Transplante inédito de traqueia leva esperança a pacientes intubados por Covid-19

O primeiro transplante de traqueia bem-sucedido do mundo poderá ajudar pacientes com Covid-19 que tiveram danos no órgão decorrentes da intubação. O anúncio foi feito por médicos do hospital Mount Sinai, em Nova York (EUA).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sonia Sein, de 56 anos, foi submetida à cirurgia em janeiro, depois de ficar intubada por várias semanas após um forte ataque de asma em 2014. A cirurgia foi liderada pelo cirurgião e pesquisador Eric Genden.

O que torna o transplante de traqueia uma missão quase impossível é sua delicada estrutura de fornecimento de sangue. Garden descobriu que algumas das artérias que passam pela glândula tireoide e outras que se conectam ao esôfago também fornecem sangue para a traqueia.

médicos reunidos paciente primeiro transplante traqueia mundo
Cirurgia durou 18 horas e contou com participação de 50 especialistas. Foto: Mount Sinai

Sabendo disso, o médico se sentiu seguro para realizar o procedimento inédito em Sein, que respirava por traqueostomia e corria o risco de sufocamento e morte.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cirurgia delicada

Após 18 horas de procedimento, que envolveu mais de 50 profissionais, entre cirurgiões, enfermeiros, anestesistas e médicos residentes, a paciente está se recuperando bem. Pela primeira vez, em seis anos, a assistente social consegue respirar pela boca.

Ela ainda tem um orifício na garganta, por onde os médicos inserem uma sonda para fazer exames, mas que será fechado em breve.

Apesar de trazer esperança a pessoas que sofreram danos na traqueia por queimaduras, doenças congênitas e intubação, Garden considera que há um longo caminho pela frente até que o transplante de traqueia se torne comum.

Sobre Sein, a primeira coisa que ela deseja fazer com sua nova traqueia é passear na praia e sentir a areia entre os dedos dos seus pés.

Veja o vídeo que revela detalhes da cirurgia (áudio em inglês):

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,562,206SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Coletor de lixo salva a vida de casal de idosos preso em casa pegando fogo

Um casal de idosos teve a sua vida salva graças a um coletor de lixo que estava passando na hora certa e no lugar...

Adolescente leva irmã com doença terminal para o baile de formatura para realizar um de seus últimos desejos

Aos seis anos, a pequena norte-americana Rebekah Spader foi diagnosticada com Síndrome Mielodisplásica, um câncer de medula óssea. Ela lutou durante os quatro anos...

Menino cego aprende a surfar e ganha ‘foto 3D’ de recordação da instrutora

Gui é cego e sempre quis surfar. Na quarta-feira (5), ele realizou o sonho com a ajuda da instrutora Didi Del Monaco. O menino aprendeu...

Cantor que fez show só para os pais se apresenta com Fernando e Sorocaba e canta para milhares

O cantor Gabriel Smaniotto, 26 anos, realizou um show em Foz do Iguaçu (PR) em comemoração aos 105 anos da cidade. Ele só não...

Debaixo de chuva forte, 5 mil pessoas fazem fila para doar medula para menino com câncer

Era um dia de forte chuva em Worcester, na Inglaterra, e cinco mil pessoas aguardavam numa fila, onde ficaram por horas, para saber quem...

Instagram