Pesquisadores testam primeira vacina contra o mal de Alzheimer

Pesquisadores da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, criaram uma vacina capaz de intervir nos sintomas do mal de Alzheimer e prevenir o surgimento da doença em pessoas que possuem tendência à desenvolvê-la.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A vacina também protege o sistema neurológico e, de acordo com os pesquisadores, há a possibilidade de se usar o próprio sistema imunológico do corpo para frear os efeitos da doença.

A pesquisa foi publicada na Revista Nature, um dos periódicos mais respeitados e prestigiados da comunidade científica mundial.

Segundo o professor Kiran Bhaskar, do departamento de saúde e ciência da Universidade do Novo México, que estuda a doença há décadas, a vacina estava sendo desenvolvida desde 2013.

Leia também: Idosa de 89 anos tem Alzheimer, mas não esquece do grande amor da sua vida: seu marido!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Esses anticorpos parecem ter limpado a proteína tau, um dos componentes essenciais dos emaranhados que encontramos nos cérebros de pacientes com mal de Alzheimer”, explicou ele.

Pesquisadores testam primeira vacina contra o mal de Alzheimer

A doutoranda em Ciências Biomédicas Nicole Maphis, responsável pelo estudo, explica que a vacina atua em uma proteína patológica, a pTau, encontrada abundantemente em pacientes com a doença. De acordo com Nicole, a proteína é um dos componentes dos “emaranhados” que se formam no cérebro dos pacientes com Alzheimer.

A vacina começou a ser testada em camundongos com Alzheimer. Os que receberam a vacina apresentaram um desempenho superior em relação aos demais.

Leia também: Cuba desenvolve primeira vacina contra o câncer de pulmão

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Apesar dos resultados animadores, os cientistas têm um grande desafio pela frente: conseguir financiamento privado para dar continuidade à pesquisa. Para realizar testes em seres humanos, é necessário antes trabalhar em uma versão clínica da vacina.

O custo final para tal empreitada pode chegar à casa das centenas de milhões de dólares, e por isso, o próximo passo para a equipe é a busca por parcerias.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: CBS News/Fotos: Reprodução/CBS

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,638,607SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Milionário chinês transforma a vida das famílias do vilarejo onde nasceu

Felizmente, nem todo mundo que sobe na vida esquece das suas origens. O milionário chinês Xiong Shuihua, de 54 anos, é um desses exemplos....

Fazendeira britânica instala sua própria banda larga e agora abastece comunidades rurais

Investir em tecnologia é também ampliar a informação e a comunicação. Esse pensamento vai de acordo com Christine Conder, fazendeira britânica que leva conexão...

Menino que cata latinhas para competir conquista medalha em torneio

O judoca Victor Ariel, apelidado de "Cobrinha", conquistou a medalha de bronze no Campeonato Paulista de Judô, realizado no sábado passado (8), em São Carlos,...

Mahia Macias, a menina de 7 anos que faz história no futebol uruguaio

Um passe longo dado por um pequeno companheiro de equipe cruza a grande área. Os jogadores do Peñarol estão desesperados tentando roubar a bola...

Cobrador de ônibus ajuda passageiro passando mal e atitude viraliza

Não é todo dia que se encontram atos de gentileza na complicada rotina de quem depende do transporte público. Mas a atitude de um...

Instagram