Fazer nascer na cabecinha dos alunos o senso crítico e questões importantes para suas vidas. É com este objetivo que a professora Sheila Patrick Ribeiro da Silva, de uma escola pública de Belo Horizonte (MG), usa as matérias do Razões nas aulas de Ética com os alunos!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Achamos incrível a ação da professora e também ficamos muito lisonjeados em saber que o Razões está chegando nas salas de aulas! <3
Conhecemos a Sheila quando ela nos procurou para fazer uma campanha do Dias das Crianças bem especial para os alunos do 5º ano do ensino fundamental da escola EE Síria Marques da Silva.
Leia Mais
A campanha repercutiu de uma forma incrível, fazendo com que em poucos minutos, todas os estudantes da turma fossem apadrinhados! Relembre a campanha aqui e o resultado dela aqui.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Teve brinquedos e até uma festinha e a gente acompanhava daqui toda a emoção da professora!
Razões Para Acreditar na sala de aula
Conversando com ela, eis que ela assume ser fã do Razões e que leva as matérias para as aulas de Ética com os alunos! Ela seleciona a matéria para a semana e debate com os estudantes.
“A grade curricular da escola tem Ensino Religioso, que acabo utilizando para trabalhar ética. Então, eu busco uma matéria, leio para eles, conversamos sobre o assunto e depois identificamos quais valores estão intrínsecos”, explicou a professora.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Depois do debate, a professora relatou que sempre pede para as crianças se colocarem no lugar do personagem, fazendo despertar nelas a empatia e questões importantes sobre a vida.
“Também peço a sugestão deles, que final poderíamos dar para a história, ou que ação prática poderíamos fazer no bairro, baseada na matéria.”
Quando perguntamos quais matérias ela mais gostou de trabalhar com eles, ela conta que ama todas, mas em especial a do garoto de 7 anos que leva o irmão menor à escola para não faltar na aula.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A matéria foi uma oportunidade para lidar com as faltas dos alunos às aulas por bobagens.
“Abri para o debate sobre as oportunidades que eles tinham e que as crianças daquele país tinham. Eu sei que as faltas continuam, mas não com tanta frequência”, contou a professora.
Outra matéria que marcou as aulas foi da costureira que distribui marmitas para familiares de pacientes que esperam em hospital em Curitiba.
“A matéria mexeu com eles, porque eles não faziam ideia que pessoas do interior de Minas chegam bem cedo na capital para exames e que muitas vezes não tem dinheiro para lanchar aqui e depende de ajuda de outras pessoas”, disse.
Cada matéria é selecionada de acordo com o que eles estão vivendo ou o que está acontecendo no bairro. “Na verdade, todas as matérias são especiais”, elogiou a professora.
Que demais,Sheila, ficamos muito felizes em fazer parte das aulas! <3
E vocês, conta pra gente, também param para refletir após ler as nossas matérias? Qual matéria mais marcou vocês? Nos conta um pouquinho!
Educação, esporte e arte são fundamentais para a inclusão social de grupos vulneráveis, concorda? Conheça então três projetos que defendem essas causas, escolha a sua favorita, apoie e concorra a um super prêmio de R$ 1 milhão da promoção “Ganhou, Causou”, da Nestlé. Clique aqui e saiba como participar!
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.