Professora ensina LIBRAS para que toda turma se comunique com estudante surdo

Diego Ferreira da Mata tem nove anos e é aluno da E.M.E.F. Nelson Magnani, da cidade de Mariápolis- SP. Atualmente ele estuda no 3º ano do ensino fundamental.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Diego nasceu surdo, deficiência que herdou da mãe, e para ter sucesso no processo de aprendizagem necessita do auxilio da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

É constitucional que todo aluno portador de necessidade especial auditiva tenha o professor interlocutor, mas na maioria dos casos, conseguir esse profissional não é tão simples como parece. E no caso de Diego também não foi simples. Depois de muita conversa do pai com os órgãos competentes e muitas batalhas perdidas, a luta foi vencida no 1º semestre de 2017, onde a professora Mariana Valentim, que tem formação em LIBRAS, foi contratada para trabalhar com esse ele.

O fato de o aluno não ter um professor especializado para atender as suas necessidades até então, dificultou muito a relação entre professora/aluno no início, pois o estudante não estava acostumado com regras e rotinas que são naturais para o sucesso da aprendizagem. Mas com muita didática, paciência e ajuda da família, a professora conseguiu normalizar a situação.

Foi assim que a professora Mariana conseguiu dar início a alfabetização de Diego, trabalhando atividades em LIBRAS e também na Língua Portuguesa, e por sugestão do pai, passou a ensinar a Língua Brasileira de Sinais para toda turma, o que foi um sucesso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Hoje, com o ano letivo já no final, os colegas de sala de Diego conseguem se comunicar, ainda que de forma limitada, com o amigo, o que o motiva a frequentar a escola e a querer aprender cada dia mais.

Com isso, seu comportamento melhorou e a interação com os colegas também, fazendo assim com que a inclusão verdadeira aconteça. Isso não é maravilhoso?

 Crédito de foto: divulgação

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,829,971SeguidoresSeguir
24,609SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Estas bolas de futebol são capazes de gerar energia para abastecer casas sem eletricidade

Geralmente quando algumas bolas de futebol são doadas para uma cidade rural mexicana, isso não justifica a cobertura da imprensa. Ainda em março passado caminhões...

Ginasta que vendia cocada para disputar campeonato conquista ouro: “Estamos radiantes”

Após publicação no Razões, a história da Letícia comoveu os internautas, que decidiram ajudá-la com uma vaquinha online para ir ao campeonato Sul-Americano na Colômbia e voltar de lá com uma medalha dourada e outra de prata!

Gentileza: mãe de trigêmeos ganha assento na primeira classe para alimentar os filhos

Mãe de trigêmeos, Jenna contou com a gentileza da companhia aérea que lhe reservou uma cabine na primeira classe para que ela pudesse fazer...

Kiss for a cause, O mundo fashion contra a Aids

Há 4 anos a marca alemã H&M Fashion lançou a primeira Fashion Against AIDS Collection. A ação vai além da doação de cachê dos artistas envolvidos. Incríveis 25%...

Ação faz com que cachorros de rua deixem de ser invisíveis

Em qualquer grande cidade do mundo é possível encontrar cachorros de rua, onde normalmente passam despercebidos principalmente pela deficiência na comunicação com humanos. Pensando nisso...

Instagram

Professora ensina LIBRAS para que toda turma se comunique com estudante surdo 3