Portugal inclui igualdade de gênero no currículo de escolas públicas e privadas

Clique e ouça:

Tem novidade no currículo escolar dos estudantes portugueses de 235 escolas públicas e privadas. Uma demanda desses tempos de ódio contra transexuais e travestis, e que envolve toda a sociedade. A disciplina “cidadania e desenvolvimento” irá incluir discussões sobre igualdade de gênero.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A disciplina faz parte de um projeto experimental de currículo aprovado pelo Ministério da Educação português. Os alunos que participarão do projeto-piloto estão matriculados no ano letivo 2017-2018, já que as aulas em Portugal começaram no mês passado.

Os estudantes estão distribuídos nos três anos do ensino fundamental e do ensino médio. Ou seja, as aulas de cidadania e desenvolvimento serão ofertadas para os alunos do 1°, 5°, 7°e 10° anos, de diferentes formas.

Portugal inclui igualdade de gênero no currículo de escolas públicas e privadas 1
A escola de ensino básico Real Colégio de Portugal, em Lisboa, é uma das participantes do projeto. Foto: Reprodução/Google Maps)

A ideia, segundo o Ministério da Educação, é que os estudantes desenvolvam e participem de projetos que promovam a construção de sociedades mais justas e livres de preconceito, onde os direitos humanos são de todos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto é fruto de rodadas de conversa com estudantes, professores e organizações da sociedade civil em torno da educação para a cidadania no ambiente escolar. A partir desse diálogo, foi criado, em 2016, o Grupo de Trabalho de Educação para a Cidadania.

Ele divide-se em três grupos de conteúdo. No primeiro, estão os temas que devem ser tratados em todos os anos escolares participantes do projeto, incluindo a igualdade de gênero e os direitos humanos. Já o segundo grupo contempla assuntos como mídia e sexualidade, destinado a pelo menos dois dos três ciclos. O terceiro grupo é optativo e inclui tópicos como empreendedorismo, mundo do trabalho e paz.

O Governo também criou um site que reúne materiais elaborados pelo Ministério da Educação junto com entidades públicas da sociedade civil para apoiar as escolas na implementação do projeto.

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,057,168FãsCurtir
2,191,217SeguidoresSeguir
18,368SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Adolescente recusa oferta de R$ 46 milhões por site sobre Covid-19

O que você faz quando tem 17 anos? Pensa em estudar, curtir a balada, se divertir. Mas, não o Avi Schiffmann. Ele construiu um...

Garoto recebe ajuda de gamer profissional e sugere vender latinhas para retribuir

Essa semana muita gente se emocionou com a história do garoto Guilherme, um menino humilde que gosta de jogar um game chamado Free Fire,...

Cliente reclama da camisa de atendente e restaurante faz uma igual para todos os funcionários

O restaurante The Chowder House recebeu um review negativo no Facebook somente por causa da camisa de um de seus atendentes. E sabe o...

Repórter adota cãozinho que não parava de abraçá-lo durante reportagem

Esse doguinho literalmente escolheu seu novo tutor! Geralmente é o contrário, né, não para esse Caramelo, que deu um abraço dengoso no repórter e...

Ator Ary Fontoura conquista a web com posts de receitas, exercícios e jogando videogame!

De um jeito muito despojado, o ator Ary Fontoura, 87 anos, se torna um fenômeno nas redes sociais. ele já ultrapassa o primeiro milhão...

Instagram

Portugal inclui igualdade de gênero no currículo de escolas públicas e privadas 15