma caneta.

Com o sucesso dos testes realizados no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Sharma co-fundou a startup Graviky e lançou uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a Air-Link e poder lançá-la no mercado. A campanha no Kickstarter está sendo um sucesso e ainda é possível fazer uma doação.

poluição do ar

A Cerveja Tiger, uma marca da Heineken Ásia, acreditou no projeto e, em colaboração com a startup de Sharma, produziu um vídeo demonstrativo da Air-Link na mão de alguns artistas. Confira:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

poluição do ar

poluição do ar vira tinta

poluição do ar vira tinta sustentável

poluição do ar vira tinta sustentável

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos: Divulgação

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,842,344SeguidoresSeguir
24,854SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Lanterna inflável com energia solar é solução para regiões vulneráveis sem eletricidade

Se com algumas horas de apagão quem nasceu com eletricidade à disposição já fica perdido, imagina quem nunca teve acesso a esse recurso. Tudo é...

Barbeiro corta de graça cabelo de jovem que ofereceu R$ 1,75 para fazer ‘pezinho’

O jovem iria a uma entrevista de emprego, mas só tinha dinheiro para fazer o ‘pezinho’ do cabelo.

Nutricionista oferece aula a preço acessível e 100% do lucro será revertido para abrigo de animais

"É um jeito de manter vivo em mim o amor que eu ainda sinto pelo meu cachorrinho que partiu em Outubro, ele era o amor da minha vida".

“A arte trouxe nosso filho para essa vida”, diz mãe de menino autista que é pintor

O mundo de Mateus é um universo colorido, recheado de cores vibrantes, de muita energia e uma “chuvinha” de sensibilidade. Mateus tem três anos...

Costa Rica é a primeira nação tropical a parar e reverter desmatamento

Após décadas de desmatamento, a Costa Rica continua a ganhar cobertura florestal e lucra com o uso inteligente dos recursos das florestas.

Instagram

Startup indiana transforma poluição do ar em tinta sustentável para canetas 1