Conheça o projeto que luta para combater o HIV entre jovens da periferia de SP

O coletivo Organização Social Identidade Periférica (OSIP) nasceu em novembro de 2020 com o objetivo de facilitar o acesso dos jovens à profilaxia pré-exposição (PrEP), um tipo de medicação que ajuda a prevenir o HIV. Com o foco nas regiões periféricas e com menos acesso a este tipo de tratamento, o projeto atua no bairro Cidade Tiradentes, Zona Leste da cidade de São Paulo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Apelidado de PrERP15-19, o público-alvo do projeto são adolescentes de 15 a 19 anos, que se identificam como homens gays, mulheres trans e travestis e que residem na região. Vale lembrar que, de acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, os casos de HIV triplicaram entre os jovens de 15 a 19 anos no Brasil, entre 2006 e 2015.

Mores, se vc tem dúvidas de como chegar na OSIP (@identidadeperiferica), se liga nesse post que fizemos para vcs, é um…

Publicado por Amanda Selfie em Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os números assustam, mas para que a situação seja revertida é preciso levar conhecimento e tratamentos adequados às populações periféricas que sofrem com a falta de assistência. Por isso, além de colaborar para a redução da incidência do HIV, o projeto também tem como intuito ressignificar os tabus a respeito do tratamento com a PrEP e do autoteste.

Realizado por meio de uma parceria da USP com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a escolha do lugar de atuação se deu depois que a iniciativa entendeu que, enquanto o público LGBT da região central conhece o tratamento da profilaxia, as regiões periféricas possuem acesso limitado e enfrentam o estigma. No entanto, ironicamente, muitos dos atendidos na região central vinham da Zona Leste.

prep cidade tiradentes
Foto: divulgação

Apesar deste tratamento ser gratuito e oferecido pelo SUS, são os brancos e com poder aquisitivo mais elevado que conseguem acessá-lo. Isso sem contar que muitos se sentem constrangidos em pedir ajuda presencialmente, o que incentivou a criação da “robô” Amanda Selfie.

Selfie é uma robô travesti que funciona nas redes sociais, como o Instagram e Facebook, e responde automaticamente a dúvidas sobre profilaxia e infecções sexualmente transmissíveis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Até agora, o projeto já vem acompanhando 125 participantes, sendo que 8 iniciaram a prevenção com o uso da Prep. A meta é que o projeto se estenda ao Itaim Paulista, também na Zona Leste. No entanto, São Paulo não é a única capital que tem recebido apoio do projeto. Com 871 participantes no total, o coletivo também está atuando em Salvador e Belo Horizonte.

combater hiv periferia 1
Foto: divulgação

O projeto é parcialmente financiado pelo Ministério da Saúde e pela organização internacional Innovation in Global Health (Unitaid), mas todos os profissionais de saúde, pesquisadores, educadores e jovens da localidade envolvidos atuam de forma voluntária.

O coletivo funciona no próprio prédio da OSIP, das 16h às 21h, de segunda a sexta-feira e aos sábados, das 15h às 18h, na Rua Sara Kubtschek, 165 – próximo do Terminal de Ônibus Cidade Tiradentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

combater hiv periferia 2
Foto: divulgação

Fonte: Observatório do Terceiro Setor

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,758,975SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Dr. Drauzio Varella dá lição importante sobre a homossexualidade e homofobia

Em época de eleição a criminalização da homofobia é um assunto muito tocado nos debates políticos e nas mídias sociais, principalmente após a presidenciável...

Borracheiro usa parede de oficina para estudar enquanto trabalha e sonha concluir a faculdade

O borracheiro e estudante de Educação Física, Vladimir Brito, 34 anos, não viu outra alternativa para conciliar o trabalho e a faculdade: para estudar...

Para incentivar a reciclagem, Heineken troca embalagens usadas de cerveja por 30% de desconto

A HEINEKEN Brasil desenvolveu uma ação de reciclagem para os consumidores de cerveja do Pão de Açúcar de São Paulo. A ação, chamada Green...

Após história viralizar, cobrador poliglota vira Assessor de Relações Internacionais do Rio

A história de Edmilson Antonio da Silva é sobre nunca deixar de acreditar no seu sonho e de se preparar pra quando a oportunidade aparecer.

Salva-vidas: Labradora já resgatou 52 vítimas do terremoto no México

Um terremoto no México de magnitude 7,1 atingiu o centro do país na última terça-feira, dia 19, matando mais de 230 pessoas e ferindo...

Instagram