Programa em Curitiba troca lixo por comida para a população e todo mundo sai ganhando

Muitas soluções sociais em um programa só, está bom ou quer mais? Está aí um exemplo a ser seguido, promovido e compartilhado. O Programa Câmbio Verde é realizado pela prefeitura de Curitiba, Paraná, e se trata da troca de resíduos sólidos recicláveis ou óleo de cozinha por alimentos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O Câmbio Verde é uma evolução do programa Compra do Lixo que inicialmente trocava resíduos orgânicos por vale-transporte, o que mudou depois de uma supersafra de repolho em 1991, a partir daí percebeu-se que poderiam ser disponibilizados alimentos, o que além de ajudar na alimentação das pessoas, também ajuda incentivando os produtores locais. A cada 4kg de resíduos sólidos ou 2L de óleo as pessoas recebem 1kg de alimentos.
Agora, quantos pontos positivos um único programa pode ter? Ajudar o meio ambiente através de uma coleta seletiva organizada e com participação ativa da população, população recebendo alimentos saudáveis e frescos, baixo impacto ambiental de logística, incentivo aos produtores locais e ajuda a destinar excedentes que antes eram usados como adubo, tudo isso na base de troca, sem ninguém dar ou ganhar nada “de graça”. Um parabéns enorme à Curitiba e que esse modelo possa ser replicado por muitas outras cidades 😀
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.