Projeto inédito transforma crianças com câncer em autores de livros

Um projeto piloto entre o Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, e a Estante Mágica transformou sete crianças com câncer, de 8 a 11 anos, em autores de livros. As obras serão lançadas no próximo dia 16 de dezembro, às 9h, no Clube Olympico, e autografadas pelos pequenos, com a presença de seus familiares e organizadores do projeto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A metodologia da Estante Mágica, presente em mais de três mil escolas localizadas em 630 cidades de 26 estados brasileiros, é aplicada sem custos por escolas de todo o país a crianças de 3 a 10 anos. A aplicação do projeto a crianças de um hospital – instituição de referência em Oncologia e Pediatria – é inédita.

Ao longo de quatro meses, durante os dias de tratamento no hospital, os pequenos foram incentivados por educadoras voluntárias, todas capacitadas com a metodologia da Estante Mágica, a criar personagens, construir suas histórias e ilustrar seus livros.

“Antes de começar a escrever o livro, Mirella estava sem entusiasmo. A Mirella era uma criança bem fechada e ficou mais extrovertida. O projeto melhorou seu psicológico, sua autoestima. Ela se aproximou, mobilizou toda a família, pediu ajuda ao tio, meu irmão, pedia opiniões (como fazer, quais cores usar, etc.), estava mais animada em relação ao tratamento, que, em geral, deixa a criança pra baixo, desanimada. O livro a motivou muito. Foi uma mudança benéfica, impactou positivamente no dia a dia dela, melhorou a autoestima. Mirella voltou em outubro para a escola e logo contou a colegas e professores”, disse Pâmela Vitor Alfenas, mãe da Mirella Louise Vitor Alfenas (8 anos), autora do livro “A Fadinha Arco Iris”.

projeto transforma crianças câncer autores livros
A menina Mirella Louise Vitor Alfenas é autora do livro “A Fadinha Arco Iris”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Na parceria inédita com o hospital Baleia, as crianças foram estimuladas a criar suas próprias histórias, e parte da criação ficou por conta da escrita, sob orientação de organizadores mágicos. Além de proporcionar uma divertida experiência aos pequenos, queremos despertar nas crianças habilidades para o mundo moderno – os chamados 5Cs (comunicação, criatividade, colaboração, curiosidade e criticidade (pensamento crítico)) – transformando-as em protagonistas do próprio aprendizado”, explica o cofundador da Estante Mágica Robson Melo.

Para a coordenadora da Rede de Amigos do Hospital da Baleia, Cláudia Pereira, o sucesso do projeto piloto é motivo de celebração: “Por causa do difícil tratamento oncológico, nossos pequenos pacientes se ausentam da escola e passam a viver em um ambiente hospitalar. A fantasia vai ficando cada vez mais distante. Este projeto inovador fez com que estas crianças se expressassem com leveza e alegria, e percebessem que, mesmo longe da escola, são capazes de criar e superar a tristeza”, destaca a coordenadora.

Sobre a Estante Mágica

Criada em 2012 como plataforma educacional para escolas, transforma alunos em autores do próprio livro. Com parcerias com escolas públicas e particulares em todo o Brasil, já deu oportunidade para mais de 240 mil crianças e jovens escreverem os próprios livros. A startup faz com que as crianças desenvolvam a habilidade de escrever, em um processo de aprendizagem estimulante e de alto impacto social.

Sobre o Hospital da Baleia        

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Instituição filantrópica com 74 anos, pautada no atendimento humanizado e na excelência dos serviços de saúde. Anualmente, são mais de 500 mil procedimentos, 85% deles via Sistema Único de Saúde (SUS). Atende pacientes de mais de 80% dos municípios mineiros. É referência estadual em Oncologia Adulta e Pediátrica, Ortopedia, Pediatria, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Geral, Nefrologia e Urologia.

Serviço:

Sessão de autógrafos dos pacientes do Hospital da Baleia

Local: Clube Olympico

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Endereço: Rua Professor Estêvão Pinto, 783, Serra, Belo Horizonte, MG

Data: 16 de dezembro, domingo

Horário: 9h

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

Informações: www.estantemagica.com.br

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

crédito da foto: Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,491,052SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Idoso cria canal no YouTube para contar ‘causos’ da II Guerra e do seringal em RO

O jornalista Euro Tourinho, 96 anos, criou um canal no Youtube para contar “causos” da família e até um encontro com o ex-presidente JK.

Austrália reduz em 80% o consumo de sacolas plásticas descartáveis em apenas três meses

Por The Greenest Post As sacolas plásticas, apesar de parecerem inofensivas e serem adoradas pelos brasileiros já que é possível reaproveitá-las como lixo, é uma...

Com vaquinha, mecânico que anunciou suas ferramentas comprará casa para a família

Warley é mecânico e decidiu vender suas ferramentas de trabalho para colocar comida em casa.

Criança de 11 anos faz e vende pavês para ajudar vítimas da Covid-19

Com o dinheiro que consegue com a venda de sua sobremesa favorita, o menino Enzo Bard monta cestas básicas para doar a famílias da...

Voluntárias fazem ‘naninhas’ para amenizar o tratamento de crianças com câncer

As ‘naninhas’ ou travesseirinhos dão conforto e força para crianças que fazem tratamento contra o câncer e outras doenças crônicas.

Instagram