Projeto quebra tabus sobre menstruação e gera renda para mulheres de comunidades rurais do Piauí

A menstruação ainda é um tabu em muitos lugares. A fim de combater os estigmas em torno do tema em comunidades na Zona Rural de Teresina (PI), a marca Intimus fechou uma parceria importante com a Escola de Liderança para Meninas de Teresina.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A iniciativa tem possibilitado que 25 mulheres recebam apoio educacional e profissional na compra de materiais para confeccionar pulseiras que têm 28 bolinhas representando, cada uma, um dia do ciclo menstrual.

A ideia é quebrar tabus sobre a menstruação e, ao mesmo tempo, gerar renda local. O apoio educacional e profissional na compra de materiais para confeccionar as pulseiras – símbolo do Dia da Higiene Menstrual, celebrado em 28 de maio  – são oferecidos de forma gratuita para mulheres e meninas da localidade.

menina negra abrindo carteira estampa flores
Foto: divulgação

“A gente não oferta só uma formação em saúde menstrual, mas falamos de gênero, de desigualdade, do controle sobre corpos, e partir disso falamos desde o processo fisiológico da menstruação até a pobreza menstrual”, afirma Joceline Conrado, facilitadora de projetos na Plan International Brasil, organização global que trabalha para promover os direitos da criança e a igualdade para as meninas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nos sites de Intimus e Plan, está disponível a cartilha Be-a-bá feminino, que traz informações sobre todas as fases do ciclo menstrual: menstruação, fase folicular, ovulação e fase lútea, bem como lidar com as cólicas e outras dicas sobre o tema.

Essas e outras ações da marca em 2021 estão conectadas com o movimento #EuSouUmNovoCiclo, que conta com a geração Z para influenciar e ajudar a sociedade a questionar o estigma da menstruação e a lidar de forma mais positiva e natural com seu ciclo e seus corpos.

punhos de três meninas usando pulseira com bolinhas representam ciclo menstruação
Foto: divulgação

O movimento tem acontecido em diversos países da América Latina (Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago e Uruguai).

No último ano, em parceria com a Plan International e a ONG Arca+, Intimus realizou a doação de 1,8 milhão de absorventes e protetores diários e milhares de cartilhas sobre educação menstrual para mais de 40 mil mulheres e meninas que vivem em situações de vulnerabilidade em comunidades da Bahia, Piauí, Maranhão e São Paulo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além disso, em parceria com a Cia. da Consulta, a marca distribuiu 2,5 mil vouchers de consultas ginecológicas online e gratuitas para meninas e mulheres dessas regiões.

Todas as ações, incluindo as de 2021, fazem parte da iniciativa global Ela Pode, programa de engajamento que tem como objetivo unificar esforços sociais da marca para contribuir com o questionamento do estigma da menstruação e democratizar a educação sobre higiene íntima, defendendo as escolhas das mulheres de serem o que quiserem.


Quer uma história para te inspirar a ir além de suas limitações? Dá o play!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,572,055SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Google Brasil lança programa para ajudar mulheres da periferia a mudarem suas realidades

Estivemos no lançamento do programa Womenwill, da Google Brasil, para capacitar mulheres brasileiras que moram nas periferias do país e ajudá-las a criar suas próprias...

Mesmo em grupo de risco, padre leva comida a sem-teto durante pandemia de Covid-19 em SP

O padre Júlio Lancellotti, 71 anos, há décadas é conhecido pelas ações com moradores em situação de rua de São Paulo. E não seria...

Como um homem perdeu 64 quilos em 10 meses mesmo sem conseguir andar

Quem não conhece essa história: Um jovem cheio de sonhos e ambições se alista para servir ao seu país, logo tem que defendê-lo em...

Conheça a brasileira que está há um ano sem produzir lixo

Por Jéssica Miwa Você lembra da Lauren, a americana que ficou famosa mundialmente por abandonar hábitos antigos com o intuito de produzir zero lixo por...

Atriz Isabelle Drummond reforma casa de família carente

Isabelle ajudou a reformar a casa de uma família com as próprias mãos, na maior boa vontade.

Instagram