Professora ensina LIBRAS para que toda turma se comunique com estudante surdo

Diego Ferreira da Mata tem nove anos e é aluno da E.M.E.F. Nelson Magnani, da cidade de Mariápolis- SP. Atualmente ele estuda no 3º ano do ensino fundamental.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Diego nasceu surdo, deficiência que herdou da mãe, e para ter sucesso no processo de aprendizagem necessita do auxilio da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

É constitucional que todo aluno portador de necessidade especial auditiva tenha o professor interlocutor, mas na maioria dos casos, conseguir esse profissional não é tão simples como parece. E no caso de Diego também não foi simples. Depois de muita conversa do pai com os órgãos competentes e muitas batalhas perdidas, a luta foi vencida no 1º semestre de 2017, onde a professora Mariana Valentim, que tem formação em LIBRAS, foi contratada para trabalhar com esse ele.

O fato de o aluno não ter um professor especializado para atender as suas necessidades até então, dificultou muito a relação entre professora/aluno no início, pois o estudante não estava acostumado com regras e rotinas que são naturais para o sucesso da aprendizagem. Mas com muita didática, paciência e ajuda da família, a professora conseguiu normalizar a situação.

Foi assim que a professora Mariana conseguiu dar início a alfabetização de Diego, trabalhando atividades em LIBRAS e também na Língua Portuguesa, e por sugestão do pai, passou a ensinar a Língua Brasileira de Sinais para toda turma, o que foi um sucesso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Hoje, com o ano letivo já no final, os colegas de sala de Diego conseguem se comunicar, ainda que de forma limitada, com o amigo, o que o motiva a frequentar a escola e a querer aprender cada dia mais.

Com isso, seu comportamento melhorou e a interação com os colegas também, fazendo assim com que a inclusão verdadeira aconteça. Isso não é maravilhoso?

 Crédito de foto: divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,765,320SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jogo de palavras-cruzadas te coloca lugar de pessoas com Alzheimer

A ideia é poder ajudar no diagnóstico da doença e facilitar a vida de pacientes e seus familiares.

Bebê adorável pára de chorar assim que escuta música da Katy Perry

Daqueles vídeos fofos e irresistíveis: um lindo bebê aparece no banco de trás de um carro fazendo cara feia e chorando sem motivo aparente....

Andador inteligente monitora ambiente e evita queda de pessoas com problemas de locomoção

Imagine um andador que percebe a intenção de movimento de uma pessoa com dificuldades de locomoção e segue o caminho que ela quer fazer....

Intérprete de libras acompanha parto de bebê filho de pais surdos

Pela primeira vez na história da cidade de Francisco Beltrão, no Paraná, uma mãe grávida com deficiência auditiva foi acompanhada por uma intérprete durante...

Em menos de 24h, bate a meta da vaquinha para família que vive em barco na Bahia

Há três anos, a família, uma criança de 12 anos, seu pai e um idoso, vive em situação de extrema pobreza num barco abandonado num bairro em Salvador, Bahia. Internautas se comoveram com a história e criaram uma vaquinha.

Instagram