O sonho do cearense Ivan do Cajueiro, 69 anos, era ter uma sanfona para tocar com os amigos. E não é que um professor universitário de São Paulo mobilizou milhares de pessoas para a realização do sonho do idoso?! ❤
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Foi o professor universitário Victor Hugo que abraçou a missão. Ele conheceu o Seu Ivan em uma de suas viagens pelo projeto autoral “Canudos” quando passou por Tabuleiro do Norte, no Ceará.
Inclusive, ele está com a missão de realizar um outro sonho, agora no sertão baiano.
Leia Mais
O projeto Forte Severina pretende construir um ateliê de costura para um grupo de mulheres que busca independência financeira. Clique aqui e contribua com a sua vaquinha na VOAA.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Pois bem, após o encontro, o professor prometeu voltar com a tão sonhada sanfona! Através de seu outro projeto, Ser Tão Sonhador, ele conseguiu arrecadar fundos para a compra da sanfona do Seu Ivan. Olha a felicidade dele, gente!
Ver essa foto no Instagram
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Essas lindas ações integram os trabalhos da ONG fundada pelo próprio professor, o Instituto Brasileiro de Expedições Sociais (IBES).
O encontro do Seu Ivan com o professor
Viajando pelo Ceará, Victor se deparou com um idoso de 69 anos segurando o seu berimbau improvisado, feito por ele mesmo na década de 60, com pedaços e fios de ferro e uma travessa de inox de salada. Era o Seu Ivan!
“Eu estava viajando pelo Ceará. Quando estava em Tabuleiro do Norte, vi o Seu Ivan em uma moto na beira da BR-116. Achei ele uma figura peculiar. Ele estava todo de azul em uma motocicleta vermelha e ele tem albinismo. Os contrastes das cores me chamaram bastante atenção para fotografar”, relatou.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Convidado a conhecer a sua casa, o idoso e músico contou a Victor do sonho de ter uma sanfona para tocar com os amigos. Foi quando Victor mobilizou a internet para realizar esse sonho.
Olha o seu Ivan com a sanfona, aôôô!
Ver essa foto no Instagram
Conheça mais sobre o trabalho do professor
Victor Hugo é professor de saúde pública e epidemiologia na Universidade de São Paulo.
Ele possui vários projetos sociais vinculados à sua ONG Instituto Brasileiro de Expedições Sociais (IBES).
O professor viaja o país todo para conhecer projetos, histórias e sonhos, e assim, realizá-los.
Conheça mais sobre o seu trabalho no site do Instituto Brasileiro de Expedições Sociais. ❤
Mulheres sonham em ter o próprio ateliê para geração de renda e empoderamento
Bem no sertão baiano, na cidade de Canudos, mulheres de comunidades carentes se uniram para ganhar sua independência financeira. Uma máquina de costura e a vontade de aprender foram suficientes!
Através do seu projeto Canudos, Victor agora está com a campanha na VOAA para realizar o sonho dessas mulheres de construírem o ateliê. Clique aqui e contribua.
As mulheres, que dividiam uma máquina de costura, hoje, com a iniciativa do projeto Canudos, conseguiram doação de mais sete máquinas. Vejam que lindas!
Ver essa foto no Instagram
Mais do que profissionalizar essas mulheres, o projeto leva renda e empoderamento!
“O primeiro passo para superar a situação de vulnerabilidade social é romper com o isolamento. Uma pessoa, quando se junta a outras em situação semelhante, amplia centenas de vezes suas possibilidades de emancipação social e econômica”, disse Victor.
Vamos dar uma força pra essa mulherada!? Clique aqui e apoie.
Com informações do Tribuna do Ceará
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.