No mês passado, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, compartilhou alguns conselhos questionáveis sobre como se tornar um sucesso no trabalho: não vá ao banheiro.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Eu sempre tentei ser o primeiro na parte da manhã e o último a sair à noite, tirar o menor número de férias e menos tempo longe da mesa para ir ao banheiro ou almoçar”, disse Bloomberg em seu programa semanal de rádio. “Você tem que estar lá”.
Não foi a primeira vez que o prefeito sugeriu que o encadeamento à sua mesa é o caminho para chegar à frente. Em 2011, ele disse a TechCrunch: “Nunca dê uma pausa para o almoço ou para ir ao banheiro, continue trabalhando”.
Mas a abordagem de Bloomberg pode não ser tão favorável para a produtividade e sucesso como o prefeito pensa. Um número de pessoas incrivelmente bem sucedidas tiveram suas ideias mais brilhantes no banheiro.
Leia Mais
De acordo com a psicóloga de Harvard, Shelley H. Carson, autora de “Your Creative Brain”, pequenas distrações como ir ao banheiro podem ser uma coisa boa quando se trata de criatividade. Ela explica que as interrupções e distrações podem levar a um “período de incubação criativa”.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Em outras palavras, uma distração pode fornecer a pausa que você precisa para desengatar a partir de uma fixação na solução ineficaz”, disse Carson ao Boston Globe.
Aqui estão seis pessoas que encontraram inspiração em lugares inesperados – no banheiro e além.
Woody Allen
O escritor, ator e diretor toma regularmente banhos de inspiração, ele costuma ficar embaixo do chuveiro por cerca de uma hora para sua criatividade fluir.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“No chuveiro, com a água quente caindo, você deixa o mundo real por trás, e muito frequentemente as coisas se abrem para você”, disse Allen em uma entrevista recente. “É a mudança de local, o desbloqueio da tentativa de forçar as ideias que é incapacitante quando você está tentando escrever.”
Archimedes
Um dos mais famosos momentos da história ocorreu em uma banheira. Arquimedes surgiu com os princípios da densidade e flutuação ao assistir o fluxo de água que ele chamou de banho, e percebeu que poderia determinar a densidade, submergindo um objeto na água e examinando o quanto de água foi deslocada.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Diz à lenda que o antigo matemático pulou para fora da banheira e correu pelas ruas gritando “Eureka! Eureka!”
Gertrude Stein
As melhores ideias de Gertrude Stein vieram a ela no carro – enquanto ela estava olhando para vacas. Ela ia escrever apenas 30 minutos por dia, dirigindo ao redor de uma fazenda e parando em diferentes vacas até encontrar a que mais se inspirou.
John Lennon
A lenda do rock and roll, John Lennon, teve a ideia de “Being for the Benefit of Mr. Kite!” ao olhar para um cartaz interessante em uma loja de antiguidades.
“John teve a ideia de ‘Mr. Kite’ quando tivemos uma pausa para o almoço, e fomos a uma loja de antiguidades no caminho para o restaurante”, disse o colega de banda George Harrison.” Nós estávamos olhando para o que eles tinham lá e John tirou essa coisa que nós encontramos … um pequeno cartaz que tinha mais ou menos toda a letra da música “Being for the Benefit of Mr. Kite!”
Nikola Tesla
Nikola Tesla tinha muitas ideias, mas uma das melhores lhe ocorreu longe do laboratório: o inventor veio com sua ideia de alternância de correntes elétricas enquanto fazia um passeio. De acordo com o Science Channel, ele usou sua bengala para desenhar uma imagem explicando como ele iria trabalhar para o seu parceiro.
J.K. Rowling
A escritora britânica teve sua ideia de “Harry Potter”, enquanto estava em um trem lotado. Ela não tinha uma caneta para escrever a ideia e era muito tímida para pedir uma, de modo que ela refletiu sobre o conceito durante as quatro horas de viagem de trem, a fim de encaixar tudo no seu cérebro.
[via]
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.
Comments are closed.