Empresa produz pratos e talheres de farelo de trigo comestíveis

Uma empresa polonesa produz pratos e talheres a partir de farelo de trigo. Os utensílios são descartáveis, biodegradáveis e comestíveis: se a barriga estiver vazia mesmo depois de comer a refeição, coma o prato e os talheres, sem ter um problema de má digestão.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os produtos da Biotrem, de Varsóvia, são uma alternativa às peças descartáveis feitas de plástico ou papel, pois são compostáveis – demoram apenas 30 dias para se decompor.

A fabricante já produziu mais de 10 milhões de utensílios usando uma matéria-prima abundante, presente em várias regiões do mundo, segundo o SóNotíciaBoa.

Os pratos da Biotrem servem refeições quentes e frias, sólidas e líquidas. Eles podem ser usados em fornos convencionais, micro-ondas, em restaurantes e eventos ao ar livre.

pratos talheres feitos farelo de trigo
Os utensílios são descartáveis, biodegradáveis e comestíveis

O fundador da Biotrem, Jezzy Wysocki, teve a ideia de utilizar farelo de trigo para produzir louça entre o final dos anos 90 e o início dos anos 2000. A família de Wysocki administrava um pequeno negócio de moagem de grãos de trigo que não conseguia competir com as grandes usinas.

Foi quando ele começou a procurar usos para um subproduto da moagem, além de ração animal. Wysocki resolveu apostar todas as suas fichas no novo empreendimento. A Biotrem investiu um montante de 5 milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento dos produtos ecológicos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

pratos talheres feitos farelo de trigo
O produto não deixa ninguém com fome

Eles só perdem para os concorrentes de plástico e papel no quesito preço – um problema principalmente para empresas pequenas. Um conjunto de 10 unidades custa 5 dólares (18 reais), enquanto um de 100 unidades é vendido a 30 dólares (110 reais), por exemplo.

Mas, o responsável pelo marketing da empresa, Artur Bednarz, adverte que os valores não devem ser comparados aos de utensílios de plástico ou papel, mas com preços de outras peças de mesa, com os quais a Biotrem está “praticamente no mesmo nível”.

A empresa acredita que os preços irã diminuir à medida que aumentar sua produção. Não deve demorar muito tempo para que isso aconteça.

pratos talheres feitos farelo de trigo

Bednarz destacou que grandes atacadistas da República Tcheca e Eslováquia estão encomendando “quantidades realmente grandes”. Os produtos têm sido usados em lanchonetes, restaurantes e por organizadores de eventos e bufês.

Recentemente, a Biotrem comprou sua primeira distribuidora americana, a Veri Food, de Coral Gables, no estado da Flórida.

“Estamos vendendo tudo o que a Biotrem produz. Está indo bem”, disse Roberto Cavallini, gerente de marketing da Veri Food. “É como o cereal [de Kellogg] que você come no café da manhã”, acrescentou.

Dá play no vídeo e descubra como é feita a louça de farelo de trigo:

crédito das fotos: Biotrem/Reprodução

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

987,241FãsCurtir
1,760,323SeguidoresSeguir
8,611SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Fábio Assunção dá a volta por cima um ano depois de virar ‘piada’ no Carnaval

É impressionante o quanto as coisas podem mudar em apenas um ano, né? Olha o caso do ator Fábio Assunção, 48 anos. No Carnaval do...

Fotos de abelhas cansadas dormindo de “bumbum pra cima” dentro de flores viralizam

Uma série de fotos de abelhas tirando um cochilo dentro de flores com o bumbum cheio de pólen está fazendo o maior sucesso na...

No Pará, há mais de 40 anos existe um bloquinho infantil que homenageia os animais da Amazônia

Cada vez mais os blocos carnavalescos estão inovando e usando e abusando da criatividade, mas o que falar deste bloquinho infantil, do interior do...

O primeiro dia de aula do menino desnutrido que foi resgatado há um ano

O primeiro dia de aula é uma data marcante, que estabelece que seu filho(a) está crescendo e ganhando o mundo. Mas, para um menino em...

USP retira coágulo de artéria no cérebro e devolve movimentos a vítimas de AVC

Cientistas adjuntos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto desenvolveram uma técnica eficaz na redução de quase a totalidade...

Instagram