Nos EUA, pesquisador brasileiro fatura prêmio internacional de física

Entre cortes e anúncios frustrados de contingenciamento, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) continua sendo uma das instituições de ensino superior mais importantes do país, protagonista de avanços significativos para a ciência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um exemplo recente é do professor Fernandão Brandão, cujo trabalho foi reconhecido pela American Physical Society. O docente deu aulas no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG por alguns anos.

Brandão venceu o conceituado Prêmio Rolf Landauer e Charles H. Bennett pelas pesquisas desenvolvidas no campo da computação quântica.

professor da UFMG supremacia quântica do Google

A academia norte-americana reconheceu o mineiro “por suas impressionantes conquistas na Teoria do Entrelaçamento Quântico e na interseção da computação quântica, termodinâmica quântica e na Teoria Quântica de Sistemas de Muitos Corpos”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Brasileira de 18 anos vence feira mundial de ciências e vai virar nome de asteroide

O professor estuda a possibilidade de construção de computadores capazes de resolver problemas complexos, como quebra de sistemas avançados de criptografia. Toda a base de seu trabalho está concentrada na física quântica, o estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, tais como moléculas, átomos, elétrons, prótons e de outras partículas subatômicas.

professor da UFMG supremacia quântica do Google

Esses computadores são extremamente poderosos, capazes de realizar cálculos intrincados e complexos que as máquinas convencionais, tais a que estamos utilizando agora, demorariam mais de 10 mil anos para resolver.

Contribuição para o primeiro computador quântico

O trabalho do professor Brandão contribuiu para o Google desenvolver o primeiro computador quântico do planeta, o Sycamore, que solucionou, em apenas 200 segundos, um problema que levaria 10 mil anos para os computadores atuais resolverem. A descoberta foi divulgada à imprensa na última quarta-feira (23).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja o vídeo abaixo da gigante da tecnologia demonstrando a Supremacia Quântica:

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Fonte: Estado de Minas/Fotos: Caltech/IQIM

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,836,848SeguidoresSeguir
24,779SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Trocas de cartas cria laços afetivos entre idosos e crianças

Mais do que uma simples troca de experiências, as cartas proporcionaram uma troca intensa de carinho e afeto entre duas gerações separadas no tempo...

Idoso de 80 anos constrói trenzinho para cães que resgatou das ruas

Um idoso de 80 anos passa seu tempo livre operando o que provavelmente pode ser o trem mais divertido do mundo! O senhor Eugene Bostick...

Garoto de 8 anos constrói centro de doação de alimentos na Inglaterra

A mãe do pequeno Ronnie Hazlie, 8 anos, disse que ele “não conseguia acreditar que algumas pessoas não têm comida”. Ciente de que muitas pessoas...

Fotógrafo registra doentes terminais que aceitam o seu destino em paz

A frase abaixo dita por Steve Jobs é esclarecedora: "Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me...

Padrasto pede para enteada aceitá-lo como pai em casamento com sua mãe

Após um divórcio doloroso, Anastasia Lindenman encontrou não só um novo amor, mas também um padrasto incrível para sua filha.

Instagram

Nos EUA, pesquisador brasileiro fatura prêmio internacional de física 2