Um projeto piloto entre o Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, e a Estante Mágica transformou sete crianças com câncer, de 8 a 11 anos, em autores de livros. As obras serão lançadas no próximo dia 16 de dezembro, às 9h, no Clube Olympico, e autografadas pelos pequenos, com a presença de seus familiares e organizadores do projeto.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A metodologia da Estante Mágica, presente em mais de três mil escolas localizadas em 630 cidades de 26 estados brasileiros, é aplicada sem custos por escolas de todo o país a crianças de 3 a 10 anos. A aplicação do projeto a crianças de um hospital – instituição de referência em Oncologia e Pediatria – é inédita.
Ao longo de quatro meses, durante os dias de tratamento no hospital, os pequenos foram incentivados por educadoras voluntárias, todas capacitadas com a metodologia da Estante Mágica, a criar personagens, construir suas histórias e ilustrar seus livros.
“Antes de começar a escrever o livro, Mirella estava sem entusiasmo. A Mirella era uma criança bem fechada e ficou mais extrovertida. O projeto melhorou seu psicológico, sua autoestima. Ela se aproximou, mobilizou toda a família, pediu ajuda ao tio, meu irmão, pedia opiniões (como fazer, quais cores usar, etc.), estava mais animada em relação ao tratamento, que, em geral, deixa a criança pra baixo, desanimada. O livro a motivou muito. Foi uma mudança benéfica, impactou positivamente no dia a dia dela, melhorou a autoestima. Mirella voltou em outubro para a escola e logo contou a colegas e professores”, disse Pâmela Vitor Alfenas, mãe da Mirella Louise Vitor Alfenas (8 anos), autora do livro “A Fadinha Arco Iris”.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Na parceria inédita com o hospital Baleia, as crianças foram estimuladas a criar suas próprias histórias, e parte da criação ficou por conta da escrita, sob orientação de organizadores mágicos. Além de proporcionar uma divertida experiência aos pequenos, queremos despertar nas crianças habilidades para o mundo moderno – os chamados 5Cs (comunicação, criatividade, colaboração, curiosidade e criticidade (pensamento crítico)) – transformando-as em protagonistas do próprio aprendizado”, explica o cofundador da Estante Mágica Robson Melo.
Para a coordenadora da Rede de Amigos do Hospital da Baleia, Cláudia Pereira, o sucesso do projeto piloto é motivo de celebração: “Por causa do difícil tratamento oncológico, nossos pequenos pacientes se ausentam da escola e passam a viver em um ambiente hospitalar. A fantasia vai ficando cada vez mais distante. Este projeto inovador fez com que estas crianças se expressassem com leveza e alegria, e percebessem que, mesmo longe da escola, são capazes de criar e superar a tristeza”, destaca a coordenadora.
Sobre a Estante Mágica
Criada em 2012 como plataforma educacional para escolas, transforma alunos em autores do próprio livro. Com parcerias com escolas públicas e particulares em todo o Brasil, já deu oportunidade para mais de 240 mil crianças e jovens escreverem os próprios livros. A startup faz com que as crianças desenvolvam a habilidade de escrever, em um processo de aprendizagem estimulante e de alto impacto social.
Sobre o Hospital da Baleia
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Instituição filantrópica com 74 anos, pautada no atendimento humanizado e na excelência dos serviços de saúde. Anualmente, são mais de 500 mil procedimentos, 85% deles via Sistema Único de Saúde (SUS). Atende pacientes de mais de 80% dos municípios mineiros. É referência estadual em Oncologia Adulta e Pediátrica, Ortopedia, Pediatria, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Geral, Nefrologia e Urologia.
Serviço:
Sessão de autógrafos dos pacientes do Hospital da Baleia
Local: Clube Olympico
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Endereço: Rua Professor Estêvão Pinto, 783, Serra, Belo Horizonte, MG
Data: 16 de dezembro, domingo
Horário: 9h
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Informações: www.estantemagica.com.br
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
crédito da foto: Reprodução
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.