Professora une estudantes indisciplinados com afeto e criatividade

Clique e ouça:

A professora de Química e mestranda Maura Bruckchem, 24 anos, pegou uma turma de estudantes com fama de indisciplinados e separados em ‘grupinhos’ no estágio de docência na época da graduação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para ensinar a matéria e unir os estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola em Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, ela usou uma fórmula que combinava criatividade com afeto.

“Quando cheguei na escola, os professores me avisaram que a turma era bastante difícil. De fato, eles eram bastante agitados, divididos em grupinhos”, contou Maura ao Razões para Acreditar.

Leia também: Com caderno de elogios, professora melhora autoestima de alunos

Até colocar os pés na sala de aula, ela acreditava que teria problemas, mas foi surpreendida. Os estudantes não faltavam com respeito, apenas eram agitados – adolescentes, né? A divisão da turma era o que mais incomodava a professora.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Comecei a propor atividades em grupo, mas era eu quem escolhia os grupos, para que eles começassem a interagir. Fazia atividades como se fossem mini gincanas, valendo chocolate. Mas, no final, sempre dava chocolate para todos, pois era uma forma de motivá-los”, explica.

professora une estudantes indisciplinados criatividade afeto

Como atividade final do estágio, ela propôs aos estudantes que fizessem uma paródia sobre ligações químicas. Desta vez, os estudantes se dividiram por conta própria em dois grupos de cinco. “Nesse trabalho eu deixei que eles escolhessem os grupos. Foi aí que veio a surpresa para a minha felicidade”, lembra.

No dia da apresentação, uma aluna perguntou à Maura se ela e os colegas poderiam apresentar uma única paródia. Claro que Maura deu sinal verde! Sem ela pedir, os estudantes se uniram para fazer algo juntos, demonstrando que entenderam a mensagem que Maura passou nas atividades realizadas em grupos.

A turma explicou as ligações químicas com a melodia da música “Fico Assim Sem Você”, famosa nas vozes de Claudinho e Buchecha. Maura soube através de uma amiga que fazia estágio na mesma escola que a professora titular da turma passou pela porta da sala quando os alunos cantavam a paródia. Ao chegar na sala dos professores, a professora teria dito que Maura fez um “milagre” na turma.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aquele foi o maior combustível para eu seguir na docência, pois os professores andam tão desvalorizados. Aquilo abriu meus olhos pra realidade de que nosso papel é incentivar. Somos ferramentas de transformação capazes de criar transformadores!”, afirma.

professora une estudantes indisciplinados criatividade afeto

Chegando em casa, Maura recebeu da aluna que sugeriu a apresentação conjunta da paródia uma mensagem que faz ela acreditar que fez o que precisava ser feito: “Queria ter te falado hoje mais não deu tempo, você foi a primeira prof, que entrou na pior faze, e colocou pressão na gente, você foi a primeira, que nós nos ajuntar e fazer algo junto. Então parabéns sora, tu será uma professora nota 1000!”.

Dá play no vídeo e confira a paródia:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

professora une estudantes indisciplinados criatividade afeto

crédito das fotos: Divulgação

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,074,695FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,447SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Confeiteira é humilhada por cobrar taxa de entrega de R$2 e recebe apoio de internautas

A confeiteira Ângela Oliveira foi humilhada por uma cliente que se recusou a pagar a taxa de entrega do seu bolo de pote. Na troca...

Sogro anda de mãos dadas com genro para ajudá-lo a superar medo de sair na rua com o namorado

Fran guarda algumas memórias ruins de um passado recente, quando ele sofreu preconceito por ser homossexual. O jovem foi agredido fisicamente, além de ter passado...

Policial compra bolo de aniversário para jovem que chorava por terem esquecido a data

O que você faria se todo mundo que você conhecesse esquecesse de seu aniversário? Esta situação, hipotética para muitos, aconteceu com um garoto tailandês....

Após 8 anos presos em gaiolas, leões de circo são resgatados e pisam na grama pela primeira vez

Não é de hoje que percebemos uma mudança radical nos cuidados aos animais de circo. O público tem cobrado mais responsabilidade com espaço, alimentação...

Internautas impedem falência de camisaria de idoso e vaquinha arrecada mais de R$50 mil em menos de 24h

Genteee, conseguimos! Batemos a meta da vaquinha pro Seu Pedroso não perder sua pequena camisaria, que ele tem há 75 anos. A história do vovô...

Instagram

Professora une estudantes indisciplinados com afeto e criatividade 13