Primeiro formando negro e trans da Unb, Marcelo Caetano faz discurso emocionante

As universidades públicas ainda são espaços privilegiados de uma parcela da sociedade, embora o ingresso de pessoas vindas das camadas mais pobres e excluídas tenha crescido nos últimos anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O ingresso exige muita dedicação, ainda mais pra quem não teve a oportunidade de estudar nos melhores colégios e frequentar cursinhos pré-vestibulares que são mais caros do que uma faculdade.

Primeiro negro e transexual a se formar na Universidade de Brasília (UnB), Marcelo Caetano Zoby, 25, pode se orgulhar de garantir o direito de ser (re)conhecido pelo seu nome social.

No seu discurso de formatura, Marcelo expôs a seletividade do curso de Ciência Política. Ele fez críticas pertinentes à academia, à polícia e à sociedade, arrancando aplausos de grande parte do auditório.

“A universidade é para quê? Para cabe quem?”; “Seu olhar branco, macho e eurocentrado justifica-se com metodologia” e “Como cientistas políticos temos lugar para dizer o que é democracia (…), Estado Democrático de Direito é seu nome. Será mesmo?”, provocou Marcelo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assista ao discurso na íntegra:

1-8-e1456176871479

12744719_10153946781557351_7436730689375394531_n-e1456176880502

Fotos: Reprodução

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,498,345SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Igreja Evangélica doa onze mil reais para reconstrução de terreiro de candomblé no RJ

É tão bonito quando as pessoas respeitam a religião do outro, concordam? E é ainda mais nobre quando as pessoas lembram do mais importante:...

Jovem formado em Direito faz linda homenagem aos pais no dia da formatura

Uma cena na colação de grau da turma do curso de Direito de uma faculdade privada de Teresina, no Piauí, chamou a atenção de...

Amigos brasileiros criam tintas orgânicas que não prejudicam as crianças e o meio ambiente

A amada mãe natureza nos dá absolutamente todos os recursos para sermos felizes. Se ainda restam dúvidas, olha só essa ideia simples e ao...

Em Camarões, estudantes produzem canoas com garrafas PET

Eles também produzem móveis, artigos de decoraçao e até casas ecológicas. Tudo isso usando garrafas PET descartadas em rios e lagos.

Jovem de 19 anos descobre câncer raro após nascimento da filha e dá exemplo de vida e força!

A Fernanda tem apenas 19 anos e uma força incrível. Desde o nascimento da sua filhinha, que hoje tem 3 anos, ela luta contra...

Instagram