Por que bonecas negras melhoram a autoestima de crianças negras

Uma forma de melhorar a autoestima de crianças negras, em uma sociedade onde o racismo está enraizado em todos os espaços, é pela diversão, com brinquedos que representem seus traços étnicos e suas origens.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foi pensando nisso, que a gaúcha Liliane Oliveira criou a marca de black dolls Maraia’s Bonecas de Pano. “O brinquedo tem função fundamental na formação do indivíduo e de sua identidade. E a identificação positiva com o brinquedo permite a construção de uma boa autoestima na criança a partir de uma relação saudável com o brinquedo”, disse Oliveira, que é formada em psicologia, ao Razões para Acreditar.

Ela acredita que as bonecas negras falam de carinho e afeto, mas também ensinam sobre diversidade, respeito e aceitação. “Uma criança que se vê representada em seu brinquedo se sente pertencente à sociedade em que vive e se reconhece bonita a partir de suas características étnicas”.

A exaltação da beleza negra é um componente fundamental no combate ao racismo. O Google revelou um crescimento exponencial nas buscas por cabelos cacheados, superando de longe a busca por cabelos lisos. Com certeza esse é um dos efeitos de campanhas e iniciativas que exaltam a beleza negra, em todas as faixas etárias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na Maraia’s, personagens de contos de fadas, como o Pinóquio, Branca de Neve e a Fada dos Dentes, e super-heróis dos quadrinhos, como o Super-Homem, Mulher-Maravilha e o Capitão América, são todos negros. Por enquanto, a Liliane vende as bonecas pela página da marca no Facebook. A propaganda é feita basicamente pelo boca a boca. Aguardamos ansiosos o lançamento da loja virtual, Liliane!!!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos gentilmente cedidas pela Liliane Oliveira.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,234,546SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Casal faz um casamento em cada lugar do mundo por onde passa

O casal britânico Lisa Gant e Alex Pelling resolveu fazer um casamento ao redor do mundo.  Em cada país que visitavam, eles faziam uma cerimônia tradicional, de acordo com...

Padaria deixa cesto do lado de fora com pães e salgados para quem precisa

Todos os dias, uma padaria em Curitiba coloca uma cesta do lado de fora com pães e salgados para moradores de rua e para quem passa por ali indo ao trabalho.

Policial visita menino para tranquilizá-lo sobre ‘monstros escondidos’ em seu quarto

O garoto de imaginação fértil passou a se recusar dormir sozinho em seu quarto por medo de ser 'atacado' pelos monstros e vilões que acreditava estar à espreita na nova casa.

Foto de bebê nascida por inseminação comove a internet

A fertilização por inseminação artificial ainda é um tabu na nossa sociedade. Algumas pessoas preferem nem tocar no assunto. Mas, no fundo, estamos falando...

Gerente Farmacêutica oferece ajuda e idosa aprende a mexer no celular para falar com irmã distante (SP)

Em homenagem ao Dia do Farmacêutico, 10/01, vamos contar a história da Débora Ferreira, gerente farmacêutica de uma unidade da Droga Raia, em São...

Instagram