Professora ensina disciplinas em Libras a crianças carentes em Campinas (SP) e é reconhecida mundialmente

Uma professora de uma escola pública de Campinas (SP) vem se tornando referência mundial no ensino inclusivo. Doani Bertan dá aula bilíngue, leciona várias disciplinas e ensina usando as duas línguas oficiais do país, Português e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), em uma turma de terceiro ano que tem alunos ouvintes e não ouvintes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Eles precisam da língua para serem acessados. O equívoco na inclusão no sistema de ensino para o surdo é que a sua língua não é respeitada. Eles são ensinados no português, sendo que eles não escutam português. Então, todo o conteúdo escolar eu passo em português e em Libras, que é a língua deles”, explicou Doani.

Professora ensinando aluno em Libras
Foto: Arquivo pessoal

A paixão pela educação vem do exemplo da mãe. Doani dá aulas desde 2008. A escola fica numa região vulnerável de Campinas, de ruas e casas sem infraestrutura e povoada pelo tráfico de drogas e outros problemas. “A questão não são os problemas, mas o que eu faço com eles”, disse.

Professora utiliza técnicas que aproximam surdos do conteúdo e crianças ouvintes da Libras

O segredo para o sucesso das aulas ela atribui ao trabalho de preparação dos alunos para se tornarem cidadãos. “Eu quero que eles conheçam o mundo. E claro, além do conteúdo programático, eu tenho uma preocupação muito grande com felicidade, autonomia, cooperação, interação, comunicação, então, além do conteúdo escolar, eu passo o que chamo de currículo oculto”, disse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Professora mostrando quadros a alunos
Doani leva alunos surdos para excursões e visitas a museus e espaços de conhecimento. Foto: Arquivo pessoal

Doani também ensina Libras para crianças ouvintes para que elas possam se comunicar com os não ouvintes. “Quanto mais pessoas souberem a Libras, melhor será a vida e a inclusão efetiva para o público surdo“, explicou.

“Eu costumo dizer que quando eu vou para a sala de aula, na verdade vão duas Doanis. Uma é aquela que estudou bastante, que se capacitou, que fez mestrado, e outra é a Doani criança, uma criança que prepara a aula para outras crianças”, brincou.

E o conteúdo dela é mesmo bastante lúdico. Olha os vídeos que ela faz para ensinar a garotada:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O trabalho de Doani leva educação, inclusão e dignidade a crianças de uma área vulnerável de Campinas. E em São Paulo, um projeto tenta devolver a dignidade a pessoas com dependência química. Saiba como ajudar, através da vaquinha do VOAA, clicando aqui.

Doani foi reconhecida como um dos 10 melhores professores do mundo em 2020

Um orgulho sem tamanho para o Brasil. No país em que muito se fala sobre a desvalorização do professor, Doani foi reconhecida entre os 10 maiores docentes no Global Teacher Prizer, considerado o “Nobel da Educação”.

A reação dela ao receber a notícia é a melhor. Veja:

Foram inscritos mais de 12 mil professores de 140 países diferentes na edição de 2020 do prêmio e ela ficou entre os 10 finalistas. O vencedor foi o indiano Ranjitsinh Disale. Ele dividiu uma parte do prêmio de U$ 1 milhão com os outros finalistas, inclusive a Doani. Demais atitude dele, né?

“Foi indescritível. Uma sensação muito legal de poder representar o Brasil num momento tão complicado, conturbado, então eu tô muito feliz de poder representar o Brasil e o professor. Eu carrego essa bandeira do professor, em especial do professor da Rede Pública, e também dar visibilidade para a língua de sinais, para os surdos“, analisou.

Mulher, professora de Libras, sorrindo com fundo verde
Foto: Arquivo Pessoal

Espero que sua história inspire aqueles que desejam se tornar professores e também destaque o incrível trabalho realizado diariamente pelos professores brasileiros e de todo o mundo”, disse a diretora-geral adjunta da Unesco para a Educação, Stefania Giannini.

Doani já é inspiração, não apenas para os professores, mas para todos nós. 😍

Selo Conteúdo Original Razões para Acreditar

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,755,527SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Boticário dá 20% de desconto para quem entregar embalagens vazias

Aquela campanha de logística reversa que todo mundo ama.

Cão herói prende 115 caçadores ilegais de rinocerontes na África do Sul

O número de rinocerontes mortos na África saltou de 13, em 2007, para 1,2 mil em 2014. A maioria das caças de organizações criminosas,...

App quer unir pacientes de câncer com quem já se curou para ajudar na cura

Já esta provado que quando um paciente com câncer mantém uma atitude positiva tem mais chances de ser curado e, para que isso aconteça,...

Muçulmano que doou sangue para vítimas da tragédia em Orlando manda mensagem contra o ódio

O massacre de 50 pessoas em uma boate gay, em Orlando, na Flórida, no último domingo (12), chocou o mundo pela sua crueldade. Um...

Adolescentes em tratamento contra o câncer ganham festa de 15 anos

Com direito a dia de princesa do café da manhã até o baile.

Instagram