O professor de educação física Gean Sampaio, 26 anos, conquistou milhares de admiradores nas redes sociais ao mostrar a rotina de aprendizado e inclusão dos seus pequenos alunos em Londrina (PR).
“Hoje você não vê uma criança falar que quer ser professora. Ela fala que quer ser médico, que ser advogado, artista, mas nenhuma quer ser professora. A gente tem que mostrar que são os professores que formam todas as outras profissões”, disse Gean, em defesa da educação.
Gean está concorrendo na categoria Educação, do Prêmio Razões Para Acreditar, premiação que destaca histórias de pessoas reais. Clique aqui e vote!
Conhecido no ambiente escolar e agora também na internet como Tio Gean, o professor tem mostrado sua rotina com as crianças de 3 escolas que trabalha por meio de vídeos curtos, postados no Instagram e no TikTok.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Um deles viralizou internacionalmente, alcançando mais de 50 milhões de visualizações e compartilhamentos. Nele, o paranaense aparece pulando corda com Heitor Oliveira, uma criança de 6 anos que tem paralisia cerebral, no colo.
“Com a internet, tudo tomou uma proporção muito grande e eu tô amando, porque quero não apenas ser visto, mas que meus alunos, principalmente o Heitor, sejam vistos, que a educação seja vista. Por que não olhar para a educação, para os professores, que são apagados? Tem vários outros professores novos que estão tentando mostrar uma educação diferente, mostrar que nós merecemos”, refletiu.
Ver essa foto no Instagram
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Importância dos vídeos
Hoje, Gean leciona para crianças que vão dos 6 meses aos 10 anos de idade.
Desde setembro do ano passado, ele começou a mostrar na internet sua rotina com os pequenos estudantes, graças a um aluno, que pediu para o professor gravar um vídeo dele que seria publicado no TikTok.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Houve uma enorme repercussão do vídeo, que acabou inspirando Gean a gravar mais.
Gean está concorrendo na categoria Educação, do Prêmio Razões Para Acreditar, premiação que destaca histórias de pessoas reais. Clique aqui e vote!
Em janeiro deste ano, o professor caiu nas graças do público. “Quando comecei a falar da escola, ganhei 26 mil seguidores e fiquei travado nisso. No dia 25, uma página pediu pra compartilhar um vídeo meu com o Heitor. Eu deixei e aí foi repercutindo e os números aumentando”, contou ele, que tem agora mais de 150 mil seguidores no Instagram.
Em entrevista ao portal Ana Maria, o educador físico disse que seus vídeos com Heitor em particular são muito importantes, haja visto que por meio dele são abordados nos vídeos temas sobre inclusão. “Várias escolas já estão se adequando, pedindo autorização aos pais para que as crianças possam aparecer nas redes sociais. Eu acho isso lindo”.
“Quero que o Heitor seja visto, seja ajudado, que as pessoas tenham um olhar diferente pra inclusão e, principalmente, para as crianças, que necessitam de professores que façam a diferença”, ressaltou.
Processo de adaptação
Além de Heitor, o educador físico afirma ter vários estudantes que se destacam pela espontaneidade e carisma. Além disso, garante: é um mais engraçado que o outro!
“Eles dançam, fazem bagunça, então cada dia tem uma pérola diferente. Criança é mais fácil de lidar porque, longe dos pais, elas são outras, então você consegue lidar com elas”, afirmou.
Depois das semanas iniciais de adaptação no ambiente escolar, eles logo se soltam. “É o momento em que a criança não é acostumada comigo, porque não me vê frequentemente. Até ela me aceitar é um pouco difícil, porque não consigo chegar nela. Tem que ter toda uma calma, um cuidado, um amor com aquela criança que está em um processo para aceitar o Tio Gean”, explicou.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Ana Maria
Fotos: Reprodução / Instagram: @geansampaiio