Pesquisadores testam primeira vacina contra o mal de Alzheimer

Pesquisadores da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, criaram uma vacina capaz de intervir nos sintomas do mal de Alzheimer e prevenir o surgimento da doença em pessoas que possuem tendência à desenvolvê-la.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A vacina também protege o sistema neurológico e, de acordo com os pesquisadores, há a possibilidade de se usar o próprio sistema imunológico do corpo para frear os efeitos da doença.

A pesquisa foi publicada na Revista Nature, um dos periódicos mais respeitados e prestigiados da comunidade científica mundial.

Segundo o professor Kiran Bhaskar, do departamento de saúde e ciência da Universidade do Novo México, que estuda a doença há décadas, a vacina estava sendo desenvolvida desde 2013.

Leia também: Idosa de 89 anos tem Alzheimer, mas não esquece do grande amor da sua vida: seu marido!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Esses anticorpos parecem ter limpado a proteína tau, um dos componentes essenciais dos emaranhados que encontramos nos cérebros de pacientes com mal de Alzheimer”, explicou ele.

Pesquisadores testam primeira vacina contra o mal de Alzheimer

A doutoranda em Ciências Biomédicas Nicole Maphis, responsável pelo estudo, explica que a vacina atua em uma proteína patológica, a pTau, encontrada abundantemente em pacientes com a doença. De acordo com Nicole, a proteína é um dos componentes dos “emaranhados” que se formam no cérebro dos pacientes com Alzheimer.

A vacina começou a ser testada em camundongos com Alzheimer. Os que receberam a vacina apresentaram um desempenho superior em relação aos demais.

Leia também: Cuba desenvolve primeira vacina contra o câncer de pulmão

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Apesar dos resultados animadores, os cientistas têm um grande desafio pela frente: conseguir financiamento privado para dar continuidade à pesquisa. Para realizar testes em seres humanos, é necessário antes trabalhar em uma versão clínica da vacina.

O custo final para tal empreitada pode chegar à casa das centenas de milhões de dólares, e por isso, o próximo passo para a equipe é a busca por parcerias.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: CBS News/Fotos: Reprodução/CBS

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Pesquisadores testam primeira vacina contra o mal de Alzheimer 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,971,659SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Exemplo: tenista dá aula de honestidade em partida profissional

Mais uma vez, o esporte dá um exemplo de honestidade. O tenista norte-americano Jack Sock, 23 anos, não está no TOP 10 dos melhores...

Pague o quanto puder: uma nova forma de pensar a medicina alternativa no Brasil

A Rafaela Rocha tem um projeto mega bacana (desses que te dá orgulho por ser de uma brasileira) de popularização da medicina alternativa: o...

Garoto de 5 anos apaixonado por ônibus realiza sonho no dia do aniversário

Eu tenho certeza que o Luiz Fernando Queppi Campi nunca vai esquecer o aniversário surpresa que ele ganhou esse ano. Esse garotinho, de 5 anos,...

Pedreiro esconde Wally para que crianças de hospital em frente possam encontrá-lo

Por um mundo onde mais atitudes dessas são valorizadas e compartilhadas! O operário Jason Haney, ao ver crianças no Memorial Children's Hospital, EUA, que...

Menino de 10 anos limpa o Sena com ímãs e já pescou mais de 7 toneladas de lixo

Se alguns adultos insistem em não assumir responsabilidade frente ao seu impacto em relação à natureza, o parisiense Raphael, de apenas 10 anos, já...

Instagram

Pesquisadores testam primeira vacina contra o mal de Alzheimer 4