Portugal inclui igualdade de gênero no currículo de escolas públicas e privadas

Tem novidade no currículo escolar dos estudantes portugueses de 235 escolas públicas e privadas. Uma demanda desses tempos de ódio contra transexuais e travestis, e que envolve toda a sociedade. A disciplina “cidadania e desenvolvimento” irá incluir discussões sobre igualdade de gênero.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A disciplina faz parte de um projeto experimental de currículo aprovado pelo Ministério da Educação português. Os alunos que participarão do projeto-piloto estão matriculados no ano letivo 2017-2018, já que as aulas em Portugal começaram no mês passado.

Os estudantes estão distribuídos nos três anos do ensino fundamental e do ensino médio. Ou seja, as aulas de cidadania e desenvolvimento serão ofertadas para os alunos do 1°, 5°, 7°e 10° anos, de diferentes formas.

Portugal inclui igualdade de gênero no currículo de escolas públicas e privadas 3
A escola de ensino básico Real Colégio de Portugal, em Lisboa, é uma das participantes do projeto. Foto: Reprodução/Google Maps)

A ideia, segundo o Ministério da Educação, é que os estudantes desenvolvam e participem de projetos que promovam a construção de sociedades mais justas e livres de preconceito, onde os direitos humanos são de todos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto é fruto de rodadas de conversa com estudantes, professores e organizações da sociedade civil em torno da educação para a cidadania no ambiente escolar. A partir desse diálogo, foi criado, em 2016, o Grupo de Trabalho de Educação para a Cidadania.

Ele divide-se em três grupos de conteúdo. No primeiro, estão os temas que devem ser tratados em todos os anos escolares participantes do projeto, incluindo a igualdade de gênero e os direitos humanos. Já o segundo grupo contempla assuntos como mídia e sexualidade, destinado a pelo menos dois dos três ciclos. O terceiro grupo é optativo e inclui tópicos como empreendedorismo, mundo do trabalho e paz.

O Governo também criou um site que reúne materiais elaborados pelo Ministério da Educação junto com entidades públicas da sociedade civil para apoiar as escolas na implementação do projeto.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Portugal inclui igualdade de gênero no currículo de escolas públicas e privadas 5

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,971,659SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vacina de Oxford contra coronavírus começa a ser testada em SP

Começaram em São Paulo os primeiros testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Essa é uma das...

UberMeninas quer que filhas de motoristas parceiros façam carreira em tecnologia

Faz só três anos que a Uber chegou ao país, e milhões de brasileiros já fazem uso frequente da plataforma para ganhar dinheiro e...

Um padre e um ex-traficante se uniram e criaram uma instituição de recuperação de dependentes químicos

Só se é um bom guia, quando já se passou pelo caminho. Essa frase resume em como Célio Luiz Barboza se tornou uns dos grandes...

Ernst & Young americana abre programa que ajuda jovens autistas a encontrarem o 1º emprego

Umas das maiores e mais importantes instituições financeiras do mundo, a Ernst & Young decidiu sair na frente na corrida pela inclusão e acaba...

Cães de rua ganham coleiras que refletem luz de veículos e evitam acidentes

Em Xanxerê, no oeste catarinense, os cães que vivem nas ruas estão recebendo coleiras que refletem a luz de veículos para evitar que eles...

Instagram

Portugal inclui igualdade de gênero no currículo de escolas públicas e privadas 6