A prefeitura de Blumenau (SC) sancionou um projeto de lei que autoriza e regulamenta a doação de sobras de alimentos a quem precisa. Estabelecimentos como restaurantes, padarias, mercearias e lojas de conveniência estão aptos para doar.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Sancionada na última quarta-feira (24), a lei prevê que toda a comida feita “em excesso em bares, restaurantes, padarias e mercados poderá ser destinada a entidades públicas ou privadas de assistência social do município, cabendo às instituições buscarem os alimentos doados”.
[A Ana Paula é uma mulher trans e foi acolhida pela dona de um salão de beleza, após ter sido vista comendo comida do lixo. Tatiana criou uma vaquinha online para ajudar a moradora de rua a recomeçar sua vida do zero, saiba como ajudar aqui.]
Leia Mais
A nova legislação também adiciona à lista de permissões os açougues, as feiras livres e as cozinhas industriais. De autoria do vereador Alexandre Matias (PSDB), o PL entra em vigor em 180 dias.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também:
- Restaurante de Messi doa comida a moradores de rua durante inverno argentino
- Funcionário de restaurante faz ‘quentinha’ de graça para mãe com filho autista que não se alimentava há dias
Só será permitida a doação de alimentos que ficam na cozinha desses espaços, em temperatura e local adequados. Alimentos expostos, como ocorre em buffets, não podem ser repassados às instituições.
Além da doação, o estabelecimento precisa garantir que o alimento seja transportado adequadamente para não estragar até o destino final.
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
Fonte: O Município de Blumenau/Fotos: Divulgação
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.