Professora ensina LIBRAS para que toda turma se comunique com estudante surdo

Diego Ferreira da Mata tem nove anos e é aluno da E.M.E.F. Nelson Magnani, da cidade de Mariápolis- SP. Atualmente ele estuda no 3º ano do ensino fundamental.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Diego nasceu surdo, deficiência que herdou da mãe, e para ter sucesso no processo de aprendizagem necessita do auxilio da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

É constitucional que todo aluno portador de necessidade especial auditiva tenha o professor interlocutor, mas na maioria dos casos, conseguir esse profissional não é tão simples como parece. E no caso de Diego também não foi simples. Depois de muita conversa do pai com os órgãos competentes e muitas batalhas perdidas, a luta foi vencida no 1º semestre de 2017, onde a professora Mariana Valentim, que tem formação em LIBRAS, foi contratada para trabalhar com esse ele.

O fato de o aluno não ter um professor especializado para atender as suas necessidades até então, dificultou muito a relação entre professora/aluno no início, pois o estudante não estava acostumado com regras e rotinas que são naturais para o sucesso da aprendizagem. Mas com muita didática, paciência e ajuda da família, a professora conseguiu normalizar a situação.

Foi assim que a professora Mariana conseguiu dar início a alfabetização de Diego, trabalhando atividades em LIBRAS e também na Língua Portuguesa, e por sugestão do pai, passou a ensinar a Língua Brasileira de Sinais para toda turma, o que foi um sucesso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Hoje, com o ano letivo já no final, os colegas de sala de Diego conseguem se comunicar, ainda que de forma limitada, com o amigo, o que o motiva a frequentar a escola e a querer aprender cada dia mais.

Com isso, seu comportamento melhorou e a interação com os colegas também, fazendo assim com que a inclusão verdadeira aconteça. Isso não é maravilhoso?

 Crédito de foto: divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,282,832SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

No BBB, Manu Gavassi dá aula de respeito aos professores

No BBB, durante uma conversa com Thelma, Manu Gavassi falou sobre a época em que estudava na escola e como lidava com as disciplinas...

Noivos trocam festa de casamento e fazem 50 atos de bondade

Imaginem uma festa de casamento, agora imaginem sem bolo, sem salão, nem lua de mel. Pois é, a forma que o casal Mark e Ismini,...

Como crianças reagem a um prato vazio

Em um mundo capaz de produzir o dobro de alimentos que precisa, morrem por ano 3,5 milhões de crianças de desnutrição. E, para provar...

Senhor acolhe idosa surda-muda e ajuda animais de pessoas carentes

No último dia 9 de junho, Valéria Valverde postou em seu Facebook a história de Hamilton. Um senhor que ajuda animais de pessoas carantes castrando e vacinando,...

[VÍDEO] Cachorro não se aguenta de felicidade ao ver seu dono voltar de viagem

Só quem tem um cachorro sabe como pode ser grande e sincero o amor entre os donos e seus cães e este vídeo mostra...

Instagram

Professora ensina LIBRAS para que toda turma se comunique com estudante surdo 2