Professor de escola pública empodera alunos através da fotografia

Como acabar com a visão superficial que alguns professores têm dos seus alunos? Foi a partir dessa pergunta que o professor de Filosofia Thiago Santos, do Colégio Estadual Rubens Farrulla, em São João de Meriti (RJ), criou o projeto “Vozes”, uma exposição fotográfica para combater os julgamentos estereotipados dos estudantes da escola pública na Baixada Fluminense.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O professor viu na fotografia um canal para dar voz aos estudantes. “Minha ideia surgiu de um grande desconforto que comecei a sentir ao ficar na sala dos professores. Eles não tentam realmente entender o que existe por trás do aluno, como é a cultura dele ou como os estudantes se expressam, seus hábitos sociais”, explicou Thiago, que é graduado pela UFF (Universidade Federal Fluminense). “Por isso a sala dos professores sempre foi um lugar desagradável pra mim. Lá eles [os professores] colocam todas as frustrações, todos os preconceitos.”
A exposição “Vozes” reúne 40 fotografias que estão expostas em dois grandes corredores do colégio. “Os alunos se sentiram representados e claramente gostaram da ideia. Inclusive, vários reclamaram que não estavam ali [nas paredes].”
O projeto levou dois anos para ficar pronto. O professor lembra que não usou nenhum critério específico para selecionar os alunos fotografados do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. “Primeiro comecei a levar minha câmera para o pátio e comecei a tirar fotos sem compromisso. Depois convidei os alunos. Quem teve interesse, me procurou.”
Leia Mais
As legendas das fotos foram selecionadas de frases e trechos de músicas escritos pelos alunos em uma atividade cujo título era: “Carta para a escola”. “Eu pedi que eles imaginassem a escola como uma pessoa e pedi que eles falassem tudo o que gostariam de falar no texto e no final que eles dedicassem uma música para a escola. Recebi mais duas mil redações nesse formato”, lembrou animado.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para quem estiver a fim de visitar a exposição, o endereço da escola é avenida Plácido Figueiredo Júnior, s/n°, Vila Rosali. No período das férias, a visitação acontece das 10h às 16h.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
via [Uol]