Prefeitura de Curitiba proíbe carroças puxadas por animais

Escrito por Débora Spitzcovsky, do The Greenest Post

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quem nunca presenciou a situação? Burros ou cavalos carregando pesadas cargas, no meio da rua, debaixo do sol, sem direito a água, sombra ou comida. Pelo menos em Curitiba, cenas como essa estão com os dias contados. A prefeitura sancionou lei que proíbe o uso de veículos de tração animal na cidade.

A fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que contará com o apoio da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito. O cidadão que for pego submetendo um animal a tais condições, esteja ele montado ou não no bicho, será autuado por maus-tratos e perderá a guarda do animal.

“Curitiba dá, mais uma vez, uma demonstração de inovação e sustentabilidade. Há situações, como esta dos animais, em que é preciso dar um basta e avançar. Esta lei é fruto da cidadania, da consciência e da mobilização da sociedade”, diz o prefeito da cidade, Gustavo Fruet, à Agência de Notícias Municipal.

A única exceção a nova regra são os guardas civis e militares, que continuam tendo permissão para andar pelas ruas da cidade montados em cavalos. Alguém avisa que as bicicletas estão aí para isso?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A lei, que deve entrar em vigor em 90 dias, prevê ainda a criação de um grupo de trabalho que ajude a reinserir no mercado profissional as pessoas que, atualmente, dependem de transporte de tração animal para gerar renda, como por exemplo os catadores de papelão.

Curtiu? Outras capitais do Brasil, como Vitória e Recife, já possuem leis semelhantes. No entanto, o país ainda está longe de adotar uma proibição nacional, como aconteceu em Israel, o primeiro país do mundo a proibir carroças puxadas por animais. Quem sabe um dia chegamos lá?

LEIA TAMBÉM: 42 marcas de cosméticos do Brasil que não testam em animais

Para conhecer outras iniciativas inspiradoras, acesse o The Greenest Post! 🙂

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,833,017SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Filha raspa tacos da sala e escreve declaração para pai com Alzheimer

"Escrevi bem grande para que ele não tivesse dificuldade de ler. Aquilo era o que meu coração ditou para minha mão. Fiz com tanto prazer e movida por emoção tão boa que nem percebi o tempo passar", disse Anabela Sabino.

Restaurante aproveita toneladas de comida que seria desperdiçada e aceita o quanto você quiser pagar

O argumento utilizado por grande parte dos agricultores, engenheiros agrônomos e empresas que utilizam ou produzem defensivos agrícolas, um nome menos impactante para os...

Menino vende desenhos no portão de casa para ajudar a família e comprar telas

Kayque coloca seus desenhos à venda no portão de casa por R$1,50 para conseguir dinheiro para as telas e para ajudar a família.

O que essa equipe fez com o morador de rua que dormia na porta do salão vai restaurar sua fé nas pessoas

A mulher leva o homem para dentro do salão, onde os profissionais que trabalham no local cortam o seu cabelo, as unhas e a barba. Mas, isso não é tudo. Ela também alimenta o desabrigado.

25 maravilhas da arquitetura antiga e moderna criadas por arquitetos super inspirados

Mais de 4 bilhões de pessoas vivem em áreas urbanas em todo o mundo. Hoje, projeta-se que até 2050, mais de dois terços da...

Instagram