Alunos de Mato Grosso são incentivados pelos professores a exercerem a gratidão

banner reserva“Acorde pela manhã e encha o coração de gratidão, otimismo e respeito ao outro. Sorria perante os desafios e tenha um bom dia”. As crianças do Colégio Salesiano Santo Antônio, no Mato Grosso, começam o dia lendo essa frase.  Por lá, a garotada iniciou uma jornada do bem para praticar atos de gratidão durante 50 dias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A proposta partiu da responsável pela formação religiosa e dos grupos de cultura da instituição, Tatiana Barbosa. A profissional, ao lado da coordenadora do ensino fundamental, Iris Argenta, e da equipe de professores da unidade, promoveram a “Jornada Baleia da Gratidão”, adaptada da campanha criada pela psicóloga, coach e palestrante Marcia Luz.

São mais de 70 alunos dos sextos anos, com idades entre 10 e 12 anos, que participam da ação, além dos familiares que também adotaram a ideia em casa. Durante a jornada, que iniciou no dia 20 de maio, todos os envolvidos devem realizar tarefas diariamente, como ajudar a preparar as refeições (nos finais de semana), agradecer pelo alimento antes da refeição, fazer um lanche com os amigos da sala de aula, tirar uma foto divertida com a família e até pedir desculpas a alguém por alguma atitude errada.

“O nosso objetivo é incentivar que os jovens aprendam a valorizar os pequenos detalhes da vida, a família e os amigos através de desafios do bem.  Os pequenos atos diários de gratidão contribuem para que eles percebam o quanto são especiais e privilegiados por tudo que possuem”, comenta Iris.

Como funciona a campanha na escola?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foi organizado um caderninho que os alunos devem levar todos os dias para a sala de aula. Diariamente, Iris visita todas as turmas e passa a atividade do dia. Os estudantes que esquecerem o caderno em casa ou que não realizarem as tarefas, devem levar um pacote de biscoito ou bolacha sendo o mesmo doado a Associação São Domingos Sávio, responsável por atender crianças e jovens carentes.

Segundo a coordenadora, “Depois que a jornada da gratidão começou percebemos uma mudança de comportamento dos alunos. Seja na escola com os amigos, ou em casa com os familiares, percebe-se que a união e o respeito pelo outro aumentaram. A campanha terminará no dia 8 de julho.

E não para por aí.

Iris diz que posteriormente os alunos participarão de um novo projeto. Dessa vez serão atividades que englobam o cuidado com o meio ambiente e os animais, sempre com o objetivo de resgatar valores e incentivar o amor e cuidado com as pessoas e com o mundo que vivemos.

Alunos de Mato Grosso são incentivados pelos professores a exercerem a gratidão 3

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 A importância da gratidão

Para Marcia Luz, psicóloga e criadora da campanha, “É um orgulho ver uma escola ensinar não apenas os conteúdos básicos tradicionais, como geografia, história ou matemática. A gratidão pode ser aprendida. Ela educa as pessoas para que saibam reconhecer valores como o respeito, o amor e perdão, valorizando o que há de mais simples.  As reclamações também tendem a diminuir, pois sabem agradecer por tudo que acontece de positivo diariamente, sentindo então uma felicidade profunda, e não passageira.”

Alunos de Mato Grosso são incentivados pelos professores a exercerem a gratidão 4

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

barra reserva

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Alunos de Mato Grosso são incentivados pelos professores a exercerem a gratidão 6

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,081,440SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

A internet está ajudando a mudar a vida de uma senhora que vende buchas

Essa história nos lembra o poder da internet para mudar a vida das pessoas, que tenhamos mais e mais histórias como essa!

Fotógrafo simula aventuras com sua filha, com ajuda do Photoshop

Conheça essa divertida série de fotos que o sueco Emil Nystrom criou com sua filha, Signhild. Signhild será com certeza uma criança com um dos álbuns de...

Médico cumpre promessa de dançar para garotinho doente em pleno hospital

Muitas vezes, os médicos estabelecem uma relação de amor e amizade com seus pacientes e foi isso o que aconteceu com Horst Schmidt, que...

Alunas criam protótipo que trata esgoto doméstico antes de chegar ao Tietê

A poluição do Rio Tietê é um dos grandes problemas ambientais que temos no Brasil há muitos anos. E as estudantes Anally Nunes de Souza,...

Delegado fecha via de Fórum para consertar carro de desconhecido

Para a surpresa do delegado, os outros motoristas não ficaram buzinando pedindo passagem: "Era a minha obrigação ajudar".

Instagram

Alunos de Mato Grosso são incentivados pelos professores a exercerem a gratidão 7