Após ter pulmão destruído pela Covid, empresário realiza 1º transplante bem-sucedido do Brasil

Após ter tido o órgão comprometido pela Covid-19, José Hipólito Correia Costa, 61 anos, comemorará três meses de um transplante de pulmão inédito no país, realizado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O procedimento, na verdade, é o segundo realizado com paciente que teve Covid-19 no hospital, porém, sem sucesso no primeiro. Ao redor do mundo, foram realizados cerca de 50 transplantes deste tipo desde o início da pandemia.

Depois de quase sete meses de internação hospitalar e uma fibrose irreversível, com 88 dias ligado à Ecmo, uma espécie de pulmão artificial, o empresário terá alta no próximo dia 14. A cirurgia que salvou sua vida demorou 10 horas e envolveu 7 profissionais.

Para ser priorizado na lista de transplantes, o empresário tinha três fatores a seu favor: ser muito saudável antes da Covid, já que caminhava 15 km diariamente; ter os outros órgãos preservados; e autorizar o transplante, pois foi acordado durante a sedação.

Equipe que operou José

Além de ser a primeira pessoa a passar por um procedimento deste com sucesso no país, José viveu outro momento inédito: ele ficou quase três meses ligado ao pulmão artificial, tempo que nenhum outro paciente do Hospital Albert Einstein tinha ficado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

médico em corredor hospital
Dr. Marcos Samano, cirurgião torácico que fez parte da equipe. Foto: Keiny Andrade/Folhapress

médico parte de fora hospital
José Eduardo Afonso Junior, pneumologista e coordenador do programa de transplantes do Hospital Albert Einstein. Foto: Keiny Andrade/Folhapress

José foi internado no dia 18 de outubro de 2020, mas, no dia 14 de fevereiro de 2021, às 3h, a melhor notícia chegou: havia um órgão compatível para o empresário no interior paulista.

“Foi quando eu tive a certeza da resposta de todas as nossas orações. Senti a presença de Deus. Nossa gratidão eterna ao doador e seus familiares”, conta Ana, 57, esposa de José.

Fonte: Folha de S. Paulo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM








Após ter pulmão destruído pela Covid, empresário realiza 1º transplante bem-sucedido do Brasil 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,144,388SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Bombeiros australianos posam com animais resgatados para calendário 2021 e fotos viralizam

Chegando 2021 e todo mundo já começou a renovar os calendários. E na Austrália, um grupo de bombeiros teve a ideia de posar com...

Com pratos simples, publicação de jovem que sonha ser chef de cozinha viraliza

O adolescente Paulo, 16 anos, conquistou milhares de admiradores na semana passada. Paulo publicou no seu Facebook fotos de comidinhas que ele mesmo faz...

Vendedor de água compra sua casa após vaquinha do Razões

Lembra do Taivan Clemerson? O vendedor de água de Balsas (MA)? Então, após sua vaquinha na Voaa, ele conseguiu comprar a sua casinha! Siim, isso...

Artistas lançam campanha para promover cultura quilombola

No início de 2018, o artista Evandro Angerami e a diretora de arte e pesquisadora cultural Julia Paranaguá pegam estrada rumo à Chapada Diamantina,...

Cientistas britânicos imprimem córnea humana em 3D

A descoberta dá esperança a milhões de pessoas ao redor do mundo que aguardam uma doação de córnea para não ficarem cegas.

Instagram

Após ter pulmão destruído pela Covid, empresário realiza 1º transplante bem-sucedido do Brasil 2