Prefeitura faz parceria com rede de hotéis para acolher pessoas em situação de rua no inverno

O inverno tem sido inclemente desde que chegou ao Brasil (e ao Hemisfério Sul como um todo), no dia 20 de junho. As temperaturas baixaram como não se via há anos, afetando especialmente a população que vive em situação de rua.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para enfrentar essa situação, a Prefeitura de Osasco fez uma parceria com a rede de hotéis  Íbis e, pelo segundo ano seguido, está acolhendo pessoas sem-teto.

O atendimento começou na semana passada e vai se estender até meados de setembro, quando a estação chega ao fim. Ao todo, foram disponibilizadas 30 vagas.

prefeitura faz parceria com hotel acolher pessoas em situação de rua no inverno

Até aqui, 16 pessoas foram encaminhadas para o Hotel Íbis com a ajuda da Secretaria de Assistência Social (SAS) de Osasco.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No hotel, eles recebem 3 refeições por dia, sendo café da manhã, almoço e jantar. O encaminhamento é feito conforme a ocupação do Centro de Acolhida do Jardim Rochdale, na zona Norte.

Recomeço

Entre os acolhidos, está o trabalhador autônomo ‘J.L.’, 56 anos. Ele foi um dos brasileiros que sentiu os efeitos da pandemia ao perder o emprego em 2020, alguns meses após o início do confinamento social. “Estava há 5 meses nessa condição, porque a empresa em que eu trabalhava, em Curitiba, como representante comercial, não suportou a crise e faliu”, comentou.

J.L. estava acolhido no Jardim Rochdale até ser encaminhado para o hotel. Ele é divorciado e pai de uma mulher de 29 anos, que mora em Curitiba (PR).

O autônomo já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19 e tem feito planos de retomar a vida, especialmente agora que conseguiu um emprego em uma construtora da cidade, onde atuará como consultor imobiliário.

“Está sendo um momento muito duro esse da pandemia. Não tive mais como pagar aluguel e faltava tudo: alimento, material de higiene. Mas tenho esperança de que tudo logo voltará ao normal. Sou muito grato a esse suporte que a prefeitura está me dando. Nunca pensei que uma cidade faria isso (acolhimento em hotel). Mostra respeito com o ser humano”, avaliou.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 2020, o Íbis acolheu 71 pessoas em situação de vulnerabilidade, entre os meses de abril e outubro. Também foram acolhidas 100 pessoas no Rochdale (homens e mulheres) e 30 na unidade Centro.

Acolhimento de pessoas

Entre os dias 15 de junho a 15 de setembro, a Prefeitura de Osasco realiza a ‘Operação Inverno’, onde irá fazer abordagens noturnas, oferecendo acolhimento às pessoas que vivem em situação de rua.

O trabalho é considerado crítico quando a temperatura for igual ou inferior a 13 graus. Também é feita arrecadação e entrega de roupas nas ruas para aqueles que não aceitam o acolhimento durante o período da operação.

Fonte: Visão Oeste
Fotos: Reprodução / Visão Oeste

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Prefeitura faz parceria com rede de hotéis para acolher pessoas em situação de rua no inverno 4

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,970,307SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Fotógrafo adia o próprio casamento para clicar casamento de motorista de aplicativo de graça

Daniel Freitas é fotógrafo de família e documental. Um dos mais renomados do mundo, com a agenda sempre muito lotada, ele mudou a data do próprio casamento para atender o sonho do motorista de aplicativo.

Cientistas agora podem regenerar e reimplantar órgãos do corpo

Um grupo de cientistas israelenses desenvolveram uma nova abordagem revolucionária para regenerar e implantar qualquer tipo de órgão sem que o corpo humano o...

Mãe e filho se reencontram em SP após ficarem separados por 24 anos e 9.500 km

Em maio do ano passado, o edifício Wilton Paes de Almeida, no centro de São Paulo, veio abaixo, deixando centenas de famílias sem teto,...

Vizinhos apoiam homem que recebeu carta racista por colocar Papai Noel negro no jardim para filha

Praticamente todo mundo enfeita a sua casa com decoração de Natal, não é verdade? O Chris Kennedy também. Ele coloca seu Papai Noel negro...

Com vocês, Champ, um cãozinho que tem uma vida pra lá de divertida!

Ele está ficando conhecido na web como o cachorro mais feliz do mundo. Champ, assim se chama, é um Golden Retrivier de 10 anos bastante...

Instagram

Prefeitura faz parceria com rede de hotéis para acolher pessoas em situação de rua no inverno 5