Professora aposentada abre sua casa para alfabetizar adultos de graça

Aos 77 anos, a professora aposentada Eunir Alves Moreira de Faria colocou em frente de sua casa um cartaz oferecendo alfabetização gratuita para adultos na cidade de Patos de Minas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Para a principal causa de demência infantil, o diagnóstico precoce é tão importante quanto o tratamento

“Sinto a necessidade de ver pessoas lendo e escrevendo”, disse Eunir em entrevista ao G1. “Eu tenho duas mesas e dez cadeiras na varanda e foi esse ambiente que disponibilizei para proporcionar estudo a quem não tem. Colei o papel há pouco mais de uma semana e já consegui preencher todas as vagas. Inclusive, vou dar aula no período noturno para atender também quem trabalha”, conta.

A aposentada, que lecionou por 25 anos em Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, diz que fazer trabalho social é se realizar duas vezes. “Me sinto melhor como pessoa e ao mesmo tempo volto a fazer o que me dá prazer: dar aula. Como moro sozinha também é uma forma de estar sempre acompanhada”, ressaltou.

Eunir contou que logo no primeiro dia que colocou o cartaz uma mulher a ligou interessada e que ao saber que sim, seria alfabetizada sem custo, se emocionou e chorava de felicidade que finalmente saberia ler e escrever.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Isso me emocionou e me fez ter a certeza que o dinheiro não tem muito valor quando o assunto é educação. Proporcionar uma vida diferente ao outro, isso sim não tem preço”, comentou a professora.

Para suas aulas, Eunir criou uma cartilha ilustrada para ajudar no aprendizado. São 3 volumes que rendem cerca de 6 meses de estudos. O processo é silábico e garante bons resultados.

Ela espera ainda que outras aposentadas se inspirem e também levem esse tipo de atitude adiante. “O mal espalha muito fácil, mas o bem nem sempre. É necessário sacrificarmos um pouco para ajudar o outro. Isso é ser humano e eu desejo sim ser um exemplo já que o Governo não dá a atenção que a educação merece”, concluiu.

[Nota da Redação]

Projeto abre vagas para pessoas com mais de 50 anos voltarem ao mercado de trabalho. Assista o vídeo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: G1

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,569,612SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Instagrammer faz vaquinha para comprar casa própria e ganha uma no dia seguinte

Jovem decidiu fazer uma vaquinha para angariar recursos e comprar sua sonhada casa própria, mas uma doação inesperada (e surpreendente!) mudou tudo. Sucesso absoluto no...

Livro escrito por pai e filha reflete as diferentes perspectivas da relação entre pais e filhos

Imagine um livro para ser lido a dois, por pais e filhos, um diário da viagem de um pai e sua filha de 13...

Motociclistas escoltam crianças vítimas de abuso até o tribunal para testemunharem

Um grupo de motociclistas dos Estados Unidos virou um poderoso aliado de crianças que sofreram abuso e violência. Fundada em 1995, a Bikers Against Child...

Aos 92 anos, brasileira recebeu o principal prêmio de agricultura orgânica mundial

A engenheira agrônoma Ana Primavesi, atualmente com 97 anos, luta pela saúde de nossos solos há 72 anos. Enquanto a maioria de nós nem existia, ela...

[VÍDEO] Ao ganhar flores, idosa com Alzheimer reconhece marido e o abraça

Uma idosa que sofre de Alzheimer reconheceu o marido ao ser presenteada com um buquê de flores. A cena emocionou o neto e tocou...

Instagram