Universidade obtém patente de processo que transforma casca de coco verde em etanol no ES

A concessão da patente de um novo processo na área de biotecnologia foi conquistada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O processo promete transformar a matéria da casca de cocos verdes em etanol.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O responsável pela pesquisa envolvendo o coco verde  foi o Laboratório de Biotecnologia Aplicada ao Agronegócio, juntamente ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Ufes.

Essa é a sétima patente que o Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) confere à Ufes nos últimos anos. Assim como já esperado, a universidade classificou o processo de transformar coco em etanol como uma alternativa inovadora e sustentável.

faculdade transforma coco em etanol
Foto: Conexão Capixaba

O processo aproveita e elimina ainda mais os resíduos gerados pela atividade agroindustrial, além de ser uma alternativa economicamente viável na busca por novas fontes de etanol.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A estudante de doutorado Érica Albuquerque e os professores Antônio Alberto Fernandes e Patrícia Fernandes participaram ativamente das pesquisas para alcançar esse resultado: O professor Fernandes explica:

“O processo utiliza-se de enzimas celulases sob alta pressão hidrostática e temperatura moderada para atividade celulásica como parte do processo de sacarificação para a produção do bioetanol celulósico.”

Ainda segundo ele, “o método pode ser utilizado na indústria de biocombustíveis, que utiliza a hidrólise enzimática como parte do processo de sacarificação para a produção de etanol.”

Fonte: Jornal Cana

Quer ver um vídeo inspirador? Dá um play!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,575,137SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Samsung cria estiloso vaso de flores que apaga incêndios ao ser arremessado

Em setembro do ano passado, uma das subsidiárias da gigante sul-coreana Samsung, a Cheil Worldwide, anunciou o lançamento do Firevase (vaso de fogo, em...

Noivo desiste do casamento e mulher faz memes para superar término no DF

Qual a melhor forma de superar o término de um casamento? Uns choram, outros bebem, ficam deprimidos, mas essa mulher teve uma reação diferente...

Nego do Borel hospeda em hotel de luxo mulher que levou ‘bolo’ em aeroporto

Michele Paula pegou um voo de Curitiba para Rio de Janeiro, na quarta-feira (19), para conhecer um 'boy' que conheceu na internet. Ela aterrissou pela...

Autista brasileiro monta réplica da Estátua da Liberdade com 1685 peças de Lego!

"Desde o seu nascimento ele vem superando desafios, desde o diagnóstico do autismo o coloco para desafiar seus limites. [...] Ele sempre supera minhas expectativas e faz meu coração transbordar de alegria", afirma a mãe, orgulhosa.

Jovem que venceu transtornos alimentares ajuda outras pessoas a se recuperarem

Após se recuperar, ela criou o blog Despedida de Ana e Mia, para ajudar outras pessoas que estão passando pelos mesmos problemas que ela enfrentou no passado. Em dezembro de 2015, ela também criou um canal no YouTube, o De Bem Comigo, para falar sobre transtornos alimentares como forma de alerta, e abordar a questão da autoestima.

Instagram