Pesquisadores testam primeira vacina contra o mal de Alzheimer

Pesquisadores da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, criaram uma vacina capaz de intervir nos sintomas do mal de Alzheimer e prevenir o surgimento da doença em pessoas que possuem tendência à desenvolvê-la.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A vacina também protege o sistema neurológico e, de acordo com os pesquisadores, há a possibilidade de se usar o próprio sistema imunológico do corpo para frear os efeitos da doença.

A pesquisa foi publicada na Revista Nature, um dos periódicos mais respeitados e prestigiados da comunidade científica mundial.

Segundo o professor Kiran Bhaskar, do departamento de saúde e ciência da Universidade do Novo México, que estuda a doença há décadas, a vacina estava sendo desenvolvida desde 2013.

Leia também: Idosa de 89 anos tem Alzheimer, mas não esquece do grande amor da sua vida: seu marido!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Esses anticorpos parecem ter limpado a proteína tau, um dos componentes essenciais dos emaranhados que encontramos nos cérebros de pacientes com mal de Alzheimer”, explicou ele.

Pesquisadores testam primeira vacina contra o mal de Alzheimer

A doutoranda em Ciências Biomédicas Nicole Maphis, responsável pelo estudo, explica que a vacina atua em uma proteína patológica, a pTau, encontrada abundantemente em pacientes com a doença. De acordo com Nicole, a proteína é um dos componentes dos “emaranhados” que se formam no cérebro dos pacientes com Alzheimer.

A vacina começou a ser testada em camundongos com Alzheimer. Os que receberam a vacina apresentaram um desempenho superior em relação aos demais.

Leia também: Cuba desenvolve primeira vacina contra o câncer de pulmão

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Apesar dos resultados animadores, os cientistas têm um grande desafio pela frente: conseguir financiamento privado para dar continuidade à pesquisa. Para realizar testes em seres humanos, é necessário antes trabalhar em uma versão clínica da vacina.

O custo final para tal empreitada pode chegar à casa das centenas de milhões de dólares, e por isso, o próximo passo para a equipe é a busca por parcerias.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: CBS News/Fotos: Reprodução/CBS

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,271,435SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Irmãs indianas que nasceram cegas enxergam o mundo pela primeira vez

As irmãs Sonia e Anita, de 12 e 6 anos, nasceram sem a visão. Assim como milhões de indianos rurais, a família das irmãs não tinha...

Este adorável gatinho tem olhos hipnotizantes como o de uma coruja

Seu olhar hipnotizante parece com o das corujas.

Cuba é o 1º país a erradicar casos de transmissão de HIV de mães para filhos

Cuba foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o primeiro país a eliminar a transmissão do HIV de mãe para filho, além...

Depois de 29 anos, jovem escuta sua voz pela primeira vez

Já falamos aqui no RPA sobre como foi a reação de um bebê ao ouvir pela primeira vez aos 8 meses de vida, e mostramos...

Em lindo gesto, enfermeiro abraça paciente com Down para dar oxigênio no AM

O enfermeiro Raimundo Nogueira Matos abraçou um paciente com síndrome de Down para dar oxigênio em um hospital de campanha em Caapiranga, no interior...

Instagram

Pesquisadores testam primeira vacina contra o mal de Alzheimer 2