Projeto de compostagem em comunidade carente de Floripa é reconhecido internacionalmente

Tecnologia social de compostagem que surgiu a partir de um problema de infestação de ratos numa comunidade carente, a Revolução dos Baldinhos tornou-se modelo de sustentabilidade reconhecido internacionalmente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto promove o desenvolvimento da agricultura urbana, e teve início para solucionar o problema de acúmulo de resíduos orgânicos no morro Chico Mendes em Florianópolis, em 2009.

Leia também: 

Desde então, a iniciativa ultrapassou barreiras e foi implementada em outros morros da capital catarinense e até em outros estados, como São Paulo, além de ser adotada em imóveis do programa Minha Casa Minha Vida.

No início de 2019, a organização World Future Council (WFC) premiou a Revolução dos Baldinhos como prática agroecológica de excelência. A tecnologia também foi reconhecida em 2018 pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por que o nome Revolução dos “Baldinhos”?

O início do programa surgiu da união de comunidade e dos técnicos da CEPAGRO  (Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo) para solucionar a infestação dos roedores no local. Para evitar o descarte inadequado dos resíduos orgânicos que atrai os ratos, cada família ganhou um “baldinho” para colocar as sobras de comida.

projeto compostagem

Tais resíduos, após recolhidos e transformados em adubo, tornaram-se fonte de renda para os moradores.

O ex-técnico da CEPAGRO e atual vereador em Florianópolis Marcos José Abreu, presente desde o início da iniciativa, destaca a importância do projeto: “Hoje a Revolução dos Baldinhos comercializa parte do composto sólido resultante da compostagem, faz produtos e plantas medicinais, além de oferecer cursos e oficinas, o que também é uma forma de renda para a comunidade”.

Modelo de educação e sensibilização da população sobre a importância da compostagem, impulsionando a agricultura urbana e sustentabilidade, o projeto está em busca de parcerias para aumentar seu raio de atuação. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

[Nota da Redação]

Esse conteúdo faz parte de um canal especial co-criado em parceria com a Electrolux para falarmos sobre gastronomia sustentável, acesse todas as matérias aqui.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: ONU-BR
Fotos: Reprodução/Facebook e Ministério do Meio Ambiente

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,495,414SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Este lindo cachorro nasceu sem olhos, mas hoje leva conforto a doentes sendo cão de terapia

Cães, OBRIGADO por existirem! Eu poderia encerrar a matéria só com essa frase, ok ok, eu sei que eu não poderia e de fato...

Menina com lábio leporino vê-se ao espelho pela primeira vez depois da operação

Esta menina chama-se Thalita e sofria de uma má formação no lábio chamada de "lábio leporino", que é uma abertura na região do lábio...

Câmera registra momento fofo que bebê desce da cama para dormir com seu cachorro!

O pequeno Finn, 2 anos, nem anda direito, mas ele já aprendeu uma coisa: descer da cama todas as noites para dormir com seu...

A reação adorável de um gato ao rever seu amigo cão que ficou fora por 10 dias

Quem diz que cão e gato não podem se dar bem, está bastante enganado (ainda bem!), assim como espécies que geralmente associamos a inimizades,...

Encontro entre menininha e cavalo é o vídeo mais fofo do dia

Duas das coisas mais adoráveis do mundo são animais e crianças. Dois seres que são puro amor, não foram corrompidos pelo mundo e que sempre...

Instagram