Professor goiano é indicado ao “Nobel da Educação” 2021: ‘Honrado em representar a escola pública’

Cientista, doutorando e professor de matemática: o goiano Greiton Toledo de Azevedo, de Ipameri (GO), se tornou o único representante brasileiro no prêmio “Global Teacher Prize 2021”, também chamado de ‘Nobel da Educação’.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Greiton é docente no Instituto Federal Goiano e adora ensinar matemática estimulando os alunos a pensar como cientistas e a criar jogos e atividades que ajudem no tratamento dos sintomas do Parkinson.

O prêmio Global Teacher Prize está em sua 8ª edição e já é considerado o de maior reconhecimento na área: todos os anos, ele premia o melhor professor entre os indicados avaliando qual deles teve uma atuação excepcional e que deixa uma contribuição única à profissão. Cada ganhador leva, além do título, US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,3 milhões).

Toda vida Greiton estudou em escolas públicas. A partir dos 13, apaixonou-se pela arte de ensinar, sonhando em se tornar professor. Em 2016, já atuando como educador, ele foi um dos vencedores do prêmio Educador Nota 10.

professor goiano indicado nobel educação 2021

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ensinando crianças e jovens há 11 anos, o professor busca oferecer mais do que apenas aulas teóricas para os estudantes. Por isso, criou o Mattics, projeto em que os estudantes criam jogos e atividades, de maneira sustentável e que ajudam no tratamento de pessoas com Parkinson.

“Eles criam soluções para problemas reais da sociedade por meio da matemática e da robótica. Isso os encoraja a ver e interpretar situações reais em que ela se aplica e começam a ver sentido e desenvolvem gosto pela matemática”, descreveu.

A coordenadora Raquel Moreira Barros, que gerenciava um hospital em Anápolis (GO), contou que recebia essas atividades desenvolvidas pela turma de Greiton e repassava aos pacientes com Parkinson.

A resposta deles sempre foi muito positiva, uma vez que se beneficiavam muito desse trabalho e só pararam de recebê-los por causa da pandemia da Covid-19. “Jogos ajudavam na parte motora, de coordenação, concentração, equilíbrio. Tudo isso eles desenvolviam muito”, lembrou.

professor goiano indicado nobel educação 2021

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para o educador goiano, apenas “estar entre os 50 finalistas do prêmio”, entre mais de 8 mil profissionais de 121 países que se inscreveram já é uma grande realização.

Antes do resultado, um júri analisa a história do professor e o impacto que ele vem causando na sociedade em que está inserido.

“Fico muito honrado de poder representar a escola pública, porque sou fruto e professor dela. A gente precisa impactar a vida das pessoas por meio da ciência brasileira, por meio do ensino da matemática. […] É possível trazer impacto social pelo conhecimento escolar na educação pública”, disse.

O estudante Guilherme Dias, ex-aluno de Greiton, explicou que as aulas do professor são mesmo diferentes, porque mostram a matemática por outros ângulos, diferentes daqueles conhecidos pelos jovens.

“A matemática tem de fato um potencial prático, que é muito complicado de se ver no ensino médio. O Greiton é a manifestação desse ensino de vanguarda. É completamente diferente do que a gente está acostumado e do que é parte das instituições de educação no Brasil. Para nós, é um orgulho imenso”, completou.

Veja também:

Fonte: Olha Goiás
Fotos: Arquivo pessoal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Internautas tentam ajudar negócios de comerciantes idosos e fazem fila para comprar: vídeo

Foi preciso apenas uma entrevista emocionada, para que uma linda corrente de empatia e solidariedade se formasse e a vida desse casal de idosos...

Cachorro cai em rio e é salvo graças a união de cinco pessoas: corrente humana

Em uma pequena cidade no sudeste do Cazaquistão, essa cena mostra que a união faz a força! Um cachorro caiu em um rio com...

Engenheiro cria biscoito nutritivo que elimina a anemia infantil em um mês

Um engenheiro agrônomo peruano desenvolveu um biscoito com alto teor de ferro criado para acabar com a anemia infantil em no máximo um mês....

Mutirão do bem retira 18 toneladas de lixo do Rio Capibaribe em Recife (PE)

Um mutirão que reuniu mais de 100 voluntários e pescadores de Recife, em Pernambuco, retirou 18 toneladas de lixo que contaminavam o Rio Capibaribe,...

Todo ano engenheiro reúne mais de 2 mil crianças carentes em casa para festa de Natal

O engenheiro civil Marcelo Almeida Lima, 60 anos, de Teresina (PI), há 40 anos, reúne em sua casa mais de 2 mil crianças carentes...

Instagram

Professor goiano é indicado ao "Nobel da Educação" 2021: 'Honrado em representar a escola pública' 1