Professora se veste de Rainha Elsa em formatura de aluna autista que é fã da personagem: ‘Minha homenagem’

Para a professora Ana Floripes Berbert, a educação inclusiva só se concretiza quando há o trabalho conjunto de educação, família e saúde. E ela é um exemplo vivo disso: ao longo de quase seis anos, Ana acompanhou a estudante Lorena Gabrielle, que é autista, nos estudos e em seu desenvolvimento pessoal.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No último domingo (19), a professora completou mais um ano de vida, mas decidiu que, em seu aniversário, a presenteada seria Lorena.

Ana se vestiu como a princesa Elsa, a Rainha da Neve, de Frozen (2013), que é a personagem favorita da menina e cujo livro a acompanhou durante todo o ensino fundamental e médio.

Professora se veste de Rainha Elsa em formatura de aluna autista que é fã da personagem: 'Minha homenagem'

De acordo com a professora, estar em posse do livro “Frozen: Uma Aventura Congelante” era a maneira encontrada pela estudante de não se desconectar da infância.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No ensino médio, por exemplo, os 10 cadernos de matérias tinham a princesa Elsa e seus amigos estampados. Na carteira, escrevia o conteúdo no caderno, enquanto mantinha o livro no colo. Ambos lhe traziam uma sensação de segurança.

“Na escola, Lorena foi muito estimulada a cumprimentar as pessoas e aos poucos aceitava abraços. Com o passar do tempo apresentou a iniciativa de abraçar as pessoas de seu convívio social. Foi possível verificar a importância de identificar e compreender os sentimentos da estudante, bem como os momentos em que poderiam gerar quadros de ansiedades acentuadas, com a finalidade de antecipar e prevenir diversas situações, isto é, as principais causas que desencadeavam sofrimentos psíquicos durante a realização das atividades acadêmicas. Desse modo, a comunidade escolar, aprendeu a distinguir as causas de origem da dor psíquica derivada do TEA e do ambiente e/ou mistura das duas condições. Na fala da estudante, os abraços, diminuíam os efeitos da ansiedade”, explicou a professora em um artigo publicado no portal Bisbi Notícias.

Formatura

Dois dias antes do seu aniversário, a professora compareceu à formatura de Lorena, vestida de Elsa, para a completa surpresa e alegria da menina.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao chegar na cerimônia, realizada em Cianorte (PR), Ana disse que um ‘filme passou por sua cabeça’.

“Sabíamos que seria um enorme desafio para nós, família e principalmente para Lorena permanecer no palco para participar de sua formatura, tendo em vista, os mais variados estímulos presentes no local e que poderiam lhes causar sobrecarga sensorial e também a emocional”, disse a educadora, enfatizando a possibilidade dos estímulos desencadearem crises emocionais intensas.

Por isso, ela pensou em cada detalhe da festa para que a aluna pudesse usufruir desse momento único na vida – a formatura do ensino médio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao final, Lorena permaneceu as 2h30min no evento e sentiu acolhida pelos convidados. “Ela participou de todas as atividades propostas para a noite. Dessa vez esteve olhando diretamente para plateia, aproximadamente 400 pessoas, e comemorou a vitória juntamente com os demais formandos das três turmas de 2021. Ela se aglomerou e demonstrou tranquilidade”, relatou Ana, acrescentando que a formanda deixou seu assento diversas vezes para abraçar os integrantes da equipe pedagógica da escola, em sinal de agradecimento pelos anos de carinho e acompanhamento.

“Sensação de dever cumprido”

Para a professora, ver o pleno desenvolvimento de Lorena, incluindo o social, traz uma sensação maravilhosa de dever cumprido.

“[Especialmente porque] os anos de 2020 e 2021 nos trouxeram desafios aparentemente intransponíveis. A emoção tomou conta de todos e as palavras gratidão, esperança, fé, força, alegria, enfim as lições de aprendizagem geradas pela pandemia, ontem, foram muito comentadas por meio dos discursos”, disse Ana.

Na homenagem feita à Lorena, em que vestiu-se e personificou a rainha Elsa, a educadora também deixou uma singela mensagem para a menina: “Jamais me esquecerei da linda criança que foste e muito menos da bela jovem que se tornou. Você é admirável!”.

Depois da formatura, a formanda foi convidada à comemorar suas conquistas com sua família. “Foi uma vitória em dose dupla: a) o término do Ensino Médio; b) o resultado positivo do desafio ocorrido na noite de formatura: superação”, completou Ana Floripes.

Confira abaixo o vídeo feito em homenagem à estudante:

Assista como foi, na íntegra, o I Prêmio Razões Para Acreditar!

Fonte: H2 Foz
Fotos: Arquivo pessoal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,256,096SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ajudando a salvar filhotes de ursos com um generoso gesto

Alguém registrou através desse vídeo, no qual, estes bons samaritanos ajudam a salvar alguns filhotes de urso presos em uma caçamba de lixo, dando-lhes...

Fotógrafo roda o mundo retratando casais gays e provando que todo forma de amor é válida

"A alma não tem sexo", essa famosa citação serviu para exemplificar o projeto do fotógrafo novaiorquino  Braden Summers, que rodou o mundo retratando casais homossexuais...

Tenista Novak Djokovic convida boleiro para sentar e conversar com ele antes de partida

Novak Djokovic surpreendeu a todos ao chamar o boleiro que segurava um guarda-chuva para o proteger dos pingos que caíam sobre a Philippe Chatrier...

O que essa equipe fez com o morador de rua que dormia na porta do salão vai restaurar sua fé nas pessoas

A mulher leva o homem para dentro do salão, onde os profissionais que trabalham no local cortam o seu cabelo, as unhas e a barba. Mas, isso não é tudo. Ela também alimenta o desabrigado.

Vaquinha para trigêmeos que perderam mãe, tia e avó para Covid bate meta de R$ 90 mil

É impressionante a rede de solidariedade que construímos com vocês! Em pouco mais de 48 horas, a vaquinha da VOAA para os trigêmeos que...

Instagram