Professor de SP conserta respiradores de graça e compartilha conhecimento pela internet

Clique e ouça:

Na cidade de Batatais, interior de São Paulo, o professor de mecânica Luciano dos Reis, não somente está consertando gratuitamente respiradores de hospitais, como ensinando as pessoas a consertar de graça pela internet.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Preocupado com o atual cenário, já que o Brasil hoje é o novo epicentro da pandemia do coronavírus, ele decidiu se mobilizar através desta iniciativa incrível e eficaz.

molde máscaras proteção 1
Foto: reprodução EPTV

Esta foi uma maneira eficaz que ele encontrou de contribuir no combate à pandemia e usar todo o conhecimento adquirido depois de anos de profissão. Além disto, ele também está mobilizando amigos para produzir e doar máscaras e aventais.

molde máscaras proteção 2
Foto: acervo pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como tudo começou

A iniciativa começou quando Luciano teve a ideia de duplicar peças de respiradores com impressoras 3D.

Como ele tem uma empresa de usinagem, sua intenção era criar um protótipo de baixo custo para suprir as demandas dos hospitais. Porém, em visitas aos hospitais, ele percebeu que inúmeros aparelhos estavam quebrados.

molde máscaras proteção 3
Foto: acervo pessoal

Segundo ele, o principal problema é com as válvulas. Como são elas que controlam a distribuição de oxigênio e a retirada do gás carbônico, o aparelho não consegue distribuir oxigênio suficiente e os pacientes não conseguem se recuperar.

“A gente não espera nada em troca, a não ser uma oração, um ‘muito obrigado’ e saber que o próximo vai estar bem no dia de amanhã”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Canal Coronavírus: veja boas notícias, vagas home-office e como ajudar pequenos negócios clicando aqui.

A importância de seu trabalho

Só para você ter uma ideia da importância do trabalho que Luciano tem feito, cada válvula nova pode custar até R$ 2,8 mil, o que inviabiliza a compra de novas em plena crise. Porém, Luciano pode fazê-las por apenas 10 reais e em apenas 5 minutos!

molde máscaras proteção 4
Foto: acervo pessoal

Impossibilitado de viajar grandes distâncias devido à quarentena, ele começou a receber diversas mensagens de pessoas pedindo orientações. A partir de então, o engenheiro começou a compartilhar seu conhecimento e ensinar as pessoas a consertarem seus respiradores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

molde máscaras proteção 5
Foto: reprodução EPTV

Segundo ele, as mensagens vieram de todo o Brasil e, inclusive do Chile. Por telefone ou vídeo chamada, Luciano envia o molde das válvulas e ainda passa o tempo que for necessário para dar todas as instruções.

Doações

As ações de solidariedade dele não param por aí! Luciano já conseguiu mobilizar cerca de 8 amigos e juntos eles distribuíram 15 mil máscaras de tecido, 4,5 mil máscaras de acetato, 1,3 mil gorros e 200 aventais de TNT para profissionais da saúde. Que exemplo de cidadão!

Fonte: G1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,077,383FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,602SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Confeiteira é humilhada por cobrar taxa de entrega de R$2 e recebe apoio de internautas

A confeiteira Ângela Oliveira foi humilhada por uma cliente que se recusou a pagar a taxa de entrega do seu bolo de pote. Na troca...

Sogro anda de mãos dadas com genro para ajudá-lo a superar medo de sair na rua com o namorado

Fran guarda algumas memórias ruins de um passado recente, quando ele sofreu preconceito por ser homossexual. O jovem foi agredido fisicamente, além de ter passado...

Policial compra bolo de aniversário para jovem que chorava por terem esquecido a data

O que você faria se todo mundo que você conhecesse esquecesse de seu aniversário? Esta situação, hipotética para muitos, aconteceu com um garoto tailandês....

Após 8 anos presos em gaiolas, leões de circo são resgatados e pisam na grama pela primeira vez

Não é de hoje que percebemos uma mudança radical nos cuidados aos animais de circo. O público tem cobrado mais responsabilidade com espaço, alimentação...

Depois da formatura, ela foi até o trabalho de seu pai, que é pedreiro, para agradecê-lo

Se tem uma coisa que a paraguaia Yudit Romero reconhece é o sacrifício que o pai fez para lhe dar a melhor educação possível. Don...

Instagram

Professor de SP conserta respiradores de graça e compartilha conhecimento pela internet 14