Prefeitura de BH vai dar emprego para pessoas em situação de rua

Sancionado pelo prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PHS) nesta última quarta-feira, 9, o programa “Estamos Juntos” foi criado com o objetivo de capacitar e dar oportunidades de emprego para a população em situação de rua.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Lei 11.149, de autoria do próprio Executivo, estabelece que indivíduos desabrigados, em situação ou com trajetória de vida nas ruas terão a oportunidade de trabalhar e ganhar seu sustento, seja em cargos públicos, disponibilizados pelo poder executivo ou em empresas parceiras do terceiro setor.

Segundo um levantamento da Prefeitura de Belo Horizonte, a população de rua cresceu 40% na cidade entre os anos de 2016 e 2017, chegando a 4.553 pessoas. O número é corroborado por dados do CECAD, o Cadastro Único da Assistência Social e pode ser ainda maior, haja visto que é necessário se autodeclarar morador de rua.

A secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, lembrou que a ida de tantas pessoas para as ruas está diretamente relacionada à perda de emprego e moradia que tinham previamente.

Leia tambémMorador de rua faz questão de pagar almoço em restaurante nobre de BH e atitude viraliza

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para Maíra, o Estamos Juntos é uma forma de combater a raiz desse problema. “Para criarmos oportunidades de saída das ruas, precisamos de esforços conjuntos, por meio do compartilhamento de responsabilidades entre poder público e sociedade. Nesse sentido, geração de trabalho e renda é fundamental”, disse.

Prefeitura de BH vai dar emprego para pessoas em situação de rua
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Ficará a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico coordenar a iniciativa e realizar a intermediação entre os moradores de rua e o mercado de trabalho.

Enquanto o projeto ainda estava em fase embrionária, a prefeitura fez um levantamento de informações sobre o perfil das pessoas em idade produtiva, identificando as áreas e habilidades dos cidadãos.

Leia tambémMulheres em situação de rua ministram aulas de inglês pela internet

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eventos e encontros com representantes da iniciativa privada estão acontecendo a fim de sensibilizar empresas e patrões a caminharem juntos ao governo para que o programa seja bem-sucedido. “Esse é o momento de aproximar o setor produtivo da cidade, para construir e dar oportunidade para que essas pessoas possam se reintegrar à cidadania”, disse um representante da PBH.

Vagas

Todas as vagas disponibilizadas para o programa serão ofertadas pelo SINE na Central de Captação de Vagas e as empresas vão receber os interessados para entrevista e seleção.

O trabalho anterior à entrevista ficará a cargo das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os interessados em se inscrever no Programa “Estamos Juntos” devem estar em situação de rua ou ter trajetória de vida nas ruas, não possuir vínculo formal de trabalho e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: BHAZ
Foto de capa: Reprodução / BHAZ

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,836,848SeguidoresSeguir
24,779SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Bulldog quer nadar em piscina, mas a mamãe diz não [vídeo]

Um filhote da raça bulldog estava se refescando na água da piscina, mas a mamãe não gostou muito da ideia. Será que que ele...

Sem surpresas: pais arranjam um jeito criativo para que o filho deixe a chupeta

Quem tem filho(a) ou cuida de uma criança sabe: fazê-los largar a chupeta pode ser uma tarefa muito difícil. Minha mãe, por exemplo, disse que...

Uma nova chance! Trans que vivia nas ruas de SP é contratada por salão de beleza

Você provavelmente viu um vídeo da Jéssica Piovani em suas redes sociais há algumas semanas. Ela emocionou muita gente contando sua realidade nas ruas...

Cão se sente culpado por ter roubado brinquedo de bebê e pede desculpas de forma adorável

Já postamos várias vezes aqui no RPA, histórias de animais que mostram ter sentimento e compaixão com outras espécies, incluindo a humana. Pois vejam esse...

Obstetra confecciona à mão mantas para cobrir os bebês que ele traz ao mundo

O médico obstetra Erik Bostrom, 33 anos, não tinha experiência alguma com costura ou mesmo uma costureira na família que pudesse lhe ajudar com...

Instagram

Prefeitura de BH vai dar emprego para pessoas em situação de rua 1