O pedido de uma tela de pintura como presente de Natal feito por uma criança fez com que a atriz e educadora paulista, Karina Duarte, abraçasse as crianças do Jardim Gramacho (RJ) e suas famílias através da arte!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Desde 2015, o projeto A Arte Salva utiliza as artes plásticas para transformar a vida de pessoas que vivem em uma região onde já funcionou o maior lixão da América Latina.
“Infelizmente, tivemos que parar o ano passado por falta de verbas e voltei a morar em São Paulo com os meus pais. Agora voltaremos com o apoio de todos!”, explicou Karina.
Para retomar suas atividades, o projeto sonha com a instalação de uma sede na comunidade, para ampliar as aulas e o atendimento às crianças. Vamos ajudá-los com uma vaquinha na VOAA. Clique aqui e contribua.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Queremos comprar uma casa e transformá-la em nossa Casa Escola, ela custa 35 mil reais e precisa de uma reforma. Também queremos ter o mínimo para voltar o projeto e as aulas de artes”, explicou Karina.
Conheça mais sobre o projeto A Arte Salva
A Arte Salva nasceu da realização do sonho do pequeno Brayan, morador do Jardim Gramacho, em ganhar uma tela de pintura.
“Em 2014, sua família foi contemplada com uma casa do Teto, organização internacional que atua na construção de casas em comunidades carentes. Ao ver as tintas, Bryan pediu para pintar corações e ficou muito animado quando o chamei de artista”, lembra Karina.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ao se despedir dele, Karina comentou que voltaria no Natal e perguntou o que ele gostaria de ganhar do Papai Noel. Encantado, pediu que lhe trouxesse tintas e telas para continuar sua arte.
“Hoje temos um acervo com mais de 300 obras dos nossos artistas mirins e daí a ideia de ser sustentável financeiramente com essas artes.”
O projeto social é voltado para atividades artísticas e culturais com crianças e jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica, visando a promoção humana e educacional.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
São aulões de arte, além de aulas com profissionais do esporte, dança, pedagogia e artes plásticas, excursões em cinemas, museus e parques ecológicos.
“Teremos também rap, poesia, cinema e teatro.”
Como vivem as famílias de Jardim Gramacho
No bairro Jardim Gramacho (RJ), funcionou, entre 19976 e 2012, o maior lixão da América Latina. Foi em cima dele que várias famílias construíram suas vidas! São pessoas que sobreviviam da coleta de recicláveis do lixão. Com o aterro desativado, os catadores ficaram desempregados.
“Tal situação é agravada ao se levar em conta que o Jardim Gramacho é um local de difícil acesso, apresenta condições precárias de higiene, pobreza extrema e desigualdade social.”
O Jardim Gramacho ficou mundialmente conhecido através do documentário “Lixo Extraordinário”. do artista Vik Muniz, que concorreu ao Oscar.
“Eu fui convida pelo próprio Vik a dar aulas de alfabetização Teatral na sua ONG Escola Vidigal, podendo assim criar um método e replicar com as crianças da Arte Salva. Durante um 1 ano participei do laboratório escola, podendo desenvolver com total liberdade e apoio do artista Vik minhas próprias técnicas.”
A Casa Escola do projeto
No valor de 35 mil reais, Karina encontrou um lugar que poderá fazer da A Arte Salva uma escola.
“Como sonho gostaria de construir mais 3 ou 4 cômodos na nossa casa escola e trazer água com bomba, já que lá não tem saneamento básico”, explicou.
Para esse recomeço, a vaquinha na VOAA também investirá em móveis e produtos para a escola. Clique aqui e contribua.
Conheçam o espaço:
Vamos colorir a vida dos moradores de Jd. Gramacho? Clique aqui e contribua.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.