Alunos de Mato Grosso são incentivados pelos professores a exercerem a gratidão

banner reserva“Acorde pela manhã e encha o coração de gratidão, otimismo e respeito ao outro. Sorria perante os desafios e tenha um bom dia”. As crianças do Colégio Salesiano Santo Antônio, no Mato Grosso, começam o dia lendo essa frase.  Por lá, a garotada iniciou uma jornada do bem para praticar atos de gratidão durante 50 dias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A proposta partiu da responsável pela formação religiosa e dos grupos de cultura da instituição, Tatiana Barbosa. A profissional, ao lado da coordenadora do ensino fundamental, Iris Argenta, e da equipe de professores da unidade, promoveram a “Jornada Baleia da Gratidão”, adaptada da campanha criada pela psicóloga, coach e palestrante Marcia Luz.

São mais de 70 alunos dos sextos anos, com idades entre 10 e 12 anos, que participam da ação, além dos familiares que também adotaram a ideia em casa. Durante a jornada, que iniciou no dia 20 de maio, todos os envolvidos devem realizar tarefas diariamente, como ajudar a preparar as refeições (nos finais de semana), agradecer pelo alimento antes da refeição, fazer um lanche com os amigos da sala de aula, tirar uma foto divertida com a família e até pedir desculpas a alguém por alguma atitude errada.

“O nosso objetivo é incentivar que os jovens aprendam a valorizar os pequenos detalhes da vida, a família e os amigos através de desafios do bem.  Os pequenos atos diários de gratidão contribuem para que eles percebam o quanto são especiais e privilegiados por tudo que possuem”, comenta Iris.

Como funciona a campanha na escola?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foi organizado um caderninho que os alunos devem levar todos os dias para a sala de aula. Diariamente, Iris visita todas as turmas e passa a atividade do dia. Os estudantes que esquecerem o caderno em casa ou que não realizarem as tarefas, devem levar um pacote de biscoito ou bolacha sendo o mesmo doado a Associação São Domingos Sávio, responsável por atender crianças e jovens carentes.

Segundo a coordenadora, “Depois que a jornada da gratidão começou percebemos uma mudança de comportamento dos alunos. Seja na escola com os amigos, ou em casa com os familiares, percebe-se que a união e o respeito pelo outro aumentaram. A campanha terminará no dia 8 de julho.

E não para por aí.

Iris diz que posteriormente os alunos participarão de um novo projeto. Dessa vez serão atividades que englobam o cuidado com o meio ambiente e os animais, sempre com o objetivo de resgatar valores e incentivar o amor e cuidado com as pessoas e com o mundo que vivemos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 A importância da gratidão

Para Marcia Luz, psicóloga e criadora da campanha, “É um orgulho ver uma escola ensinar não apenas os conteúdos básicos tradicionais, como geografia, história ou matemática. A gratidão pode ser aprendida. Ela educa as pessoas para que saibam reconhecer valores como o respeito, o amor e perdão, valorizando o que há de mais simples.  As reclamações também tendem a diminuir, pois sabem agradecer por tudo que acontece de positivo diariamente, sentindo então uma felicidade profunda, e não passageira.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

barra reserva

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,769,066SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Já que a festa de casamento foi cancelada por causa da Covid, casal decide servir toda a comida para abrigo local

Com as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia do coronavírus, festas de casamento ao redor do mundo inteiro precisaram ser canceladas. Depois de...

Terapeuta conquista diploma no ensino superior vendendo coxinhas

Após anos de lutas, estudos e dificuldades, Samires Souza, jovem de 23 anos, agora é terapeuta ocupacional. A conquista do título, porém, foi cercada...

Da periferia de SP para os EUA: A trajetória do estudante de medicina que virou pesquisador em Harvard

"Como médico quero defender a saúde como direito de todos e agir em sua expansão nas áreas mais periféricas. Como pesquisador, quero produzir conhecimentos que melhorem a vida diária das pessoas”.

Comunidade 100% autossuficiente da Holanda surpreende o mundo

Ouça essa história clicando no play acima! O meio ambiente recebe muitas agressões da humanidade. Para reverter a situação, existem duas saídas: reduzir o consumo de...

Em parceria com o Razões, OMO dará visibilidade a projetos de brasileiros que fazem a diferença e transformam vidas

Olha que campanha linda, gente! Vocês sabem, amamos contar histórias de pessoas que se juntam para transformar o mundo. Esse é o Poder do...

Instagram