Conheça o projeto que usa a capoeira para tirar crianças da rua

Desde 1999, Ronivon Santos (Mestre Bico-Duro) realiza projetos voluntários com crianças carentes da vila anglo-brasileira, em São Paulo, através do projeto Tribo MirimTirar das ruas crianças e jovens de várias regiões do Brasil e do mundo é seu principal objetivo, além de apresentá-las a roda de capoeira.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mais de 20 crianças já passaram pelo projeto em São Paulo, mas há filiais em Morungaba, Ilhabela, São Bernardo do Campo e várias cidades no sul da Bahia, que também realizam uma intensa troca cultural e incentivam dezenas de crianças a ocupar seu tempo na capoeira, desenvolvendo disciplina, autoconhecimento e respeito.

capoeira

O projeto também está sendo implementado na África, nas cidades de Luanda e Maputo. Nesses lugares, são poucas as opções de lazer para as crianças, que sofrem diariamente com a criminalidade, o tráfico de drogas e a exploração sexual.

Com mais da metade da população de Angola e Moçambique sendo composta por crianças, fica praticamente impossível não fazer alguma ação a respeito.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O foco do programa é fortalecer os laços culturais, escolares e familiares dessas crianças, formalizando parcerias com instituições que promovem saúde e bem-estar para jovens africanos, doando instrumentos e materiais para a prática de capoeira, incentivando crianças e jovens das comunidades a fazerem parte do projeto, gravando um documentário sobre a cultura local e realizando oficinas de capoeira, samba de roda, maculelê e construção de berimbau.

Para que isso aconteça, eles precisam de recursos.

Se você concorda que as crianças de Angola e Moçambique devem ter a mesma oportunidade que damos para as crianças daqui, contribua no crowdfunding do Vakinha e faça parte dessa energia!

Crowdfunding

Facebook

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Professor luta capoeira com aluno com deficiência motora

Fotos: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,864,101SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Adolescente faz ‘berçário’ de borboletas com escorredor de macarrão para ajudá-las a sobreviver (BA)

Com seu próprio berçário de borboletas, Giovanna Pietra Pelissari, de 17 anos, moradora de Barreiras, interior da Bahia, ajuda os animais a sobreviverem no...

Afegã grafita as ruas de Cabul para mostrar que “a burca não é uma jaula”

Considerada uma das dez melhores artistas do Afeganistão, Shamsia Hassani grafita as ruas de Cabul para mostrar que “a burca não é uma jaula”. Aos 25...

Electrolux e parceiros querem ensinar 30 mil crianças sobre alimentação sustentável em 2019

Desenvolvido pela ONU, um programa de educação disponibiliza kits e realiza oficinas sobre consumo sustentável pelo mundo.

Como o autoconhecimento pode te levar a fazer escolhas melhores

Quando tomamos consciência de quem somos e o que queremos, até as nossas escolhas se tornam mais enriquecedoras.

Homem com uma perna só mergulha no mar para salvar motorista preso no carro [VÍDEO]

O norte-americano Anthony Capuano tem uma perna só, mas não pensou duas vezes em mergulhar na Baía de Newark, Nova Jersey, para salvar um...

Instagram