Conheça o projeto que luta para combater o HIV entre jovens da periferia de SP

O coletivo Organização Social Identidade Periférica (OSIP) nasceu em novembro de 2020 com o objetivo de facilitar o acesso dos jovens à profilaxia pré-exposição (PrEP), um tipo de medicação que ajuda a prevenir o HIV. Com o foco nas regiões periféricas e com menos acesso a este tipo de tratamento, o projeto atua no bairro Cidade Tiradentes, Zona Leste da cidade de São Paulo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Apelidado de PrERP15-19, o público-alvo do projeto são adolescentes de 15 a 19 anos, que se identificam como homens gays, mulheres trans e travestis e que residem na região. Vale lembrar que, de acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, os casos de HIV triplicaram entre os jovens de 15 a 19 anos no Brasil, entre 2006 e 2015.

Mores, se vc tem dúvidas de como chegar na OSIP (@identidadeperiferica), se liga nesse post que fizemos para vcs, é um…

Publicado por Amanda Selfie em Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os números assustam, mas para que a situação seja revertida é preciso levar conhecimento e tratamentos adequados às populações periféricas que sofrem com a falta de assistência. Por isso, além de colaborar para a redução da incidência do HIV, o projeto também tem como intuito ressignificar os tabus a respeito do tratamento com a PrEP e do autoteste.

Realizado por meio de uma parceria da USP com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a escolha do lugar de atuação se deu depois que a iniciativa entendeu que, enquanto o público LGBT da região central conhece o tratamento da profilaxia, as regiões periféricas possuem acesso limitado e enfrentam o estigma. No entanto, ironicamente, muitos dos atendidos na região central vinham da Zona Leste.

prep cidade tiradentes
Foto: divulgação

Apesar deste tratamento ser gratuito e oferecido pelo SUS, são os brancos e com poder aquisitivo mais elevado que conseguem acessá-lo. Isso sem contar que muitos se sentem constrangidos em pedir ajuda presencialmente, o que incentivou a criação da “robô” Amanda Selfie.

Selfie é uma robô travesti que funciona nas redes sociais, como o Instagram e Facebook, e responde automaticamente a dúvidas sobre profilaxia e infecções sexualmente transmissíveis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Até agora, o projeto já vem acompanhando 125 participantes, sendo que 8 iniciaram a prevenção com o uso da Prep. A meta é que o projeto se estenda ao Itaim Paulista, também na Zona Leste. No entanto, São Paulo não é a única capital que tem recebido apoio do projeto. Com 871 participantes no total, o coletivo também está atuando em Salvador e Belo Horizonte.

combater hiv periferia 1
Foto: divulgação

O projeto é parcialmente financiado pelo Ministério da Saúde e pela organização internacional Innovation in Global Health (Unitaid), mas todos os profissionais de saúde, pesquisadores, educadores e jovens da localidade envolvidos atuam de forma voluntária.

O coletivo funciona no próprio prédio da OSIP, das 16h às 21h, de segunda a sexta-feira e aos sábados, das 15h às 18h, na Rua Sara Kubtschek, 165 – próximo do Terminal de Ônibus Cidade Tiradentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

combater hiv periferia 2
Foto: divulgação

Fonte: Observatório do Terceiro Setor

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Conheça o projeto que luta para combater o HIV entre jovens da periferia de SP 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,081,440SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Uma empresa secadora se dispõe a lavar roupas de desempregados

“Se você está desempregado e precisa de uma roupa limpa para uma entrevista, a gente lava DE GRAÇA” Plaza Cleaners em Portland, OR, ajudou mais...

Faustão prefere não falar, mas ele já deu 200 casas para funcionários

O apresentador Fausto Silva, o "Faustão", pode não ser a melhor pessoa do mundo, pode falar demais, ter posicionamentos políticos dos quais você discorda,...

ONU usa energia solar para levar água potável a refugiados rohingya

Em acampamentos de refugiados rohingya em Cox’s Bazar, Bangladesh, os primeiros cinco sistemas de água potável movidos a energia solar estão agora operando com...

Mãe começa negócio para pagar escola da filha e hoje fatura R$ 40 milhões por ano

Esta história foi originalmente postada no “American Express OPEN forum” e no Mashable, é realmente uma história inspiradora, que vale a pena ser lida...

Vídeo mostra que nem os “durões” resistem a filhotes de gatos

É difícil de acreditar, mas nem todo mundo é fã de gatos, porém, nem os mais "durões" conseguem resistir a filhotinhos. O site de...

Instagram

Conheça o projeto que luta para combater o HIV entre jovens da periferia de SP 2