População de borboletas-monarca salta de 2 mil para 250 mil graças à conservação ambiental

A Sociedade Xerces, entidade que busca proteger e conservar as espécies de invertebrados, divulgou nesta semana sua contagem anual de borboletas-monarca – e o número não poderia ser mais promissor!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A organização sem fins lucrativos anunciou que 247.237 borboletas-monarca foram observadas em locais de hibernação, um aumento de 125 vezes em relação ao ano passado.

Voluntários encontraram esses coloridos invertebrados em 283 locais diferentes de hibernação. “O total deste ano nos surpreendeu com a capacidade das monarcas de se recuperar de um recorde de baixa”, disse o grupo em seu site.

População de borboletas-monarca salta de 2 mil para 250 mil graças à conservação ambiental

Em 2021, a Contagem de Ação de Graças atingiu um recorde histórico de número de voluntários desde o início da primeira contagem em 1997.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O total deste ano de quase um quarto de milhão de borboletas-monarca ilustra uma recuperação considerável em relação à baixa histórica de 2020 de menos de 2.000 – e as contagens dos dois anos anteriores de menos de 30.000 indivíduos hibernando.

No condado de Monterey, a cidade de Pacific Grove celebrou o retorno de aproximadamente 14.000 monarcas ao seu santuário, e havia milhares em outros locais na região de Big Sur.

Já o condado de San Luis Obispo reportou mais de 90.000 borboletas em seus locais de hibernação, enquanto o de Santa Bárbara contou um recorde de 95.000 – mais de cem vezes o número encontrado no passado.

Movendo-se mais para o sul, as borboletas-monarca foram encontradas em números nunca vistos desde o início dos anos 2000.

População de borboletas-monarca salta de 2 mil para 250 mil graças à conservação ambiental

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Depois de pesquisar um local de invernada recém-descoberto perto de uma praia de Los Angeles, o coordenador regional de voluntários expressou sua empolgação. “Fiquei realmente feliz em ver por mim mesmo os aglomerados em Hermosa Beach”, disse Richard Rachman. “Andando, fiquei surpreso com o grande volume delas, isso realmente aponta o caminho que o planejamento urbano sustentável pode fazer para proteger a biodiversidade.”

Há mais perguntas do que respostas sobre como esses pequenos invertebrados se recuperaram tão rápido nesta última temporada. É improvável que haja uma causa única para uma jornada migratória tão complexa.

População de borboletas-monarca salta de 2 mil para 250 mil graças à conservação ambiental

O aumento de 2021 representa um “salto”, e os cientistas de conservação esperam instilar otimismo cauteloso com as notícias da Contagem de Ação de Graças de 2021.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Agora, mais do que nunca, temos a oportunidade de dobrar nossos esforços de conservação”, disse Isis Howard, Bióloga de Conservação de Espécies Ameaçadas da Xerces Society. “Aproveitar o momento dessa ascensão pode ser nossa melhor chance de ajudar monarcas ocidentais e outras borboletas em risco.”

Quarenta anos atrás, a população de borboletas ocidentais era estimada em alguns milhões de espécimes… Logo, os conservacionistas ainda têm muito trabalho a fazer. Com a ajuda de milhares de voluntários engajados, essa tarefa não será tão árdua quanto um dia foi.

Fonte: Daily Advent
Fotos: Lisa Damerel / Xerces Society

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,806,528SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Belo Horizonte ganha primeira agrofloresta urbana comunitária de MG

Além de oferecer alimentos saudáveis, o projeto rearboriza a cidade, reabilita áreas abandonadas e promove a integração da comunidade entre si e com a região onde mora – e ainda oferece uma nova possibilidade de renda.

Nutricionista se fantasia de personagens infantis para ensinar crianças sobre alimentação

A ideia tem feito sucesso entre as crianças das escolas onde a nutricionista leciona.

Mexicanos criam luva que traduz a linguagem de sinais dos surdos

Mais um avanço tecnológico que vai tornar a vida de milhares de pessoas com necessidades especiais mais fácil e independente. Pesquisadores do Instituto Politécnico Nacional...

Temos o primeiro brasileiro indicado ao prêmio “Nobel da Educação”

O professor Márcio Andrade, da UFTM (Universidade Federal do Mato Grosso), é o primeiro brasileiro a ser indicado ao prêmio "Nobel da Educação", o...

Lealdade: cachorro faz companhia a menino de castigo e foto viraliza; veja

Muito mais do que uma crença popular, a noção de que o cachorro é o melhor amigo do homem é cada vez mais verdadeira....

Instagram

População de borboletas-monarca salta de 2 mil para 250 mil graças à conservação ambiental 2