Universidade desenvolve pratos descartáveis feitos de folhas

A preocupação com o uso crescente de recipientes descartáveis poluentes tem incentivado uma equipe de pesquisa da Universidade de Naresuan a desenvolver um processo para fazer tigelas de comida biodegradáveis a partir de folhas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Professores da faculdade de engenharia passaram mais de um ano desenvolvendo o processo, até produzir, finalmente, tigelas utilizáveis e firmes a partir de folhas para substituir os recipientes de isopor.

Por tentativa e erro, a equipe descobriu que folhas da tanga kwao, sak e sai, típicas da região, são as melhores opções para produzir as peças.

Os pratos suportam até água quente, sem vazamento e se degradam naturalmente depois de serem descartadas (de preferência onde haja vegetação, que a sua decomposição não afetará negativamente o solo e os outros organismos naturais).

Sirintip Tantanee, decano da faculdade, disse que a universidade vai coordenar com o município para promover o uso dessas peças nos festivais de comida anuais organizados durante o Sonkran e o Ano Novo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Samorn Hiranpraditsakul, professor de engenharia industrial, disse que a inspiração para desenvolver estes recipientes ecológicos veio de uma visita a um templo no Norte, onde viu as enormes pilhas de descarte.

Segundo o Ciclo Vivo, o processo não foi detalhado, mas os pratos são feitos apenas com materiais naturais. No lugar do verniz, por exemplo, as cientistas usaram o próprio amido para dar mais resistência e brilho aos utensílios.

 pratos descartáveis feitos de folhas

 pratos descartáveis feitos de folhas

Os pratos de folhas da Índia

Lembram que já publicamos aqui mostrando talheres comestíveis desenvolvido por indianos? Pois eles se mostram sábios também na confecção dos pratos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conforme fomos pesquisando sobre o assunto, descobrimos que essa técnica de transformar folhas em recipientes já é usada há muito tempo na Índia, claro que de forma bastante rústica, mas ainda assim muito inventiva.

São chamados de Patravali, e é muito usado em jantares tradicionais, festivais e celebrações, existe até uma empresa que só fabrica esses pratos biodegradáveis por lá, se chama Indian Leaf Plates.

pratos descartáveis feitos de folhas 2

 pratos descartáveis feitos de folhas 2

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 pratos descartáveis feitos de folhas 3

Leia também: Empresa cria talheres comestíveis para combater descarte de opções de plástico na Índia 

Fonte: Bankok Post 

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,265,903SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Amigo é amigo, não importa!

Quem já ouviu aquela velha música que diz "Se tem bigodes de foca, nariz de tamanduá... pois é, amigos de fato!". Esses animais mostram realmente...

Brasileiro realiza sonho de estudar música na Suíça com ajuda de campanha na internet

Weslei Felix Ajarda, de 18 anos, começou cedo na música. Aos três anos, o jovem de Porto Alegre já acompanhava seus pais, Luis Roberto...

Mulher dá carro de presente à adolescente que caminhava 11 km todos os dias até o trabalho

Com um pouquinho a cada dia, a gente muda o mundo sim! Lavonda Myers deu carona para um amigo do seu filho num dia...

Jovem abre a Downlicia e se torna influencer com vídeos de receitas super divertidos

Gabriel Bernardes de Lima, de 24 anos, tem feito sucesso pelas redes sociais com seus vídeos de receita. Ele tem síndrome de Down e,...

Enfermeira adota bebê prematura que nunca foi visitada em hospital

Nascida prematura, com apenas 29 semanas (7 meses), pesando apenas 500 gramas e sofrendo com a síndrome de abstinência neonatal - ocorrida quando um bebê...

Instagram