Professor cria podcast que ensina matemática de forma simples aos deficientes visuais

Ser professor é mais do que transmitir conhecimento, é também estimular pessoas com dificuldade de aprendizagem a vencer seus próprios limites e esta história é a prova disto. Aos 73 anos, o professor de matemática João Vinhosa criou um projeto pra lá de inspirador para ensinar a matéria para pessoas com deficiência visual.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tudo começou no ano passado, quando ele deu aulas online para um grupo de cegos de Cascavel, no Paraná. Após perceber o sucesso de seu empreendimento, ele então decidiu criar o projeto ‘Matemática em Conta-Gotas’, que já publicou 4 episódios de curta duração e é capaz de fazer o aluno compreender coisas que antes ele considerava impossível.

Para o professor, nem todas as pessoas são iguais e o processo de aprendizado precisa se moldar à necessidade de cada um. “O aluno despreparado é, compreensivelmente, impaciente. Isto obriga o professor a motivá-lo logo nos primeiros instantes de cada aula, sob pena de não conseguir a sua atenção”, explica.

professor de podcast de matemática
Foto: arquivo pessoal

O início de tudo

Em 2019, quando João criou o grupo de estudos à distância de matemática para pessoas com deficiência visual – ‘Entenda Matemática CVL’, ele costumava se reunir com mais 5 alunos do Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual da biblioteca municipal de Cascavel em uma reunião online.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O objetivo inicial do grupo era levar, em tempo relativamente curto, pessoas com deficiência visual, que não aprenderam matemática quando a matéria lhes foi apresentada na escola, a dominar todos os conceitos de equações de segundo grau. Em outras palavras, levar o aluno do nível ‘zero’ ao entendimento total do que realmente importa”, afirma o professor.

O grupo era formado por pessoas com média de 35 anos de idade, sendo que 3 tinham formação superior. No entanto, o que era comum entre eles era a falta de afinidade com a matemática, justamente porque ela foi lhes apresentada de maneira “errada” durante a escola.

Com o tempo ele foi adaptando o conteúdo de maneira a ser facilmente assimilado por pessoas com deficiência visual. Na programação especial, ele lembrou de dar atenção à coisas óbvias, mas frequentemente negligenciadas.

O projeto

O objetivo maior do professor é, em primeiro lugar, tirar aquele trauma que muita gente tem da matemática e mostrar que qualquer pessoa pode compreender este universo. Para ser sincera, eu mesma tenho este trauma e ele costuma ser mais comum do que deveria, por uma simples razão: a maneira que esta matéria nos é passada na escola.

podcast Matemática em Conta Gotas
Foto: divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo João, este trauma pode causar um bloqueio. “O aluno despreparado, na maioria das vezes, sofre de ‘trauma de matemática’, mal psicológico ocasionado pela suposta incapacidade de aprender a matéria. Tal trauma, se não for adequadamente tratado, provoca o bloqueio mental e impede o aprendizado da disciplina”, explica.

Sendo assim, logo nos primeiros minutos do curso ele convence o aluno de que ele á capaz de entender certas coisas. Estimulado pelo sucesso do grupo de Cascavel, nasceu o podcast ‘Matemática em Conta-Gotas’ em janeiro deste ano.

Dividido em capítulos separados em vários áudios com aproximadamente 10 minutos de duração cada, todo o material, áudios e textos, são liberados gratuitamente, à medida que forem sendo produzidos.

Para acessar os 4 episódios já produzidos, acesse os links abaixo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Episódio 1 – O Método da Experimentação

Episódio 2 – A letra “x” não caiu de paraquedas

Episódio 3 – A inteligência do problema

Episódio 4 – As propriedades das igualdades

 

Fonte: Estadão

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,768,429SeguidoresSeguir
23,246SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Empresa anuncia vaga “exclusiva” para mulheres acima de 55 anos

A vaga é exclusiva para mulheres “maduras” que procuram uma recolocação no mercado de trabalho.

Mãe surpreende filho com celular, cativa internautas e muitos oferecem ajuda como podem – vídeo

O vídeo dessa mãe com esse filho viralizou neste fim de semana. A simplicidade da mãe chorando ao dizer ao filho que enfim ela...

Esta é a Carolina, e ela tem um recado para quem fala que seu cabelo é duro

Certa vez, mostramos aqui no RPA uma menina de apenas 10 anos de idade, que fez um vídeo dizendo o quanto ela tem orgulho...

Bebê com síndrome rara que não fala e não anda transforma vida de sua família

Quando grávida, a cabeleireira Alessandra Pinheiros, 41 anos, conta que ao fazer o primeiro ultrassom, descobriu que seu bebê tinha uma má formação na...

Garoto de 13 anos faz trabalho de jardinagem e vende Xbox para comprar carro novo para a mãe

Não são muitos os garotos de 13 anos que podem comprar um carro, muito menos um carro para a mãe - mas é exatamente...

Instagram

Professor cria podcast que ensina matemática de forma simples aos deficientes visuais 2