Projeto quebra tabus sobre menstruação e gera renda para mulheres de comunidades rurais do Piauí

A menstruação ainda é um tabu em muitos lugares. A fim de combater os estigmas em torno do tema em comunidades na Zona Rural de Teresina (PI), a marca Intimus fechou uma parceria importante com a Escola de Liderança para Meninas de Teresina.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A iniciativa tem possibilitado que 25 mulheres recebam apoio educacional e profissional na compra de materiais para confeccionar pulseiras que têm 28 bolinhas representando, cada uma, um dia do ciclo menstrual.

A ideia é quebrar tabus sobre a menstruação e, ao mesmo tempo, gerar renda local. O apoio educacional e profissional na compra de materiais para confeccionar as pulseiras – símbolo do Dia da Higiene Menstrual, celebrado em 28 de maio  – são oferecidos de forma gratuita para mulheres e meninas da localidade.

menina negra abrindo carteira estampa flores
Foto: divulgação

“A gente não oferta só uma formação em saúde menstrual, mas falamos de gênero, de desigualdade, do controle sobre corpos, e partir disso falamos desde o processo fisiológico da menstruação até a pobreza menstrual”, afirma Joceline Conrado, facilitadora de projetos na Plan International Brasil, organização global que trabalha para promover os direitos da criança e a igualdade para as meninas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nos sites de Intimus e Plan, está disponível a cartilha Be-a-bá feminino, que traz informações sobre todas as fases do ciclo menstrual: menstruação, fase folicular, ovulação e fase lútea, bem como lidar com as cólicas e outras dicas sobre o tema.

Essas e outras ações da marca em 2021 estão conectadas com o movimento #EuSouUmNovoCiclo, que conta com a geração Z para influenciar e ajudar a sociedade a questionar o estigma da menstruação e a lidar de forma mais positiva e natural com seu ciclo e seus corpos.

punhos de três meninas usando pulseira com bolinhas representam ciclo menstruação
Foto: divulgação

O movimento tem acontecido em diversos países da América Latina (Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago e Uruguai).

No último ano, em parceria com a Plan International e a ONG Arca+, Intimus realizou a doação de 1,8 milhão de absorventes e protetores diários e milhares de cartilhas sobre educação menstrual para mais de 40 mil mulheres e meninas que vivem em situações de vulnerabilidade em comunidades da Bahia, Piauí, Maranhão e São Paulo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além disso, em parceria com a Cia. da Consulta, a marca distribuiu 2,5 mil vouchers de consultas ginecológicas online e gratuitas para meninas e mulheres dessas regiões.

Todas as ações, incluindo as de 2021, fazem parte da iniciativa global Ela Pode, programa de engajamento que tem como objetivo unificar esforços sociais da marca para contribuir com o questionamento do estigma da menstruação e democratizar a educação sobre higiene íntima, defendendo as escolhas das mulheres de serem o que quiserem.


Quer uma história para te inspirar a ir além de suas limitações? Dá o play!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,786,495SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

‘Criança mais feliz do mundo’ ganha três irmãos

Os pais do garoto adotaram três irmãos que moravam em um abrigo há mais de quatro anos e seriam separados.

Torcida chilena limpa arquibancadas e banheiros do estádio da Chapecoense

É apenas o primeiro jogo do La Calera na Copa Sul-Americana e o melhor cartão de visita foi a atitude da sua torcida.

Coldplay visita brinquedoteca do Incor e canta para crianças e adolescentes internados

O vocalista Chris Martin e o baterista Will Champion cantaram o hit "Vila La Musica" e clássicos da MPB.

Professor cria podcast que ensina matemática de forma simples aos deficientes visuais

Ser professor é mais do que transmitir conhecimento, é também estimular pessoas com dificuldade de aprendizagem a vencer seus próprios limites e esta história...

Menina dá show de simpatia em entrevista e cria o meme “Me sentindo adorável”

Vem rir um pouco com essa pessoinha adorável <3

Instagram