Professora ensina LIBRAS para que toda turma se comunique com estudante surdo

Diego Ferreira da Mata tem nove anos e é aluno da E.M.E.F. Nelson Magnani, da cidade de Mariápolis- SP. Atualmente ele estuda no 3º ano do ensino fundamental.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Diego nasceu surdo, deficiência que herdou da mãe, e para ter sucesso no processo de aprendizagem necessita do auxilio da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

É constitucional que todo aluno portador de necessidade especial auditiva tenha o professor interlocutor, mas na maioria dos casos, conseguir esse profissional não é tão simples como parece. E no caso de Diego também não foi simples. Depois de muita conversa do pai com os órgãos competentes e muitas batalhas perdidas, a luta foi vencida no 1º semestre de 2017, onde a professora Mariana Valentim, que tem formação em LIBRAS, foi contratada para trabalhar com esse ele.

O fato de o aluno não ter um professor especializado para atender as suas necessidades até então, dificultou muito a relação entre professora/aluno no início, pois o estudante não estava acostumado com regras e rotinas que são naturais para o sucesso da aprendizagem. Mas com muita didática, paciência e ajuda da família, a professora conseguiu normalizar a situação.

Foi assim que a professora Mariana conseguiu dar início a alfabetização de Diego, trabalhando atividades em LIBRAS e também na Língua Portuguesa, e por sugestão do pai, passou a ensinar a Língua Brasileira de Sinais para toda turma, o que foi um sucesso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Hoje, com o ano letivo já no final, os colegas de sala de Diego conseguem se comunicar, ainda que de forma limitada, com o amigo, o que o motiva a frequentar a escola e a querer aprender cada dia mais.

Com isso, seu comportamento melhorou e a interação com os colegas também, fazendo assim com que a inclusão verdadeira aconteça. Isso não é maravilhoso?

 Crédito de foto: divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,577,517SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Com este tratamento, lixo vira água potável, produtos para agricultura e construção civil

Após 12 anos de estudo, o biólogo Guilherme Moraes dos Santos criou um novo tratamento para o lixo. O processo chamado “Digestão Molecular de Resíduos Sólidos” possibilita...

Final feliz: após ser humilhado por jovens, sorveteiro ganha mais de R$ 50 mil em vaquinha

Vídeo do sorveteiro sendo humilhado pelos jovens comoveu milhares de internautas.

O Boticário aumenta suas vendas mesmo após tentativa de boicote de alguns líderes religiosos

Após sugerir um boicote à marca O Boticário, que lançou uma campanha de Dia dos Namorados com casais gays, junto com outros líderes religiosos fundamentalista, Silas Malafaia viu as vendas...

Vai sair pra jogar Pokemon Go? Leve um animal de abrigo passear com você!

O abrigo de cães Muncie Animal Sheltter em Indiana, nos EUA, elevou para outro nível o conceito de “unir o útil ao agradável”. Se...

Youtuber paraguaio constrói casa para seus pais publicando vídeos de receitas típicas

Os pais trabalham duro para dar o melhor aos filhos. Em alguma fase da vida, os papéis se invertem e cabem aos filhos cuidar...

Instagram