Professor passa um ano pedalando pelo Brasil para criar documentário sobre a importância da água

Além de ser o recurso natural mais importante do planeta, a água potável é essencial para a sobrevivência humana. E com o objetivo de compartilhar a importância da preservação e do valor deste bem inestimável, o professor de Geografia Márcio Francisco Martins passou um ano pedalando pelo Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Márcio Francisco Martins durante sua viagem de bicicleta pelo Brasil para criar documentário sobre a importância da água
Foto: projeto Pedalágua

Ao longo deste período, ele passou por 13 estados de bicicleta documentando a abundância de água que temos em nosso país. Através da pergunta “Qual o valor da água para você?”, ele passou por diversas aventuras, conheceu muita gente e acaba de lançar a série documental Pedalágua, disponível gratuitamente no Youtube.

Márcio Francisco Martins durante sua viagem de bicicleta pelo Brasil para criar documentário sobre a importância da água
Foto: projeto Pedalágua

Da Bahia até Minas Gerais, no maior desastre ambiental do Brasil – no Rio Doce, passando por Amazônia, Nordeste, favelas do Rio de Janeiro e São Paulo, Márcio encontrou diversos cenários, o que enriquece o debate presente em seu projeto quanto à conscientização em relação às questões ambientais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mapa do projeto Pedalágua
Foto: projeto Pedalágua

Como tudo começou

A ideia surgiu em 2015, quando o professor pensou em como enriquecer as aulas de Geografia. Na época, só se falava da seca e da tragédia do Rio Doce.

E o que ele encontrou foram “dois Brasis” completamente diferentes entre si: enquanto o povo nordestino, acostumado a viver na seca, valorizava naturalmente a água, as pessoas do sudeste são as campeãs do desperdício.

Márcio Francisco Martins com amigos durante sua viagem de bicicleta pelo Brasil para criar documentário sobre a importância da água
Foto: projeto Pedalágua

E foi então que ele sentiu que deveria fazer algo a mais, que levasse as pessoas a refletirem sobre o uso e o real valor que a água possui e surgiu a ideia de produzir o documentário.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Márcio Francisco Martins durante aula sobre a importância da água
Foto: projeto Pedalágua

Segundo o professor, o projeto Pedalágua tem como objetivo promover o debate e conscientizar o povo brasileiro para as questões ambientais e o desperdício de água, com entendimento de que este precioso recursos essencial à vida é um bem coletivo.

“Eu tenho o sonho de alertar as pessoas para as grandes dificuldades que podem vir a acontecer com a escassez de água em um futuro próximo. Esse lançamento faz parte da concretização desse sonho”, afirma.

A série possui seis episódios, disponíveis gratuitamente no canal do Pedalágua no YouTube. Em breve, será lançado um material com propostas de aula para que professores possam utilizar esses vídeos em suas atividades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assista o teaser deste projeto maravilhoso 👇💦

Fonte: Ciclo Vivo


A história do Juneo é outro lindo exemplo de ajuda e entrega ao próximo. Dê o play e conheça! 

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,238,290SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Professora indígena cria projeto que ensina arte local e muda a vida de alunos em aldeia no MS

Saber de onde viemos é o primeiro passo para levar adiante a nossa história. É nisso que a professora indígena, Marlene Rodrigues, fez ao...

Depois de 15 anos, confeiteira que foi humilhada volta a sorrir: prepara o lencinho!

A Cida ficou conhecida após uma mulher humilhá-la dizendo que o bolo que ganhou era pequeno demais.

Youtuber brasileiro distribui hotdogs e cheeseburguers para moradores de rua, em SP

Um youtuber brasileiro, dono do canal culinário Ana Maria Brogui, foi muito além de ensinar receitas de quitutes deliciosos. Caio Novaes teve a belíssima...

Você nunca mais jogará fora o lixo da mesma maneira

Talvez você já tenha tentado esticar o saco plástico de supermercado, tentando encaixá-lo na lixeira. O problema é que sacos retangulares raramente cabem confortavelmente...

Animais de abrigo dormem pela primeira vez em uma cama e a gratidão deles é comovente

Ação de ONG australiana arrecada mais de 100 caminhas para animais de abrigos.

Instagram