Projeto abre mais de 1.500 postos para o descarte correto de pilhas em todo o Brasil

O que você faz com as pilhas velhas de seus aparelhos? É importante considerar o descarte consciente desses objetos para evitar danos ao meio ambiente e até mesmo à saúde. Quando usados e eliminados irregularmente, formam um dos lixos tóxicos mais preocupantes da atualidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O assunto já foi, inclusive, pauta para questão do Enem em 2020. Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias os candidatos foram convidados a refletir sobre as soluções possíveis para o problema da poluição ambiental causada pelos metais pesados contidos em pilhas.

descarte correto de pilhas
Foto: reprodução IDEC

Agora, a Green Eletron, gestora de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, iniciou uma parceria com o Grupo DPSP – responsável pela Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco – e com a Kalunga, para a instalação de novos coletores de pilhas em 1.595 lojas de ambas as redes.

Vantagens do descarte consciente de pilhas

A opção pelo descarte consciente de pilhas não foi sem justificativa. Sua reciclagem possibilita a recuperação do zinco, que é uma matéria-prima importante na fabricação desses objetos. Além disso, pigmentos desse compostos também podem ser utilizados para fabricar pisos cerâmicos e tintas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto ainda encaminhará para destinação correta todos os componentes que não serão reutilizados, evitando que acabem no lixo comum.

descarte correto de pilhas
Foto: Freepik

De acordo com a ONU, o Brasil gera cerca de 2,1 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos – como pilhas, baterias, eletroeletrônicos e seus acessórios – por ano.

O programa Green Recicla Pilhas vem tentando mudar essa estatística e você pode contribuir também. Contabilizando com os postos criados recentemente, o programa somará 6.116 coletores em todo o país – um aumento de 35% em relação ao fim do ano passado, que fechou com 4.521 disponíveis.

Para encontrar o ponto de coleta mais próximo, basta acessar o site da Green Eletron neste link.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Selo Conteúdo Original Razões para Acreditar


Conheça no Cafezoom a história da Marina Aguiar, que foi milagrosamente curada de um câncer, formou-se em Medicina e fez residência em Hematologia no mesmo hospital onde finalizou seu tratamento. Saiu como paciente, voltou como médica!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,638,512SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menino que tentou negociar imóvel pelo OLX consegue comprar casa para família após vaquinha do Razões!

O João com certeza guardará 2020 em um cantinho mais que especial em seu coração. Ele encerrará esse ano com um presentão que ganhou:...

Sapatilhas captam movimentos da dança e transforma em coreografias ilustradas

Uma das melhores coisas da vida é dançar como se ninguém estivesse vendo. Aquela coisa que lava a alma, exercita, alegra e relaxa. (Já...

Educadora cria site para diminuir a falta de informação sobre educação inclusiva: Tem até curso via WhatsApp

O site 'Inclutopia', criado pela pedagoga Fabiana Leme, tem até cursos via WhatsApp sobre educação inclusiva para professores e familiares de alunos.

Separadas por uma janela, idosas fazem crochê ‘juntas’ e cena viraliza; veja o vídeo

O vídeo de duas vovós fazendo crochê em meio ao isolamento social viralizou nas redes sociais. Separadas por uma janela, as idosas aparentam mandar muito...

Instagram