Programa ACESSO, da Sanofi, oferece capacitação e oportunidade de emprego para jovens de baixa renda de todo o Brasil

0
332

Uma das coisas que mais deixam a gente feliz aqui no Razões são iniciativas que capacitam jovens de baixa renda para o mercado de trabalho, principalmente neste cenário pós-pandêmico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Se antes já era difícil conseguir uma vaga de emprego, imagine agora, levando em conta que a pandemia afetou diretamente a educação, aprendizagem e o desenvolvimento socioemocional dessa camada da população. E é por isso mesmo que o Programa ACESSO tem um lugar especial no nosso coração. 💜

O programa é uma iniciativa da divisão de negócios de Consumer Healthcare na Sanofi em parceria com o Instituto Bold e está em sua segunda onda.

Programa ACESSO, da Sanofi, oferece capacitação e oportunidade de emprego para jovens de baixa renda de todo o Brasil 1
A formação conta com trezentas horas de desenvolvimento 100% online e gratuita. Foto: Reprodução

Até o final de 2022, cerca de 2.000 jovens serão contemplados com mentorias dos executivos da unidade de consumo da Sanofi em temas ligados ao mercado de trabalho como autoconhecimento, inteligência emocional e inovação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E para mostrar que o programa realmente faz o que se propõe, conversamos com dois jovens que participaram da primeira onda. Spoiler: ambos foram contratados pela Sanofi após passarem pela Jornada da consciência, Jornada do conhecimento e Jornada do impacto.

“Foi quando a mudança começou de fato”

Armando Neto é um jovem mineiro de Araxá. Ele conta que antes de ingressar no Programa ACESSO era uma pessoa que estava tentando se encontrar. 

Armando estudava engenharia de automação e trabalhava na indústria de manufatura. Em 2018, ele decidiu mudar de curso e de cidade para começar uma nova vida. O destino escolhido foi Ilhéus, na Bahia. No ano seguinte, Armando começou a faculdade de economia na Universidade Estadual de Santa Cruz. 

Mas foi no momento em que ele participou do Programa ACESSO que a mudança que tanto buscava começou pra valer. 

Programa ACESSO, da Sanofi, oferece capacitação e oportunidade de emprego para jovens de baixa renda de todo o Brasil 2
Armando. Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Eu não sabia muito bem o que eram soft skills, não entendia tanto sobre o mercado de Agilidade e o autoconhecimento é uma coisa que não me foi ensinada lá atrás, principalmente no meu primeiro curso”, disse.

“E ali as ideias começaram a florescer, fui aprendendo, seguindo a trilha, até que o Programa ACESSO apareceu na Jornada do impacto e foi quando mudou tudo. Tive a oportunidade de trabalhar diretamente com mentores da Sanofi”, completou.

Na Jornada do Impacto, Armando e outros jovens do programa foram desafiados a criar uma solução para um case real da empresa. E a proposta foi tão bem recebida pela banca avaliadora, que Armando, de 33 anos, acabou sendo contratado, para sua surpresa.  

“Eu brincava com meus colegas que a missão não era ser contratado, mas extrair o máximo de conhecimento. O grande valor do programa está aí, nessa troca com os mentores, na oportunidade de ver uma dificuldade real e em entender como é feito um projeto”, lembra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Armando foi contratado para trabalhar em uma das áreas mais importantes de Consumer Healthcare na Sanofi. Ele faz parte do time responsável por levar aos profissionais de saúde – médicos, farmacêuticos e nutricionistas – informações sobre os medicamentos para que possam fazer o melhor uso.

“Um processo de autoconhecimento que eu estava buscando”

A cearense Bruna Freire, de 19 anos, também tem uma jornada de sucesso. Nascida no interior do Ceará, ela veio para São Paulo no início do ano para trabalhar e estudar para o vestibular de Medicina. 

Bruna é técnica de enfermagem e chegou a participar de alguns processos seletivos. Sua comunicação, habilidade pouco desenvolvida pela inexperiência no mercado de trabalho, foi uma barreira para sua contratação. 

“Aí eu vi que para conseguir um emprego precisava não deixar a timidez me afetar. Fui atrás de meios para isso e conheci o Programa ACESSO. E foi muito legal essa conexão porque era um processo de autoconhecimento que eu estava buscando”, disse.

Programa ACESSO, da Sanofi, oferece capacitação e oportunidade de emprego para jovens de baixa renda de todo o Brasil 3
Bruna. Foto: Reprodução

Bruna aproveitou cada mentoria, se desenvolveu e o resultado não poderia ser diferente. Ela não apenas conquistou a sonhada vaga de emprego, como também é a mais jovem aprendiz em Consumer Healthcare na Sanofi.

“Eu fiquei muito emocionada com essa oportunidade porque não era algo que eu esperava. Também nunca imaginei que hoje eu pudesse ser inspiração para alguém. Querendo ou não, existem pessoas como eu, que acham que não vão conseguir. E o ACESSO, como o nome diz, dá essa acessibilidade para as pessoas”, conta. 

Perguntada se teria algum conselho para quem vai participar da segunda onda do programa, ela respondeu: “Valorizar cada momento, ouvir os mentores e tentar se desafiar”.

Muito se fala em impacto social, mas o que a gente gosta mesmo é de ver exemplos reais e nós vimos! 😉

Programa ACESSO, da Sanofi, oferece capacitação e oportunidade de emprego para jovens de baixa renda de todo o Brasil 4

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.