Por que bonecas negras melhoram a autoestima de crianças negras

Uma forma de melhorar a autoestima de crianças negras, em uma sociedade onde o racismo está enraizado em todos os espaços, é pela diversão, com brinquedos que representem seus traços étnicos e suas origens.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foi pensando nisso, que a gaúcha Liliane Oliveira criou a marca de black dolls Maraia’s Bonecas de Pano. “O brinquedo tem função fundamental na formação do indivíduo e de sua identidade. E a identificação positiva com o brinquedo permite a construção de uma boa autoestima na criança a partir de uma relação saudável com o brinquedo”, disse Oliveira, que é formada em psicologia, ao Razões para Acreditar.

Ela acredita que as bonecas negras falam de carinho e afeto, mas também ensinam sobre diversidade, respeito e aceitação. “Uma criança que se vê representada em seu brinquedo se sente pertencente à sociedade em que vive e se reconhece bonita a partir de suas características étnicas”.

A exaltação da beleza negra é um componente fundamental no combate ao racismo. O Google revelou um crescimento exponencial nas buscas por cabelos cacheados, superando de longe a busca por cabelos lisos. Com certeza esse é um dos efeitos de campanhas e iniciativas que exaltam a beleza negra, em todas as faixas etárias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na Maraia’s, personagens de contos de fadas, como o Pinóquio, Branca de Neve e a Fada dos Dentes, e super-heróis dos quadrinhos, como o Super-Homem, Mulher-Maravilha e o Capitão América, são todos negros. Por enquanto, a Liliane vende as bonecas pela página da marca no Facebook. A propaganda é feita basicamente pelo boca a boca. Aguardamos ansiosos o lançamento da loja virtual, Liliane!!!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos gentilmente cedidas pela Liliane Oliveira.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,508,125SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cãozinho é reprovado em treinamentos da polícia por ser ‘dócil demais’

E essa carinha de: "Alguém brinca comigo, por favor!"?

Filhotes de humanos

Encontrei essas imagens num board do Pinterest, e adorei! O título já diz muito sobre o estilo das imagens:

Bicicleta para cegos se torna uma realidade em Volta Redonda

No dia 13 de dezembro foi inaugurado na Praça Pandiá Calógeras, Volta Redonda (RJ) a primeira bicicletaria especialmente adaptada para indivíduos cegos, com Síndrome...

Conheça Salman Khan, o professor que transformou as aulas através do youtube

História Salman Khan, fundador da organização, engenheiro americano, precisava ajudar sua prima de 12 anos, que tinha dificuldade em matemática. Como moravam em cidades distantes,...

Designers recriam a (ultrapassada) muleta para facilitar a vida de quem as usa

Há 150 anos as muletas não passavam por alguma importante atualização, mas o casal de designers industriais Max e Liliana Younger mudaram de vez esse cenário.

Instagram